CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 25 de junho de 2026

GM amplia aporte em R$ 3,5 bilhões no Brasil e critica benefício de cotas que favorece BYD.

A ampliação, que representa um aumento de 50% em relação ao compromisso original de R$ 7 bilhões assumido pela montadora há dois anos, ocorre apenas um dia após o governo decidir renovar cotas de importação para kits de peças CKD (totalmente desmontados) e SKD (semidesmontados).

 A General Motors anunciou nesta quarta-feira (24) um investimento adicional de R$ 3,5 bilhões em suas operações no Brasil, elevando para R$ 10,5 bilhões o plano previsto para o período de 2024 a 2028. O anúncio foi levado pessoalmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pelo vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua.A ampliação, que representa um aumento de 50% em relação ao compromisso original de R$ 7 bilhões assumido pela montadora há dois anos, ocorre apenas um dia após o governo decidir renovar cotas de importação para kits de peças CKD (totalmente desmontados) e SKD (semidesmontados). A medida é defendida pela chinesa BYD e duramente criticada pelas montadoras tradicionais instaladas no país, como a GM. À Folha de S.Paulo Fabio Rua criticou a decisão do governo e afirmou que a GM está integralmente alinhada à posição da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) que defendia o fim das cotas. "Nós respeitamos a decisão do governo, mas temos uma posição 100% alinhada com a posição da Anfavea", declarou. "Não entendemos que a indústria brasileira vai se fortalecer com medidas unilaterais, que têm como objetivo favorecer um competidor. Foi desconfortável, eu não posso negar". Segundo o executivo, o risco é que o país incentive operações de montagem com baixo conteúdo local, em vez de fabricantes que mantêm cadeias produtivas completas no Brasil. "A gente precisa evitar que novas rodadas de pedidos unilaterais de acesso a cotas prosperem para quem não fabrica com a profundidade que a gente fabrica". O governo federal decidiu renovar por mais seis meses as cotas que permitem a importação de kits de peças para veículos eletrificados sem pagamento de Imposto de Importação. A decisão tomada na terça-feira (23) pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, órgão ligado ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), prevê imposto de importação zerado para importações totais de até US$ 463 milhões.A alíquota zero valerá a partir de 1º de Julho de 2026, pelo prazo de seis meses. A Anfavea avalia recorrer à Justiça para questionar a medida, a depender de como a portaria que detalha a cota vier. Durante a reunião com Alckmin, a GM apresentou uma proposta formal para substituir as disputas recorrentes sobre cotas de importação. A ideia, segundo Rua, seria criar um sistema semelhante ao adotado no México, onde o direito de importar veículos ou componentes com benefícios tarifários está vinculado ao volume efetivamente produzido no país. "O governo deveria adotar uma política de incentivo à produção local, por meio da qual, quanto maior a produção, maior a porcentagem de potenciais importações que podem ser trazidas para o país", afirmou Rua. Segundo ele, a proposta foi entregue por escrito ao vice-presidente. "Eu senti uma receptividade muito grande. Ele disse, inclusive, que é uma proposta inteligente". Fabio Rua disse que o novo aporte vai ser usado para acelerar a modernização das fábricas e ampliar a eletrificação de veículos. A empresa já vinha executando parte desse plano desde 2024. Segundo Rua, cerca de metade do valor total já foi aplicada em novos modelos de carros e na modernização industrial. Entre os projetos, ele cita o desenvolvimento de novos veículos produzidos em Gravataí (RS), a renovação de modelos já existentes e a robotização das linhas de produção. O foco principal dos recursos serão as operações paulistas da companhia. A GM tem plantas industriais em São Caetano do Sul e São José dos Campos. A companhia não detalhou quais novos modelos serão lançados, nem quantos empregos serão gerados, mas afirmou que novos produtos já estão em desenvolvimento e devem ser anunciados nos próximos meses.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Neymar chora após voltar a jogar pela Seleção: 'Foram longos dias'

Em entrevista após o confronto, Neymar destacou a felicidade de poder representar novamente o Brasil. Segundo ele, o período afastado foi difícil, mas a dedicação durante a recuperação foi fundamental para que pudesse voltar em boas condições físicas.

A noite da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, marcou um momento especial para Neymar. O camisa 10 voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira após um longo período de ausência e não conseguiu conter a emoção ao fim da partida. Depois de 981 dias longe da equipe nacional, o atacante celebrou o retorno e explicou o motivo das lágrimas após o apito final.Em entrevista após o confronto, Neymar destacou a felicidade de poder representar novamente o Brasil. Segundo ele, o período afastado foi difícil, mas a dedicação durante a recuperação foi fundamental para que pudesse voltar em boas condições físicas. "Muito feliz de, após 3 anos, vestir a camisa da seleção mais uma vez. Estou bem fisicamente, graças a Deus. Foi ruim ficar esses dias parados, mas não fiquei totalmente parado. Estou há 25 dias treinando bastante para chegar nos jogos e estar bem. Então estou muito contente, muito feliz. Foi uma mistura de emoções quando entrei. Foram longos dias longe dessa camisa, longe da seleção, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui estar de volta.", disse Neymar após a partida. A emoção, segundo Neymar, foi resultado de tudo o que viveu desde a grave lesão sofrida em Outubro de 2023. Sua última partida pela Seleção havia acontecido em 17 de Outubro daquele ano, diante do Uruguai, quando sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo. Desde então, ele não havia sido convocado para defender o Brasil. Chamado para disputar a Copa do Mundo, o atacante ainda precisou superar uma ruptura parcial de fibras musculares e, por isso, não participou das duas primeiras partidas da equipe na competição. Sua estreia aconteceu apenas na terceira rodada da fase de grupos. Questionado sobre possíveis limitações físicas, Neymar respondeu de forma descontraída. Entre risos, afirmou que teria condições de jogar até "200 minutos". O camisa 10 também destacou a importância do apoio da família durante todo o processo de recuperação, lembrando que seus familiares acompanharam de perto cada dificuldade enfrentada até sua volta aos gramados. Além disso, agradeceu o carinho dos torcedores e fez elogios a Vini Jr., destacando o excelente momento vivido pelo companheiro. Para Neymar, o atacante tem sido decisivo e atualmente é uma das principais referências da equipe. Agora classificado para a fase eliminatória, o Brasil aguarda a definição de seu próximo adversário. A equipe enfrentará, na segunda-feira (29), um rival que sairá entre Holanda, Japão ou Suécia, seleções que ainda disputam as posições do Grupo F.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Crédito consignado do INSS encolhe 40% com biometria e endividamento dos idosos.

Os desembolsos de consignado, que desconta as parcelas diretamente das aposentadorias, somaram R$ 22,6 bilhões nos primeiros quatro meses de 2026, contra R$ 33,7 bilhões no mesmo período de 2025 e R$ 37,7 bilhões em 2024, segundo o BC (Banco Central).

