A Prefeitura Municipal de Águas Lindas por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã da ultima sexta-feira (23) na unidade Estratégia Saúde da Família pinheiro I uma palestra ministrada pela equipe da Ouvidoria do SUS do município.
Numa ação integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social e Cidadania os participantes receberam orientações sobre seus direitos, no tocante aos serviços de saúde oferecidos pelo município, estado e governo federal.
Na opinião do prefeito Hildo “é fundamental que o indivíduo tenha um
ou registrar sua sugestão, elogio, reclamação, solicitação e
denúncia, com resposta ágil e resolutiva à sua manifestação, visando à
melhoria do atendimento prestado”, declarou Hildo.
O secretario de saúde Eduardo Rangel destacou a importância de ações como esta, “Por determinação do prefeito Hildo do Candango estamos envidando esforços para melhorar o atendimento básico a saúde do município, e é muito importante o trabalho realizado pela ouvidoria que não se limita a ficar apenas no seu gabinete, ela participa efetivamente das ações públicas desenvolvidas por esta secretaria”, frisa o secretário.
Segundo a ouvidora Solange Eterna, as palestras serão realizadas em todas as unidades de saúde para conscientizar o cidadão. Nas palestras os participantes receberam explicações sobre o recebimento de demandas, análises, encaminhamento, acompanhamento, resposta ao cidadão e fechamento com as possíveis soluções para os casos. “Instalada a menos de dois anos, a Ouvidoria de SUS conseguiu resultados surpreendentes graças a integração dos diferentes orgãos, dentre os mais de 5 mil municípios do Brasil, ficamos na 21ª colocação e a nossa meta e melhorar esta posição”. disse Solange.
Implantada em Águas Lindas de Goiás, no início desta Gestão por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria do SUS funciona no prédio da própria secretaria, onde tem se constituído um espaço de comunicação e interação entre o cidadão e os serviços públicos de saúde. O telefone é 3902-1097.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM
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