CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 24 de junho de 2026

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta de acesso a antecedentes criminais por violência doméstica.

 

Texto segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece normas para a consulta de antecedentes criminais relacionados a crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta aprovada restringe a consulta às informações públicas contidas em certidões criminais emitidas pelo Poder Judiciário. O acesso será limitado a condenações penais com decisão definitiva, conhecidas como transitadas em julgado. O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), ao PL 248/24, da deputada Silvye Alves (União-GO). A versão proíbe que constem da consulta informações sobre investigações em curso ou registros e anotações policiais. “É essencial preservar a presunção de inocência e impedir que informações ainda não submetidas a juízo definitivo sejam utilizadas de forma indevida, precipitada ou incompatível com as garantias constitucionais”, justificou Delegado Paulo Bilynskyj. Além disso, a proposta determina que a emissão das certidões deverá observar as regras de proteção de dados previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O projeto também prevê que órgãos competentes realizem campanhas de conscientização para que mulheres obtenham esse histórico criminal em casos de potencial vulnerabilidade. Mudanças O texto original permitia que entidades de defesa e proteção da mulher consultassem dados de antecedentes armazenados em sistemas de órgãos públicos de forma mais ampla para fins de conscientização e prevenção. O relator disse ter feito as mudanças para dar maior segurança jurídica ao texto. “O substitutivo equilibra valores igualmente relevantes. De um lado, a proteção da intimidade, da vida privada, da presunção de inocência e dos dados pessoais. De outro, a proteção da vida, da integridade física e da dignidade das mulheres em situação de potencial vulnerabilidade”, explicou Bilynskyj. Próximos passos A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Medida provisória ajusta programa de crédito para micro e pequenas empresas.

Texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado para virar lei.

O Congresso Nacional analisa medida provisória (MP 1371/26) que modifica outra MP editada em abril (MP 1354/26) que incluiu crédito extraordinário de R$ 17 bilhões no Orçamento de 2026. O crédito foi aberto para o financiamento de caminhões novos por pessoas físicas e empresas e para ofertar garantias de crédito para micro e pequenas empresas. A MP 1371/26 tem o objetivo de dar novo nome à ação orçamentária relativa às garantias. “A denominação da programação não mencionava os microempreendedores, foco desde sempre do FGI [Fundo Garantidor para Investimentos], e sequer a hipótese de emprego do FGI para os trabalhadores autônomos”, justificou o governo na mensagem que acompanha o texto. Portanto, foi trocado o título “Integralização de cotas do Fundo Garantidor para Investimentos para Pequenas e Médias Empresas no âmbito do Programa Emergencial de Acesso a Crédito” para “Integralização de cotas do Fundo Garantidor para Investimentos no âmbito do Programa Emergencial de Acesso a Crédito”. Próximos passos A MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada no Congresso Nacional para virar lei. O texto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelos plenários da Câmara e do Senado. Reportagem – Silvia Mugnatto Edição – Marcelo Oliveira Fonte: Agência Câmara de Notícias


terça-feira, 23 de junho de 2026

CÂMARA DOS DEPUTADOS Relator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões.

Deputados e representantes de entidades discutiram atualização dos limites de faturamento e impactos para micro e pequenas empresas.

O relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que atualiza os limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), afirmou que continuará negociando com o governo a atualização dos limites das seis faixas do Simples Nacional. Segundo Goetten, o governo sinalizou apenas a atualização do limite de faturamento do MEI, de R$ 81 mil para R$ 130 mil. O deputado participou do programa Câmara pelo Brasil, que debateu o tema em Belo Horizonte (MG). Para o parlamentar, o teto máximo do Simples Nacional deve passar de R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões. A mudança, segundo ele, compensaria a atualização parcial feita em 2012 e a ausência de reajustes desde 2016. O relator também defendeu a redução de 12 para 2 meses do prazo máximo para que um MEI permaneça inadimplente sem ser excluído do sistema. Segundo Goetten, a inadimplência dos MEIs soma cerca de R$ 3 bilhões.O presidente da Fecomércio Minas Gerais, Nadim Donato, afirmou que aceitaria um teto máximo de R$ 6 milhões para o Simples Nacional, caso isso facilite as negociações com o governo. O deputado Domingos Sávio (PL-MG) afirmou que o compromisso do governo de enviar uma proposta própria pode facilitar as negociações. “Quando o governo manda, você fica com a legitimidade do Parlamento de aprimorar o projeto, mas a autoria é do governo. Então não há o que se falar em inconstitucionalidade. Portanto, nós não estaríamos fazendo o que de fato é inconstitucional, que é o Parlamento tomar a iniciativa de fazer renúncia fiscal”, afirmou. Contratação de trabalhadores O presidente da Federaminas, Valmir da Silva, também citou dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas, entre elas a contratação de trabalhadores. “A mão de obra está difícil, a concorrência é grande porque tem pouca mão de obra. E aí eu pergunto, por que a mão de obra está difícil? Nós já sabemos um pouco da resposta. Programas sociais com entrada e não com saída”, afirmou. O superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, afirmou que o crescimento do número de trabalhadores registrados como MEIs tem impacto nas contas da Previdência Social. Segundo ele, esse movimento ocorre ao mesmo tempo em que o sistema previdenciário enfrenta os efeitos do envelhecimento da população e do aumento de trabalhadores vinculados a plataformas digitais. Reportagem - Silvia Mugnatto Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Operadores de telemarketing denunciam precarização do trabalho e pedem regulamentação da profissão.