A concessão pelos bancos de novos empréstimos consignados a beneficiários do INSS encolheu 40% nos últimos dois anos, em meio à deterioração da situação financeira dos idosos e ao endurecimento das regras de contratação, que tornou um quarto dos aposentados inelegíveis a esse tipo de crédito.Os desembolsos de consignado, que desconta as parcelas diretamente das aposentadorias, somaram R$ 22,6 bilhões nos primeiros quatro meses de 2026, contra R$ 33,7 bilhões no mesmo período de 2025 e R$ 37,7 bilhões em 2024, segundo o BC (Banco Central). Para especialistas, o movimento é saudável porque indica uma acomodação do mercado após anos de fraudes e assédio dos bancos a aposentados. Já para as instituições financeiras, a queda é resultado de restrições excessivas, que vedam o acesso dos idosos a um dos créditos mais baratos do mercado. A taxa de juros do consignado do INSS estava em 23,9% ao ano em abril, menos da metade da média de 63% anuais pagos por pessoas físicas em diversas modalidades de crédito, segundo os últimos dados do BC. O recuo do consignado acontece após anos de forte crescimento do estoque de empréstimos, que mais do que dobrou entre 2020 e 2024. Em abril, último dado disponível, o saldo estava em R$ 281,7 bilhões. Cerca de 38% dos beneficiários do INSS possuem ao menos um consignado contratado, segundo o Ministério da Previdência. Ao longo do tempo, e tendo como pano de fundo também a alta dos juros, muitos idosos foram se endividando: em dezembro do ano passado, quase metade das pessoas acima de 60 anos estava negativada, contra pouco mais de 35% no final de 2021, de acordo com números da Serasa. Um estudo do birô de crédito feito em fevereiro deste ano também aponta para um esgotamento da capacidade dos idosos de tomar crédito: quase 80% dos aposentados comprometem entre 81% a 100% da renda com contas fixas e dívidas. "Foram muitos anos de oferta predatória do consignado do INSS, e houve muitos aposentados contratando crédito consignado sem solicitar", diz a economista Ione Amorim, consultora do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e autora de pesquisas que mostram ofertas abusivas dos bancos no consignado. "Houve redução das concessões porque o peso reputacional [do consignado] pegou."Em fevereiro deste ano, o ex-presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reportou à CPMI do INSS que houve milhares de casos em que empréstimos consignados foram concedidos a aposentados e pensionistas mortos ou por meio de descontos não autorizados. Para combater as irregularidades, o órgão bloqueou em maio do ano passado novas contratações de consignado. Para conseguir tomar o crédito consignado, o beneficiário passou a precisar fazer a biometria pelo Meu INSS, com verificação pelo Tribunal Superior Eleitoral. Foi um novo choque para o crédito a aposentados, já que 25% deles, segundo o INSS, não possuem cadastro no tribunal eleitoral e estão, na prática, inelegíveis a essa linha, a mais barata do mercado. Uma instrução normativa do INSS editada no fim do governo Bolsonaro já determinava o uso de biometria para validar novos empréstimos consignados, mas isso era feito nas próprias instituições, o que deixou a porta aberta para fraudes. "Muitas vezes a biometria era manipulada", diz Amorim. Um estudo de 2025 da Universidade de São Paulo sobre litígios no setor financeiro, dos pesquisadores Lucas Lopes, Maria Paula Bertran e Evandro Saidel, mostra que bancos especializados em crédito consignado apresentam índices de processos judiciais por cliente muito superiores aos grandes bancos tradicionais, sendo réus em mais de 90% dos casos. Para especialistas, os dados são um sintoma da gravidade das fraudes. "Se o freio ao crédito consignado veio da obrigatoriedade da biometria, fica óbvio que as ilegalidades estavam inflando de forma insustentável e criminosa os números", diz Lauro Gonzalez, coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas e professor da FGV Eaesp. Ele vê uma estagnação do consignado a aposentados em patamares elevados. "Por muitos anos, esse crédito cresceu acima da expansão da economia brasileira. É natural uma acomodação." DIFICULDADE DE ACESSO Apesar de reconhecerem a necessidade de combater as fraudes, os bancos defendem que a exigência de biometria pelo TSE é um remédio forte demais, que inviabiliza o crédito para uma parcela significativa dos idosos. Ivo Mosca, diretor-executivo de inovação, produtos e segurança da Febraban, diz que o processo de contratação do consignado "é o mais complexo do mundo". "Para chegar até o desbloqueio da operação, o aposentado tem que passar por 19 telas diferentes", afirma. "Como esse processo é muito difícil, muitas vezes ele acaba contratando uma linha de crédito mais cara, muitas vezes com agiotas, já que muitos estão negativados." Mosca argumenta que a necessidade de biometria no TSE se tornou ainda mais restritiva desde abril, já que não é possível fazer o cadastro no tribunal eleitoral pela proximidade das eleições. É a mesma avaliação de Ricardo Andreassa, coordenador da comissão de crédito consignado da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), que lembra também que, desde dezembro, o INSS passou a bloquear o crédito todos os meses. "A jornada de contratação hoje é muito complicada, com o desbloqueio precisando ser feito pelo Meu INSS, ferramenta que tem instabilidade", diz ele. Ainda de acordo com Andreassa, como muitos aposentados possuem a biometria cadastrada no TSE há anos, muitas vezes o sistema não reconhece mais a face dos clientes. "Somos favoráveis a jornadas de contratação com segurança, mas do jeito que está hoje, está muito difícil." As instituições financeiras vêm negociando junto ao governo federal mecanismos alternativos à biometria, como o uso do cadastro no Gov.br para fazer a contratação. Um dos argumentos dos bancos é a situação financeira delicada dos idosos. Procurado, o Ministério da Previdência afirmou que o objetivo das restrições é aumentar a segurança dos beneficiários do INSS e combater fraudes e o endividamento das famílias. O ministério disse também que cerca de 25% dos segurados ainda não possuem a biometria cadastrada. "O governo segue trabalhando na integração de bancos de dados para expandir essa cobertura e garantir que o acesso ao crédito seja cada vez mais seguro e consciente." Gonzalez, da FGV, diz que é necessária uma discussão séria sobre um novo marco regulatório para o crédito no Brasil como forma de reduzir a inadimplência e proteger os clientes mais vulneráveis. "É preciso discutir limites de comprometimento de renda e como as ofertas de crédito são feitas dentro das plataformas, além de melhorias na supervisão."FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Copa do Mundo: Brasil vence Escócia por 3 a 0 com show de Vini Jr.

Vini Jr. abriu o placar com gol de dentro da área e fechou o primeiro tempo com o segundo gol do Brasil; No segundo tempo, Matheus Cunha marcou e ampliou a vantagem da seleção brasileira na partida.

Nesta quarta-feira (24), o Brasil enfrentou a Escócia no Hard Rock Stadium, em Miami, pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026, e levou a melhor marcando 3 a 0.A Seleção Brasileira lidera o grupo com 7 pontos, conquistados após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na estreia e a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti na segunda rodada. No primeiro tempo, Vini Jr. abriu o placar aos 6' min., com gol de dentro da área, mesmo com muita pressão da Escócia. Aos 21' min., Vini tirou a bola de Hendry, marcou novamente, mas teve gol anulado pelo VAR. Aos 47' min., Vini Jr. marcou o segundo gol do Brasil na partida. No segundo tempo, Matheus Cunha  marcou o terceiro gol do Brasil, após passe de bola de Bruno Guimarães aos 14' min. Neymar, que não jogava pela Seleção desde outubro de 2023, entrou em campo, aos 30' min. Endrick entrou no lugar de Rayan no 36' min. Escalações Escócia: Gunn; Patterson, Hendry, McKenna e Robertson; McTominay, Ferguson, McLean e McGinn, Shankland, Ben Doak. Técnico: Steve Clarke Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelott. Ficha técnica de Escócia x Brasil Data: 24/06/2026 (quarta-feira) Horário: 19h (de Brasília) Local: Hard Rock Stadium, em Miami, nos EUA Fase: 3ª rodada do Grupo C da Copa do MundoClassificação Grupo C Brasil - 7 pontos (líder por saldo de gols) Marrocos - 7 pontos Escócia - 3 pontos Haiti - 0 ponto.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Euclid capta maior imagem do centro da Via Láctea: 60 milhões de estrelas.

A missão Euclid, lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para explorar e decifrar os mistérios do universo, captou a maior e mais detalhada imagem do centro da Via Láctea, um mosaico de mais de 60 milhões de estrelas.

