CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 29 de janeiro de 2023

VIDANEWS - Ex-paraquedista Petr Pavel é eleito presidente da República Tcheca.

 

General aposentado derrotou o ex-primeiro-ministro Andrej Babis com 57,4% dos votos, em cargo essencialmente cerimonial no país.

O general aposentado Petr Pavel será o novo presidente da República Tcheca depois de vencer neste sábado (28), no segundo turno, o ex-primeiro-ministro bilionário Andrej Babis.Pavel, um ex-paraquedista, recebeu 57,4% dos votos, confirmando os resultados das pesquisas, e Babis 42,6%, após a apuração de 93% das urnas, anunciou a Agência de Estatísticas da República Tcheca.A taxa de participação foi muito elevada, com o comparecimento de 70% dos eleitores, em um país de regime parlamentar e no qual o chefe de Estado tem um papel essencialmente cerimonial.Pavel, de 61 anos, triunfou após uma campanha muito agressiva, marcada por controvérsias e inclusive ameaças de morte. A conjuntura econômica e política é particularmente delicada neste país de 10,5 milhões de habitantes, que integra a União Europeia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).Além da inflação em níveis recordes, o país enfrenta um elevado déficit público, vinculado com a guerra na Ucrânia.Pavel sucederá Milos Zeman, um político polêmico, que é conhecido pela franqueza e que tinha vínculos estreitos com a Rússia, antes de mudar de posição após a invasão da Ucrânia. Ao votar na sexta-feira (27), o recém-eleito afirmou que desejava um presidente "digno" para o país.Babis tentou durante a campanha conquistar os eleitores preocupados com o impacto da invasão russa da Ucrânia, insinuando que o rival, como militar, poderia arrastar o país para a guerra.Também afirmou que não enviaria tropas tchecas para ajudar a Polônia ou os países bálticos no âmbito da defesa coletiva da Otan, o que gerou questionamentos no exterior. Rapidamente se viu obrigado a apresentar uma retratação.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

Nenhum comentário:

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...