A imagem, divulgada na quarta-feira, abre caminho para que os cientistas confirmem a existência de exoplanetas identificados nessa região, conhecida como "bojo galáctico", e meçam suas massas por meio de pequenas variações na luz das estrelas ao longo do tempo.Por apenas um dia, o explorador do universo escuro desviou sua atenção para a luz, observando a brilhante região central da Via Láctea. A iniciativa atendeu a um pedido de astrônomos interessados em aproveitar a principal capacidade do telescópio espacial Euclid: capturar áreas vastas do universo com um nível de detalhe impressionante, informou a Agência Espacial Europeia (ESA). Projetada para observar bilhões de galáxias distantes, a câmera de luz visível do Euclid é sensível o suficiente para distinguir estrelas individuais no densamente povoado centro galáctico sem sofrer saturação devido ao excesso de luminosidade. Essa capacidade excepcional é fundamental para os cientistas que pretendem utilizar a imagem para estudar planetas em torno de outras estrelas por meio de uma técnica chamada microlente gravitacional. A imagem foi capturada em 23 de Março de 2025, ao longo de apenas 26 horas, resultando em um mosaico composto por milhões de estrelas, criado a partir de nove imagens registradas pela câmera de luz visível do telescópio. Em cada uma dessas imagens, a câmera cobre uma área do céu maior do que a da Lua cheia, segundo informações fornecidas pela ESA. A nitidez e a sensibilidade do Euclid na faixa da luz visível são comparáveis às da Wide Field Camera do Telescópio Espacial Hubble, projeto desenvolvido em parceria pela NASA e pela ESA. No entanto, cada imagem obtida pelo Euclid em apenas algumas horas cobre uma área 270 vezes maior do que o campo de visão do Hubble. Para observar o mesmo mosaico, o Observatório Keck, no Havaí, precisaria de cerca de 2 mil horas de observação. Além de ser mais rápido, o Euclid consegue registrar detalhes de estrelas mais fracas que passariam despercebidas em observações feitas da Terra.O telescópio registrou mais de 60 milhões de estrelas nessa fotografia, além de nebulosas e aglomerados estelares presentes nessa região extremamente povoada da Via Láctea — um local ideal para a busca de exoplanetas por meio do efeito de microlente gravitacional, que depende do alinhamento fortuito entre duas estrelas e um observador. Quando uma estrela passa à frente de outra, a mais próxima atua como uma lente cósmica, curvando e ampliando a luz da estrela que está ao fundo. Se um planeta orbita a estrela mais próxima, sua gravidade também provoca uma pequena distorção nessa luz. Essa alteração adicional no brilho é justamente o que permite aos cientistas detectar a presença do planeta, explicou a ESA. “Para detectar eventos de microlente gravitacional, é necessário observar regiões do céu densamente povoadas por estrelas, como as áreas próximas ao centro da nossa galáxia”, explicou Jean-Philippe Beaulieu, do Instituto de Astrofísica de Paris, na França, e da Universidade da Tasmânia, na Austrália. Ele liderou o projeto do Euclid voltado ao estudo do bojo galáctico e é codiretor do grupo de trabalho sobre exoplanetas do Consórcio Euclid. Nos últimos 20 anos, quase 300 exoplanetas foram descobertos utilizando essa técnica. Todos foram identificados por telescópios terrestres e estão localizados próximos ao centro da Via Láctea. A nova imagem do Euclid inclui 51 sistemas planetários já conhecidos e deverá contribuir para o estudo de muitos outros que ainda serão descobertos. A missão Euclid, construída e operada pela ESA com contribuições da NASA, foi lançada em Julho de 2023 e iniciou suas observações científicas em 14 de Fevereiro de 2024.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.

Neurologista alerta para sintoma inicial de enxaqueca (e não é a dor)

Boceja frequentemente sem estar cansado? Segundo uma neurologista, este sintoma aparentemente inofensivo pode ser um dos primeiros sinais de uma enxaqueca. Em alguns casos, surge horas ou até dias antes do aparecimento da dor de cabeça.

Uma neurologista destacou um sintoma comum que muitas pessoas sentem e que, na verdade, pode ser um sinal de que uma crise de enxaqueca está prestes a começar.Segundo a CUF (Companhia União Fabril), maior rede privada de prestação de cuidados de saúde de Portugal, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária caracterizada por episódios de dor intensa intercalados por períodos sem sintomas.A neurologista Jessica Lowe abordou o tema nas redes sociais, chamando atenção para uma possível relação entre o bocejo e a enxaqueca. “Uma curiosidade: bocejar em excesso pode ser um sintoma de enxaqueca, e não necessariamente porque a pessoa está cansada”, afirmou em um vídeo publicado no TikTok, de acordo com o jornal britânico Mirror Online. “Para muitos pacientes, o bocejo frequente faz parte da fase prodrômica, que é o estágio inicial de uma crise de enxaqueca e pode ocorrer horas ou até dias antes do início da dor de cabeça”, explicou. Segundo a especialista, uma das principais regiões do cérebro envolvidas nessa fase é o hipotálamo. “O hipotálamo ajuda a regular funções como sono, vigília, apetite, temperatura corporal, liberação de hormônios e diversas outras funções automáticas do organismo”, destacou. A neurologista afirma que estudos demonstraram a ativação do hipotálamo muito cedo durante as crises de enxaqueca, antes mesmo do surgimento da dor. Por isso, muitos dos sintomas observados durante a fase prodrômica estão relacionados às funções reguladas por essa estrutura cerebral. Entre eles estão bocejos frequentes, desejo por determinados alimentos, fadiga, alterações de humor, dificuldade de concentração, sede e até desconforto na região do pescoço.“O bocejo também está ligado à dopamina, um neurotransmissor envolvido em processos como recompensa, motivação, movimento e estado de alerta. Quando as vias relacionadas à dopamina são ativadas, o bocejo pode ocorrer — e sabemos que a sinalização da dopamina parece estar alterada em pessoas com enxaqueca”, explicou. Por fim, a especialista ressaltou que, para alguns pacientes, o bocejo excessivo pode ser um dos primeiros indícios de que uma crise de enxaqueca já começou. “Por isso, vale lembrar que uma crise de enxaqueca não começa necessariamente quando a dor de cabeça aparece”, concluiu.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.


PM mata homem após discussão de trânsito na zona norte de São Paulo, diz polícia.

Caso é registrado e será investigado pelo 72º DP (Vila Penteado). Vítima foi encaminhada por familiares para o hospital, mas não resistiu ao ferimento.

Um policial militar de folga atirou e matou um homem após uma discussão de trânsito no Jaraguá, zona norte de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). As informações foram confirmadas pela PM, que foi acionada para o lcoal.Os agentes foram chamados para atendimento a uma ocorrência de briga na rua Joana Pedroso dos Santos. Ao chegaram ao local foram informados, conforme o registro, que um dos envolvidos era um policial militar de folga, que realizou um disparo. O tiro acertou a vítima no tórax. A briga se deu em frente à Escola Estadual Carlos Borba, no Jardim Shangrilá. Familiares do homem baleado o levaram em uma van escolar ao pronto-socorro de Taipas, na zona norte, onde ele morreu. Conforme a Polícia Militar, a arma utilizada é de propriedade particular do agente. O caso, que ocorreu por volta das 12h30, foi apresentado no 72º DP (Vila Penteado), onde será investigado.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Turista espanhola é presa sob suspeita de injúria racial em Guarulhos.

Segundo a PF, passageiros que prestaram depoimento relataram que a mulher fez ataques racistas direcionados aos funcionários da Latam. Ela teria se irritado com a demora para sair do avião, porque não havia escada coberta disponível, e dito que o problema era que "só havia macacos" do lado de fora.

Uma turista espanhola foi presa em flagrante pela Polícia Federal na madrugada desta quarta-feira (24), no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, sob suspeita de injúria racial contra funcionários da Latam.Segundo a PF, passageiros que prestaram depoimento relataram que a mulher fez ataques racistas direcionados aos funcionários da Latam. Ela teria se irritado com a demora para sair do avião, porque não havia escada coberta disponível, e dito que o problema era que "só havia macacos" do lado de fora. A mulher estava em voo proveniente de São Luís, no Maranhão. O nome da passageira não foi divulgado, e não há informações sobre sua defesa. Passageiros registraram imagens da mulher após o ocorrido. A Latam afirmou que o tempo para desembarque dos clientes do voo LA3613 (São Luís-Guarulhos) foi impactado pela indisponibilidade imediata de escadas cobertas. O equipamento era necessário, segundo a companhia, para garantir o desembarque seguro dos passageiros em meio às chuvas registradas em São Paulo. "A Latam esclarece ainda que inexiste qualquer justificativa para a agressão aos seus funcionários por uma cliente a bordo. Nesse sentido, diante da ocorrência, a Polícia Federal foi acionada para acompanhar o desembarque da passageira", ressaltou. "Além disso, a companhia condena qualquer manifestação de racismo ou discriminação", afirmou. A empresa declarou ainda que os clientes que perderam conexões receberam assistência da companhia. "A segurança é prioridade para a Latam, que adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma viagem segura aos seus clientes e funcionários."FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Amazonas, Pará, Roraima e Amapá sentem tremor de terra e prédios são evacuados.

A Defesa Civil do Amazonas informou que, além de Manaus, moradores dos municípios de Barcelos e Irantuba também relataram tremor de terra. "Até o presente momento não há registro de danos estruturais, desabamentos ou vítimas relacionadas ao tremor", informou o órgão.

Moradores do Norte do Brasil relataram sentir um tremor de terra decorrente do terremoto com epicentro na Venezuela na noite desta quarta-feira (24). O efeito foi sentido ao menos no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.Em Macapá e Belém, prédios foram evacuados. Não há informações sobre feridos ou estruturas destruídas no Brasil. A Defesa Civil do Amazonas informou que, além de Manaus, moradores dos municípios de Barcelos e Irantuba também relataram tremor de terra. "Até o presente momento não há registro de danos estruturais, desabamentos ou vítimas relacionadas ao tremor", informou o órgão. A Defesa Civil do Amapá informou, em comunicado enviado a reportagem, que o sul do estado também sentiu os efeitos do terremoto, como nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, e destacou que segue monitorando os locais onde teve relatos de moradores. "Até o momento não houve registros de danos estruturais ou vítimas, razão pela qual não foi necessária uma atuação operacional emergencial por parte do órgão estadual", afirmou. O Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que reúne relatos de tremores de terra no país, mostra registros feitos por moradores nesta quarta. "Sensação de balanço durante uns minutos. Lustres e objetos sobre a mesa balançaram", disse um usuário de Manaus. "Senti uma leve tontura, mas não foi algo tão brusco assim, vibrou por uns dois minutos o prédio que eu estava, assim como outros na cidade", relatou outro usuário de Santarém, no Pará, ao centro de sismologia. Segundo Bruno Collaço, sismólogo da USP, é relativamente comum que sismos dessas magnitudes e com essas profundidades sejam sentidos a grandes distâncias do epicentro, como neste caso. "Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras. Não é possível prever se novos tremores vão ocorrer, mas é comum que tremores dessa magnitude possam gerar réplicas nos próximos dias."Dois terremotos, de magnitude 7,2 e 7,5, atingiram a Venezuela, segundo o serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS), causando destruição em Caracas e outras cidades. Não havia informações, até o horário de publicação desta reportagem, sobre mortos ou feridos. O tremor principal (7,5) ocorreu 39 segundos após o precursor (7,2), a uma distância de cerca de 45 km entre eles, ambos no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações do USGS. Os sismos aconteceram em diferentes profundidades e também foram sentidos na Colômbia. O serviço americano ainda afirmou que "é provável que haja um grande número de vítimas e danos extensos na Venezuela".FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Virginia curte camarote com a mãe de Vini Jr. e mostra flores.

Uma imagem compartilhada pelo perfil Daily do Garotinho no Instagram mostrou Virginia e Fernanda conversando enquanto assistiam à partida. Ao publicar o registro, o perfil destacou a presença das duas juntas no espaço reservado durante o confronto da Seleção Brasileira.

Virginia Fonseca voltou a chamar a atenção dos fãs durante a partida entre Brasil e Escócia, realizada nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A influenciadora foi vista em um camarote acompanhando o jogo ao lado de Fernanda Cristina, mãe do jogador Vini Jr., seu ex-namorado.Uma imagem compartilhada pelo perfil Daily do Garotinho no Instagram mostrou Virginia e Fernanda conversando enquanto assistiam à partida. Ao publicar o registro, o perfil destacou a presença das duas juntas no espaço reservado durante o confronto da Seleção Brasileira. Após a vitória do Brasil por 3 a 0, Virginia compartilhou outro momento que rapidamente despertou a curiosidade dos seguidores. A influenciadora apareceu em uma selfie tirada no elevador exibindo um buquê de flores. Na foto, ela ainda usava o look nas cores verde e amarelo escolhido para torcer pela equipe brasileira. O presente reforçou os comentários que vêm circulando nas redes sociais sobre uma possível reaproximação entre Virginia e Vini Jr. Os rumores começaram ainda na estreia do Brasil na Copa do Mundo, quando ela publicou uma foto mostrando um enorme buquê de rosas acompanhado de uma joia criada pelo mesmo designer responsável pelas peças usadas pelo jogador. Na ocasião, Vini Jr. reagiu à publicação deixando um coração nos comentários, gesto que foi suficiente para alimentar as especulações dos internautas sobre uma retomada do relacionamento. Recentemente, ao ser questionada pelo Portal Leo Dias sobre ter ou não "negociado o inegociável", frase que marcou o fim do namoro, Virginia preferiu não comentar o assunto e manteve o mistério. O relacionamento entre os dois durou seis meses e chegou ao fim em maio deste ano.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Ex-deputada estadual Grazielle Machado morre aos 45 anos.

Em 2014 foi eleita deputada estadual pelo então Partido da República (PR), com 39.374 votos, tornando-se, à época, a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul para o cargo.

A ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. Ela estava internada desde a terça-feira (23) no Hospital da Cassems, em Campo Grande. Atualmente, Grazielle exercia função na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul.Em nota oficial, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamentou o falecimento da ex-parlamentar, destacando sua participação na 10ª Legislatura e sua relevância histórica por integrar o grupo das 11 mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo estadual. Nascida em Campo Grande em 12 de Dezembro de 1980, Grazielle era filha do deputado estadual Londres Machado (PP), atualmente em seu 13º mandato. Desde cedo esteve envolvida com a atividade política, participando da organização de campanhas eleitorais e atuando na mobilização de jovens e mulheres tanto na Capital quanto em municípios do interior do estado. Ela deixa os filhos Giovanna e Gabriel. Grazielle também era mãe de Londres Haruo, que faleceu anteriormente. Formada em Publicidade e Propaganda, empresária da área da comunicação e professora universitária, iniciou sua trajetória política aos 24 anos. Em 2004, foi eleita vereadora de Campo Grande com 6.273 votos, tornando-se a candidata mais votada de sua coligação. Durante seu primeiro mandato, ocupou funções importantes na Câmara Municipal, incluindo a presidência de comissões permanentes, a vice-presidência da Casa e o cargo de primeira-secretária. Reeleita em 2008 e novamente em 2012, completou três mandatos consecutivos como vereadora da Capital. Em 2014, assumiu a presidência estadual do PR Mulher, com o objetivo de ampliar a participação feminina na política e estruturar representações do movimento nos 79 municípios sul-mato-grossenses. No mesmo ano, foi eleita deputada estadual pelo então Partido da República (PR), com 39.374 votos, tornando-se, à época, a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul para o cargo. Na Assembleia Legislativa, exerceu duas vezes a segunda vice-presidência da Mesa Diretora. Também presidiu a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e integrou colegiados ligados aos direitos das mulheres, assistência social, desenvolvimento agrário e questões indígenas e quilombolas. Nas eleições municipais de 2024, voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande pelo PSDB, recebendo 1.887 votos e ficando na suplência.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

Terremoto de 7,5 derruba prédios em Caracas; há 164 mortes já confirmadas.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que os dois terremotos que atingiram a região central do país. O levantamento inicial apontava pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. 

Ao decorrer da manhã desta quinta-feira o número foi atualizado para 164 mortos e 900 feridos.“Neste momento, temos o registro de 32 mortes, sem incluir os números que o estado de La Guaira ainda poderá fornecer, além de mais de 700 feridos que estão sendo atendidos nas emergências de hospitais públicos e centros de saúde privados”, declarou Rodríguez em pronunciamento transmitido pela emissora estatal Venezolana de Televisión.A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que os dois terremotos que atingiram a região central do país. O levantamento inicial apontava pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. Ao decorrer da manhã desta quinta-feira o número foi atualizado para 164 mortos e 900 feridos. A chefe de Estado afirmou que La Guaira foi a região mais afetada e declarou o estado, localizado no norte do país, próximo à capital, como uma “zona de desastre”. Rodríguez admitiu que o número de vítimas fatais deve aumentar à medida que avançam os trabalhos de busca, resgate e salvamento, após os terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 na escala Richter ocorridos na quarta-feira, com apenas 39 segundos de intervalo entre eles. Corrida contra o tempo para salvar vítimas de terremotos na Venezuela Centenas de integrantes das equipes de resgate, agentes policiais e unidades caninas estão mobilizados nas operações de busca e salvamento de pessoas afetadas pelos dois terremotos que atingiram a Venezuela. Segundo as autoridades locais, os tremores provocaram o desabamento total de pelo menos cinco edifícios em Caracas, quatro deles na região leste da cidade e outro nas proximidades do centro da capital. Em Chacao, no leste de Caracas, município onde reside uma importante comunidade portuguesa, o prefeito Gustavo Duque confirmou aos jornalistas que “quatro edifícios desabaram e outros seis apresentam danos estruturais significativos” nos bairros de Los Palos Grandes, Altamira e Bello Campo. Segundo Duque, “até o momento, 18 pessoas foram resgatadas com vida”. Também desabou o edifício Marován, em San Bernardino, região central de Caracas, onde diversos imóveis teriam sofrido danos significativos.Ainda em Caracas, no bairro Las Delícias, parte do revestimento cerâmico das paredes da tradicional padaria portuguesa La Rosita se desprendeu. Em frente ao estabelecimento, as paredes de um apartamento desabaram, deixando seu interior exposto. No mesmo edifício, uma grande rachadura levanta preocupações sobre a segurança dos moradores. Na quarta-feira, as autoridades venezuelanas registraram dois terremotos de magnitude 7,1 e 7,5 na escala Richter, com apenas 39 segundos de intervalo, levando milhares de pessoas às ruas de Caracas. Diversas áreas da capital ficaram sem energia elétrica, houve interrupções no sinal de internet, dificuldades nas comunicações telefônicas e a operadora de telefonia móvel Movistar ficou temporariamente fora de serviço.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Pânico: Veja o momento em que terremoto atinge aeroporto na Venezuela.

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 na escala de Richter atingiram a Venezuela nas últimas horas. Confirmam-se pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos num primeiro balanço, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que possa haver mais de 10 mil vítimas mortais.

O momento em que um dos terremotos atinge o Aeroporto Internacional Simón Bolivar, na cidade venezuelana de Maiquetía, foi registado e compartilhado nas redes sociais por um ex-deputado.O ex-parlamentar Wilmer Azuaje divulgou as imagens nas redes sociais, onde escreveu que estes eram "tempos difíceis", ao mesmo tempo que mostrava estruturas cedendo e pessoas a correndo. Estas imagens no aeroporto podem ser vistas acima, enquanto abaixo poderá ver como, nas ruas, aos edifícios ficaram destruídos.Em Caracas, vários prédios colapsaram. Os residentes da capital correram para as ruas. Operações de busca e resgate estão ocorrendo por todo o país, com um primeiro balanço indica que há pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que possa haver entre 10 mil e 100 mil mortos. O primeiro terremoto aconteceu às 18h04 na Venezuela (19h04 em Brasília), tendo a magnitude sido de 7,2 na escala de Richter. Cerca de 40 segundos depois, um novo abalo, de magnitude 7,5, voltou a atingir o país.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Menina de 10 anos sofre queimaduras no rosto após fazer desafio do TikTok.

 

A criança, identificada como Violet Zerbst, precisou ser hospitalizada depois que um desses brinquedos explodiu enquanto ela o manuseava. 

Segundo informações divulgadas pela emissora australiana 7News, a menina havia assistido a vídeos que mostravam pessoas colocando os “squishies” no micro-ondas para deixá-los mais macios antes de brincar.Uma menina de apenas 10 anos ficou gravemente ferida após tentar reproduzir uma tendência que circula nas redes sociais envolvendo brinquedos conhecidos como “squishies”. O caso aconteceu recentemente em Gold Coast, na Austrália, e chamou a atenção para os riscos de desafios compartilhados em plataformas digitais como TikTok e Instagram.A criança, identificada como Violet Zerbst, precisou ser hospitalizada depois que um desses brinquedos explodiu enquanto ela o manuseava. Segundo informações divulgadas pela emissora australiana 7News, a menina havia assistido a vídeos que mostravam pessoas colocando os “squishies” no micro-ondas para deixá-los mais macios antes de brincar. Seguindo o que viu nas redes sociais, Violet aqueceu o brinquedo por aproximadamente 30 segundos. Após esperar alguns instantes, ela começou a apertá-lo. Foi nesse momento que o líquido superaquecido presente no interior do objeto formou uma bolha e acabou explodindo diretamente em seu rosto. O material quente atingiu um dos lados da face da menina, alcançando os lábios, a boca e a região ao redor dos olhos. Violet relatou ter sentido dores muito intensas logo após o acidente. Segundo ela, era possível perceber a pele se desprendendo, além da sensação do líquido quente dentro da boca. O pai da criança, Jody Zerbst, afirmou que o brinquedo literalmente explodiu e que partes da pele do rosto da filha se soltaram devido à gravidade das queimaduras provocadas pelo incidente. Logo após a explosão, Violet correu para o banheiro. Enquanto a mãe mantinha o rosto da menina sob água fria, o pai acionava os serviços de emergência. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos ainda no local e, em seguida, a criança foi encaminhada para um hospital em Gold Coast. Violet permaneceu internada durante uma semana para tratamento e recuperação. Médicos do Hospital Infantil de Queensland alertaram que queimaduras causadas por brinquedos aquecidos podem atingir segundo e terceiro graus. Os especialistas recomendam lavar imediatamente a área afetada com água corrente fria por pelo menos 20 minutos e reforçam que gelo não deve ser aplicado diretamente sobre a queimadura. Atualmente se recuperando em casa, Violet e sua família decidiram compartilhar a experiência para conscientizar pais e crianças sobre os perigos dessa prática divulgada nas redes sociais.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Como regularizar a biometria para ter benefícios do INSS?

 

As exigências valem desde o final de 2024 para o BPC e desde Novembro de 2025 para as aposentadorias, mas uma portaria publicada nesta semana trouxe uma novidade aos segurados.

 O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a exigir biometria para pedidos de benefícios como aposentadoria, BPC e auxílio-reclusão. As exigências valem desde o final de 2024 para o BPC e desde Novembro de 2025 para as aposentadorias, mas uma portaria publicada nesta semana trouxe uma novidade aos segurados.A norma determina o cancelamento do pedido de aposentadoria, BPC ou auxílio-reclusão do segurado que não tiver o cadastro biométrico e não regularizar a situação em 30 dias. O órgão irá considerar que houve desistência da solicitação. A biometria não é registrada pelo segurado direto no INSS. Ela é confirmada pelos servidores, ao analisar o pedido e cruzar dados com registro biométrico do beneficiário ou seu representante legal nos seguintes documentos: CIN (Carteira de Identidade Nacional), título de eleitor na base biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As exigências estão na portaria 1.347, publicada pelo instituto em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22) para regulamentar o decreto 1.561, de julho de 2025. Em julho do ano passado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou exigência de cadastro biométrico para liberar aposentadoria, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílio-reclusão. O QUE É E PARA QUE SERVE A BIOMETRIA? A identificação biométrica é o registro das características físicas únicas de cada pessoa, seja por meio de informações digitais ou fotografia do rosto. A coleta, em geral, é feita por meio de: - impressões digitais dos dez dedos; - fotografia digitalizada (para facilitar o reconhecimento facial) - assinatura eletrônica O objetivo é garantir segurança máxima ao beneficiário do INSS na hora de solicitar um benefício e de receber os valores, para que não haja fraudes. Isso porque a biometria impede que uma pessoa se passe por outra no momento da identificação e elimina a possibilidade de duplicar registros nos cadastros nacionais, estaduais e municipais. COMO VAI FUNCIONAR A EXIGÊNCIA DA BIOMETRIA? A biometria é um cadastro de dados biométricos do segurado, por meio de dados como a impressão digital do cidadão e/ou biometria facial, com foto do rosto da pessoa. Hoje é registrada em diversos serviços que o cidadão usa tanto por meio do governo federal, no Gov.br, governos estaduais ou municipais, ou nos bancos. Ela pode ser comprovada por documentos como: - CIN (Carteira de Identidade Nacional), que é o novo RG - Título de eleitor com base biométrica no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para quem já vota colocando a digital - CNH (Carteira Nacional de Motorista), para quem tem biometria no Detran (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado O governo também exige cadastro biométrico no crédito consignado.QUAIS BENEFÍCIOS EXIGEM A COMPROVAÇÃO DA BIOMETRIA? - BPC (Benefício de Prestação Continuada) - Aposentadorias - Auxílio-reclusão QUAIS BENEFÍCIOS ESTÃO FORA DA EXIGÊNCIA DA BIOMETRIA? - Salário-maternidade - Benefícios por incapacidade, como auxílio-doença - Pensão por morte QUEM ESTÁ DISPENSADO DE FAZER A BIOMETRIA? 1 - Pessoas com mais de 80 anos 2 - Migrantes, refugiados ou apátridas 3 - Quem mora no exterior 4 - Quem está impossibilitado de se deslocar por mais de 30 dias por motivo de saúde ou deficiência, mas é preciso apresentar atestado médico que comprove a condição 5 - Moradores de localidades de difícil acesso, listadas em portaria do governo COMO FAZER A BIOMETRIA PARA TER BENEFÍCIOS DO INSS? A forma mais fácil, segundo especialistas, é fazer o novo RG, o CIN (Carteira de Identidade Nacional). Cada estado tem suas regras para o pedido do novo documento. Em São Paulo, por exemplo, ele pode ser solicitado no Poupatempo. É necessário fazer agendamento no sistema utilizando a senha do Portal Gov.br, do governo federal. Veja aqui o passo a passo para conseguir a CNI em São Paulo. O que é preciso levar? - Documento com CPF - Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples) Há outros requisitos? - Ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro - Ser maior de 16 anos - Estar em situação regular na Receita Federal (dados devem estar idênticos em relação aos da certidão de nascimento/casamento) - Não ter outra solicitação da CIN em andamento Custo do documento: A primeira via da CIN é gratuita. COMO CADASTRAR A BIOMETRIA NO TSE? O cadastro da biometria na Justiça Eleitoral exige a presença física do eleitor para a coleta das digitais. Neste momento, esse registro biométrico está suspenso, por causas das eleições. Ele será retomado apenas após o fim do pleito. O cadastro biométrico neste ano foi feito até 6 de maio nos TSE e nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Em períodos normais, o segurado deve seguir os seguintes passos: 1 - Quem não tem dados biométricos no cadastro eleitoral deve iniciar o registro por meio do Autoatendimento Eleitoral nos sites do TSE ou dos TREs 2 - No sistema, o cidadão agenda uma data de comparecimento. Após o envio dos dados solicitados, ele indicará a necessidade de ir ao cartório. Nesse momento, é necessário agendar o melhor dia e horário pelo site do TSE ou do TRE do seu estado 3 - É preciso ir ao cartório no prazo de 30 dias, contados da data de envio da solicitação no sistema, para coletar os dados biométricos. Em caso de não comparecimento no prazo, a solicitação será excluída 4 - A conclusão do atendimento é feita no cartório eleitoral: no dia agendado, leve um documento oficial com foto e um comprovante de residência recente. O processo de coleta das digitais e da foto é rápido 5 - Se a eleitora ou o eleitor pretender coletar apenas a biometria e atualizar algum dado pessoal, deve acessar o sistema de atualização de dados do TSE ou do TRE de sua região. O link do TSE é este. Ao iniciar o atendimento virtual, a pessoa preencherá seus dados, encaminhará documentos anexados e enviará o formulário pelo serviço de autoatendimento 6 - O pré-atendimento virtual será aproveitado pelo atendente quando a eleitora ou o eleitor comparecer ao cartório eleitoral para coletar os dados biométricos. Quem preferir, pode pular essa etapa e agendar o atendimento presencial no site do TRE COMO CADASTRAR A BIOMETRIA NA CNH? O cidadão pode agendar a coleta de dados biométricos para sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Detran (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado. Em São Paulo, siga os seguintes passos: 1 - Agende a coleta biométrica: o atendimento somente é realizado com agendamento em unidade do Detran-SP ou do Poupatempo, neste link. 2 - Compareça ao local no dia e hora escolhidos 3 - Realize a coleta biométrica. Ela inclui: foto digital, assinatura e impressão digital 4 - Sobre a foto: a imagem não pode ser feita de óculos, boné, gorro, chapéu ou itens que cubram o rosto ou a cabeça. Ela deve estar sem inclinação (olhar direto para frente, olhos abertos, sem piscar) e permitir o reconhecimento claro e fiel do rosto COMO SABER SE TENHO BIOMETRIA CADASTRADA? Se o segurado do INSS tiver CIN, CNH com biometria e registro biométrico no TSE (vota colocando a digital) está tudo certo. A regra também vale para quem tem passaporte. É possível também cadastrar os canais oficiais como o Gov.br, a Justiça Eleitoral e o Detran de seu estado para saber se tem biometria. Quem já recebe benefício do INSS precisa fazer biometria? Quem já recebe um benefício não precisa fazer o registro biométrico de forma imediata. Quem já recebe BPC pode continuar sem biometria até o final deste ano. A partir de Janeiro de 2027, o registro biométrico é obrigatório. Até o final de 2027, todas as bases biométricas do governo são válidas para fazer os cruzamentos de dados nos pedidos de benefícios. A partir de janeiro de 2028, será exigida biometria por meio do CIN fazer fazer solicitações no INSS.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.


Piovani assinou contrato de R$ 300 mil para criticar PEC da autonomia financeira.

Pagamento foi autorizado pela direção do conselho regional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central no Distrito Federal. Após mostrar o envolvimento da artista no assunto, a reportagem teve acesso à ata da reunião em que a contratação foi aprovada.

O sindicato que representa servidores do Banco Central contratou por R$ 300 mil a atriz Luana Piovani para gravar um vídeo contrário à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá autonomia financeira e administrativa à instituição.O pagamento foi autorizado pela direção do conselho regional do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) no Distrito Federal. Após mostrar o envolvimento da artista no assunto, a reportagem teve acesso à ata da reunião em que a contratação foi aprovada. O encontro foi realizado virtualmente no início da tarde de 9 de Junho, mesmo dia em que Piovani publicou o vídeo em sua conta no Instagram. A atriz utilizou a hashtag #publi, indicando o conteúdo pago, e marcou os perfis do Sinal Nacional e da regional DF do sindicato. Segundo a ata, a presidente do Sinal-DF, Edna Velho, que também é diretora de relações externas da executiva nacional do sindicato, iniciou a reunião destacando a importância de uma "atuação mais incisiva" da entidade nas redes sociais para falar sobre "os riscos da PEC", sobretudo diante da perspectiva de avanço do texto no Senado. "Nesse contexto, foi sugerida a contratação da atriz e influenciadora Luana Piovani para participar de campanha de comunicação voltada à crítica da PEC, considerando sua atuação pública em manifestações relacionadas a temas de interesse social e a propostas consideradas prejudiciais à população", diz o texto. Na ata, fica claro que, antes da reunião, a dirigente já havia conversado com a atriz sobre a possibilidade de contratação do trabalho e valores de remuneração. "A presidente informou sobre a conversa com a profissional e seu alinhamento à posição defendida pelo sindicato, além do valor cobrado pela gravação de um vídeo e postagem no perfil oficial da atriz, esclarecendo que o pagamento somente seria realizado após deliberação deste conselho e apenas em caso de aprovação da proposta", afirma o documento. "A proposta da contratação foi colocada em votação com valor de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) pela campanha em questão", acrescenta. Segundo a ata, a contratação e o limite financeiro foram aprovados com cinco votos favoráveis e uma abstenção.Piovani foi procurada pela reportagem na tarde desta quarta-feira (24), por meio de mensagens diretas e por meio de sua equipe no Instagram, mas não houve resposta até a publicação deste texto. Na semana passada, quando procurada para outra reportagem sobre o tema, ela informou que não daria entrevista. Também na semana passada, o Sinal havia negado pagamento à atriz. Procurada novamente nesta quarta, a entidade não respondeu aos questionamentos. A reportagem teve acesso às atas de outras reuniões que também aprovaram valores para outras campanhas contrárias à PEC. Em 19 de Fevereiro, o sindicato autorizou a contratação de um escritório de advocacia para elaborar uma nota técnica com foco nos pontos mais sensíveis para a categoria, pelo valor de R$ 250 mil. Em 29 de Maio, a direção da entidade aprovou a destinação de mais R$ 250 mil para ampliar a campanha contra a PEC, após avaliação de que "a campanha já veiculada em diferentes mídias teve excelente receptividade, alcançando resultados positivos em termos de visibilidade e engajamento". A PEC da autonomia financeira do BC foi aprovada em 10 de junho na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e aguarda votação em plenário. Além de opor BC e Ministério da Fazenda, que defende proposta alternativa, a mudança abriu um racha entre os servidores da própria instituição. No vídeo gravado para as redes, Luana Piovani aparece sentada com uma cristaleira ao fundo e em frente a uma mesa onde se vê um caderno aberto. Ela afirma que está naquele lugar porque é para onde vai quando precisa "ter aquele papo reto". A atriz diz então que vai falar sobre um assunto que ela mesma tem dificuldade de entender. "Por isso fiz umas anotações, inclusive tive que dar uma estudada e pedir ajuda aos universitários para poder estar aqui conversando com vocês", diz. "No Brasil resolveram criar a roda, estão querendo inovar, gente. Querem colocar o Banco Central independente do governo e sujeito a sofrer influências externas. Gente, isso não tem cheiro de perigo? Me parece um risco gigantesco", afirma. A PEC foi apresentada durante a gestão de Roberto Campos Neto e, na primeira versão, havia uma mudança de personalidade jurídica do BC, que deixaria de ser uma autarquia pública para se tornar empresa pública de direito privado. Os servidores passariam a ser regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e aqueles que não estivessem de acordo migrariam para uma carreira semelhante no funcionalismo público. Após mudanças, a versão aprovada na comissão do Senado muda o regime jurídico do BC para "entidade pública de natureza especial", sem alteração no regime trabalhista dos servidores, cuja remuneração segue sujeita ao teto do funcionalismo público federal (hoje em R$ 46.366,19). O presidente do Sinal, Epitácio Ribeiro, disse na semana passada que até apoia a autonomia em si, mas não na forma prevista na PEC. Segundo ele, a mudança no regime jurídico da autarquia em uma espécie de "autoridade do sistema financeiro", com funcionamento a ser regulado em lei complementar, deixa em aberto questões como a criação e extinção de carreiras pela própria diretoria do banco. No entanto, a entidade promoveu em 2024 uma assembleia geral entre todos os servidores, e 74% dos cerca de 4.500 participantes rejeitaram a proposta. Até hoje, a entidade afirma que esse é o posicionamento aprovado pela categoria.Do outro lado, Thiago Cavalcanti, presidente da ANBCB (Associação Nacional dos Auditores e Procuradores do Banco Central), diz que o texto atual protege as carreiras (que só poderiam ser criadas pelo Legislativo) e dá ao BC autonomia orçamentária, financeira e administrativa. Além disso, a associação afirma que parte significativa dos votos contrários em 2024 foi dada para pressionar por um texto melhor, e desde então não houve nova consulta aos servidores para capturar a mudança de opinião de membros da carreira. Hoje, segundo pessoas favoráveis à PEC, sondagens não oficiais indicam apoio majoritário à proposta. ENTENDA ARGUMENTOS DOS GRUPOS SOBRE PEC DE AUTONOMIA DO BC Grupo contrário à PEC - Dizem que BC pode deixar de ser autarquia federal; também afirmam que a diretoria poderá criar ou extinguir carreiras - Eles afirmam que versões mais iniciais do texto permitiam emprego de profissionais como celetistas, e não estatutários; os servidores seriam enquadrados em carreiras "congêneres" - Entre as críticas à PEC, servidores afirmam que proposta abriria portas para "captura regulatória", ou seja, que os bancos e outras empresas regulados pela entidade teriam mais poder para influenciar o BC Grupo favorável - Dizem que versão mais recente do texto eliminou pontos como contratação por regime CLT e as "carreiras congêneres" - Afirmam que PEC dá ao BC autonomia orçamentária, financeira e administrativa - Defendem que medida tem potencial para aproximar as remunerações do BC à da Receita Federal.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.


Alex Escobar diz que ainda não sabe o que causou mal-estar ao vivo.

Sem uma explicação definitiva, o apresentador levantou a possibilidade de que o episódio tenha sido provocado pelo desgaste físico e emocional da cobertura da Copa do Mundo.

O jornalista e apresentador Alex Escobar, 51, usou as redes sociais para atualizar seu estado de saúde após o susto que viveu durante uma entrada ao vivo no Encontro, da Globo.Em vídeo publicado na noite de quarta-feira (24), ele afirmou que ainda não sabe exatamente o que provocou a dificuldade para falar durante a transmissão, mas tranquilizou os seguidores ao dizer que está bem e que os exames realizados não apontaram qualquer problema grave. "Eu não tive confusão mental, não perdi a consciência, eu simplesmente não conseguia pronunciar as palavras", explicou o jornalista. Escobar contou ainda que reviu as imagens após o ocorrido e admitiu ter se impressionado com a cena. "Estranho, realmente. Eu vi o vídeo depois e falei: 'Caramba, parece mais sério do que foi'". Apesar da preocupação inicial, ele afirmou que os exames neurológicos realizados não identificaram alterações que justificassem o quadro. Sem uma explicação definitiva, o apresentador levantou a possibilidade de que o episódio tenha sido provocado pelo desgaste físico e emocional da cobertura da Copa do Mundo. "O que aconteceu eu não sei. Um estresse, cansaço. O mais interessante é que dois minutos depois eu estava falando normalmente", afirmou. O jornalista também aproveitou a publicação para agradecer as mensagens de apoio recebidas desde que passou mal. "Quanta oração, quanta boa intenção. Chega forte na gente. Me ajudaram com toda certeza. Obrigado demais. É muito bom sentir esse carinho", declarou. Escobar passou mal durante uma participação ao vivo no Encontro, apresentado por Patrícia Poeta, na última segunda-feira (22). Após demonstrar dificuldade para falar, ele interrompeu a entrada e recebeu atendimento médico antes de ser encaminhado a um hospital. Na ocasião, a Globo informou que o jornalista sofreu um pico de pressão provocado pelas altas temperaturas registradas nos Estados Unidos durante a cobertura do Mundial. Por orientação médica, ele permaneceu em repouso e não acompanhou a viagem da seleção brasileira para Miami. A expectativa dele é retomar as atividades normalmente nesta sexta-feira (26).FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Filho de Neymar é barrado por seguranças após vitória do Brasil.

Nas imagens, o adolescente tenta avançar pelas grades e é impedido por um segurança. A situação só é resolvida quando outro integrante da equipe do estádio reconhece Davi e libera sua passagem. Logo depois, ele encontra Neymar e os dois se abraçam.

Após a vitória do Brasil sobre a Escócia na Copa do Mundo nesta quarta-feira (24), Davi Lucca, primogênito de Neymar, precisou convencer a equipe de segurança de que era filho do camisa 10 para conseguir chegar até o pai no gramado. O momento foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais.Nas imagens, o adolescente tenta avançar pelas grades e é impedido por um segurança. A situação só é resolvida quando outro integrante da equipe do estádio reconhece Davi e libera sua passagem. Logo depois, ele encontra Neymar e os dois se abraçam. O episódio gerou uma onda de comentários e memes entre os internautas. Muitos brincaram que a segurança "estava funcionando bem demais", enquanto outros destacaram a expressão de surpresa de Davi durante a abordagem.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOICIAS.

Fãs criticam demora em pronunciamento de Anitta sobre Rodrigo Branco.

Cantora afirmou que não compactua com racismo, mas foi questionada por internautas sobre a demora no posicionamento no caso contra o amigo.

A cantora Anitta decidiu se posicionar sobre Rodrigo Branco, que foi condenado por racismo contra a médica e ex-BBB Thelma Assis. Mesmo  com a artista enfatizando que não compactua com atitudes racistas, internautas questionaram o motivo da manifestação ter sido feita muitos anos após o caso.Nas redes sociais, Anitta afirmou que não passa pano para amigos que cometem crimes. "Racismo é crime. Quem comete é racista e deve lidar com as consequências de seus atos, assim como Rodrigo Branco e tantas outras pessoas famosas, influentes e anônimas que cometeram ou cometem esse crime", escreveu. No entanto, o posicionamento não caiu muito bem e a famosa acabou sendo detonada pelos seguidores. "Precisou de 6 anos, 6 anos a Thelma falando na mídia, vídeos dele sendo racista pra ela se posicionar, e isso por pura pressão", escreveu uma seguidora. "Anitta ficou quieta esse tempo todo e agora, após muita pressão, surge e comenta o caso, como se nada tivesse acontecido. O crime aconteceu há 6 anos", disparou outro. "Muito lindo o pronunciamento, mas em 2020 ela já não se tocou que ele cometeu um crime? Em maio desse ano tem post dos dois abraçadinhos em NY. E um comentário dela: ‘te amo'", observou um terceiro.  Caso de racismo contra Thelma Assis Thelma Assis processou Rodrigo Branco por racismo e o empresário foi condenado por declarações feitas durante uma live em 2020, quando ela participava do Big Brother Brasil. Na ocasião, Branco afirmou que a torcida da médica no reality existia “porque ela é negra coitada”. A fala gerou repercussão e acabou levando a uma disputa judicial. No dia 15 de Junho, a Justiça de São Paulo condenou Rodrigo Branco a pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais à Thelma. Depois da derrota, o empresário publicou um vídeo pedindo desculpas pelo episódio e acabou recebendo apoio de diversas celebridades. Internautas também criticaram outros famosos que 'passaram pano' para Rodrigo Branco, perdendo a oportunidade de discutirem a pauta do racismo para informar e combater o crime.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Jogador de futebol diz que família está desaparecida na Venezuela.

Lucas Federico Trejo, jogador de futebol do Marítimo, fez um desabafo nas redes sociais após os terremotos que atingiram a Venezuela.

Nesta quinta-feira (25), o zagueiro argentino Lucas Federico Trejo, que defende o Marítimo, da Venezuela, afirmou que sua família está desaparecida após os fortes terremotos que atingiram o país na última noite."Nosso edifício em Praia Grande caiu, não sei nada da minha família, por favor orem por eles e difundam esta mensagem para alguém que possa tê-los visto. Quero acreditar que não estavam lá. Orem pela minha família, por favor", disse o zagueiro. O jogador buscou ajuda nas redes sociais para ter atualizações sobre o paradeiro Yani, sua esposa, e Aarón e Ainhoa, seus dois filhos. Mais de 160 mortos Dois fortes terremotos atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24), derrubaram prédios em Caracas e outras cidades e mobilizaram equipes de resgate. O país foi assolado por tremores de magnitudes 7,2 e 7,5, e há, até ao momento, informação de pelo menos 164 mortos e mais de 900 feridos. Dezenas de edifícios ruíram ou ficaram gravemente danificados, especialmente em La Guaira e na capital, Caracas, - e a luz do dia permite ver a (enorme) destruição que resultou dos abalos. As autoridades venezuelanas decretaram o estado de emergência.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Copa do Mundo: carro atropela multidão durante festa no México.

Um carro atropelou uma multidão em Cabo de San Lucas, México, durante as celebrações da vitória do México na Copa do Mundo, resultando em pelo menos 17 feridos, incluindo um em estado grave.

Um carro atingiu uma multidão que celebrava a vitória do México contra a República Checa na Copa do Mundo, deixando pelo menos 17 feridos.O incidente aconteceu na noite desta quarta-feira (24), em Cabo de San Lucas, no México, quando centenas de torcedores celebravam a clasificação da seleção mexicana para a fase seguinte do campeonato do mundo de futebol. "Segundo informações preliminares, o veículo foi cercado por um grupo de pessoas e, devido a circunstâncias que serão apuradas pelas autoridades competentes, avançou contra a multidão, causando ferimentos em várias pessoas", afirmou a câmara municipal de Los Cabos, citada pela imprensa local. Em imagens publicadas nas redes sociais é possível ver o carro completamente cercado por pessoas, algumas das quais abanam o veículo, com um homem até em cima do capô. Depois, o motorista acelera, atropelando inúmeras pessoas pelo caminho até bater contra um poste pouco depois. Em outros vídeos, é possível ver a multidão retirando o motorista de dentro do veículo acidentado, agredindo-o de seguida. Pode ver as imagens do momento na nossa galeria. Alertamos que o vídeo pode chocar alguns leitores. De  acordo com o jornal LM Neuquén, o motorista estaria embriagado na ocasião do acidente. O homem foi detido no local e encontra-se sob a custódia das autoridades. Pelo menos, 17 pessoas ficaram feridas devido ao atropelamento, sendo que uma delas se encontra em estado grave. Todas foram transportadas para unidades locais de saúde. Em uma nota nas redes sociais, a Federação Mexicana de Futebol "lamenta profundamente o incidente" que aconteceu durante as celebrações, endereçando a sua "solidariedade para com as pessoas afetadas e as suas famílias, com o deseja de que os feridos recupere rapidamente".FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Líderes partidários definem na terça-feira projetos que serão analisados pelo Plenário.

Reunião convocada pelo presidente Hugo Motta debaterá propostas sobre segurança pública e saúde.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), agendou para a próxima terça-feira (30) uma reunião dos líderes partidários para discutir a pauta da semana. De acordo com o presidente, serão debatidos os projetos remanescentes do mês e novos itens que serão analisados no encontro. Entre as matérias que podem ser votadas está o Projeto de Lei 1828/23, do deputado Rodrigo Gambale (Pode-SP), que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial em estações ferroviárias e rodoviárias, vagões, vias públicas e repartições públicas. O relator é o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Também pode entrar na pauta o Projeto de Lei 192/26, da ex-deputada Heloísa Helena (Rede-RJ), que fixa o tempo máximo de espera para atendimento de crianças e adolescentes na saúde. A relatora é a deputada Dra. Alessandra Haber (Pode-PA). Reportagem – Luiz Gustavo Xavier Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que reconhece a epilepsia como deficiência.

O texto continua em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece a epilepsia como deficiência para todos os efeitos legais. Pelo texto, a condição será considerada deficiência quando causar impedimentos de longo prazo de natureza mental ou neurológica, que ao interagir com barreiras sociais, dificultem a participação plena da pessoa na sociedade. O reconhecimento da condição dependerá de uma avaliação biopsicossocial a ser realizada por equipe multiprofissional da saúde para analisar o impacto da doença na vida do cidadão e a gravidade de suas crises. A comissão aprovou a versão do relator, deputado Márcio Honaiser (Solidariedade-MA), que reuniu em um só texto medidas previstas no Projeto de Lei 5962/25, da deputada Yandra Moura (União-SE); e no apensado, Projeto de Lei 364/26, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). "O texto reconhece que a limitação não está apenas na condição neurológica em si, mas principalmente nas barreiras sociais, atitudinais e ambientais que impedem a participação plena do indivíduo na sociedade", destacou Honaiser. A medida visa garantir que pessoas com epilepsia tenham acesso a direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como cotas no mercado de trabalho, benefícios sociais e adaptações em ambientes de ensino. Além disso, a proposta busca trazer segurança jurídica, unificando o entendimento dos tribunais e evitando que pacientes precisem recorrer à Justiça para obter direitos básicos, como prioridade de atendimento. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Murilo Souza Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto determina que câmaras municipais sejam informadas sobre obras federais e estaduais.

Pelo texto, a notificação detalhada deverá ocorrer em até cinco dias úteis após a assinatura do contrato ou autorização.

O Projeto de Lei 663/26 exige que os órgãos federais e estaduais informem as câmaras municipais sobre a execução de obras, serviços e programas nos municípios. Pelo texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, a notificação deverá ocorrer em até cinco dias úteis após a assinatura do contrato ou da autorização. Autor do projeto, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) afirmou que a execução direta de obras nos municípios é comum, mas a falta de comunicação dificulta o controle social. “A medida visa fortalecer a transparência administrativa”, disse. Principais pontos A proposta determina que a comunicação oficial, física ou eletrônica, precisará detalhar: o objeto executado; o valor total do investimento; a origem dos recursos; o cronograma físico-financeiro com prazos de início e conclusão; e a identificação da empresa contratada. Punições O texto estabelece ainda que o descumprimento da regra sujeitará o responsável a sanções administrativas. As punições deverão ser aplicadas sem prejuízo da comunicação aos órgãos de controle, para a adoção de outras providências. Próximos passos O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão debate permanência de estudantes com deficiência no ensino superior;

Parlamentar diz que o principal desafio é concluir o curso; MEC ressalta necessidade de adaptações pedagógicas e materiais adequados.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu, nesta terça-feira (23), o acesso e a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. O deputado Reginaldo Veras (PV-DF) afirmou que permanecer na universidade ainda é um desafio para muitos desses alunos. "Uma coisa é entrar na universidade, outra coisa é se manter nela. E as universidades brasileiras ainda não estão preparadas na questão de infraestrutura, de dar condições para que esse aluno não gaste sua energia correndo atrás de direitos e gaste sua energia com o processo de aprendizagem", resumiu o parlamentar. O representante do Ministério da Educação na audiência disse que os desafios enfrentados por esses estudantes vão além da acessibilidade física nas universidades. Segundo ele, a inclusão também depende de atitudes, adaptações pedagógicas e materiais adequados. Para apoiar os estudantes, o MEC desenvolve programas e materiais em parceria com as universidades. O objetivo é garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e a conclusão dos cursos com sucesso. Da TV Câmara Edição - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova uso de FGTS de agressor para indenizar vítima de violência doméstica.

O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5525/25, que permite o uso do FGTS do agressor para pagar indenizações a vítimas de violência doméstica. A medida busca garantir o cumprimento de sentenças judiciais definitivas, ou seja, quando não couber mais recurso da decisão. Na prática, a conta do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada para o cumprimento de condenação judicial definitiva que determine reparação por danos físicos, psicológicos, morais, sexuais ou patrimoniais resultantes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Parecer favorável A relatora, deputada Flávia Morais (MDB-GO), recomendou a aprovação da proposta que, segundo ela, ajuda a reduzir o desamparo econômico enfrentado pelas vítimas após o rompimento do ciclo de violência. “O governo já permite o uso do FGTS em situações excepcionais — como calamidade pública e renegociação de dívidas —, portanto, também deveria ser autorizado o saque para o pagamento de condenação definitiva por violência doméstica e familiar contra a mulher”, disse a relatora. Flávia Morais destacou ainda que a liberação dos valores dependerá sempre de uma ordem judicial expressa. Reparação efetiva O projeto é de autoria do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT). Segundo ele, a violência doméstica compromete a integridade física, psicológica e econômica da vítima, tornando necessária uma reparação pedagógica e efetiva. Próximas etapas A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.Reportagem – Murilo Souza Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias





GM amplia aporte em R$ 3,5 bilhões no Brasil e critica benefício de cotas que favorece BYD.

A ampliação, que representa um aumento de 50% em relação ao compromisso original de R$ 7 bilhões assumido pela montadora há dois anos, ocorr...