Audiência discutiu condições de trabalho, saúde ocupacional e projetos de lei para a categoria.

Operadores de telemarketing denunciaram violações trabalhistas e defenderam a aprovação de projetos de lei para regulamentar a profissão durante audiência realizada nesta terça-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. Representantes dos trabalhadores afirmaram que as propostas enfrentam resistência de empresários do setor. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sintetel-RS), Crislaine Carneiro, afirmou que a precarização atinge cerca de 1,5 milhão de teleoperadores no País. “De norte a sul, é muito parecido: o nosso setor tem uma cultura de exploração. E é uma exploração que está descabida. O lucro que essas empresas vêm fazendo em cima do adoecimento mental dos trabalhadores é desumano, é surreal. O Estado brasileiro tem que cumprir o papel de garantir os direitos mínimos para esses trabalhadores”, disse.Fiscalização O Conselho Nacional de Direitos Humanos fiscalizou as condições de trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Segundo o relatório, foram identificados problemas como falta de equipamentos, metas consideradas abusivas, terceirização elevada e baixos valores de auxílio-alimentação. O documento também registra relatos de assédio moral, limitação do tempo para uso do banheiro e altos índices de adoecimento. Entre os problemas citados estão casos de síndrome do pânico e síndrome de burnout. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de São Paulo (Sintetel-SP), Angélica Pereira, afirmou que essas situações fazem parte da rotina dos operadores. “Isso adoece fisicamente, isso adoece emocionalmente. Muitas pessoas começam a desenvolver perdas auditivas, não conseguem permanecer nesse tipo de atuação por muito tempo sem que haja uma deploração da sua própria saúde e da sua vida pessoal.”Regulamentação profissiona.Representantes sindicais e integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos defenderam a regulamentação da profissão. Entre as medidas propostas estão: piso salarial nacional; jornada de 6 horas diárias de atendimento; escala de trabalho 5x2; parâmetros de proteção à saúde; adicionais de insalubridade e penosidade. Representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenattel) e presidente do Sintetel-RN, Iara Martins afirmou que a legislação atual não acompanha as mudanças do setor. “A legislação para proteger essa categoria está desfocada da realidade, dado o avanço imenso da tecnologia nesse setor.” Posição das empresas O vice-presidente regulatório da Federação Nacional das Empresas de Infraestrutura de Telecomunicações e Tecnologia (Feninfra), José Américo, alertou para possíveis efeitos da regulamentação. “Ao querer proteger o trabalhador, pode estar criando uma regra de estimular a robotização e reduzir os postos de trabalho dentro de uma atividade que é importante socialmente”, afirmou.Perfil da categoria Dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostram que o Brasil tem 407 mil teleoperadores ativos. Segundo os números apresentados na audiência: 67% são mulheres; 61% são pessoas negras; a idade média varia entre 31 e 33 anos; a remuneração média fica entre R$ 1.685 e R$ 1.897. Projeto de lei A deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, defendeu a regulamentação profissional dos teleoperadores. Ela citou o Projeto de Lei 2196/25, apresentado pelo deputado Reimont (PT-RJ), em análise pela Câmara dos Deputados. “Precisa ter um piso nacional pela complexidade e pela dimensão da tarefa. Nós temos esse projeto do Reimont e é preciso que a gente o faça avançar, porque ele é terminativo nas comissões: se não houver recurso, ele estará pronto para ir ao Senado”, disse a deputada. Próximos passos Erika Kokay também sugeriu: a criação de um observatório sobre a saúde dos operadores de telemarketing; o reforço da fiscalização trabalhista; e a instalação de uma mesa permanente de negociação entre trabalhadores, empresários e governo. Segundo a deputada, o objetivo é buscar consensos para melhorar as condições de trabalho da categoria. Reportagem - José Carlos Oliveira Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias





CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil.

 

Projeto de lei está em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5943/25, que assegura a proteção da diversidade sexual e de gênero, a prevenção de discriminações e a promoção da inclusão de indígenas LGBTIA+. O texto acrescenta a proteção no Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). A autora do projeto, deputada Duda Salabert (Psol-MG), afirmou que a intenção é reparar uma dívida histórica com os povos originários e com pessoas que "ousam existir fora das normas impostas pela colonização". Para a relatora, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), a proposta pretende assegurar maior proteção e reconhecimento às pessoas indígenas LGBTIA+. "No contexto brasileiro, combater a discriminação contra indígenas LGBTIA+ significa afirmar que os povos indígenas não podem ser compreendidos como uma categoria homogênea", disse. Direitos e proteções O projeto garante às pessoas indígenas, independentemente de identidade de gênero, orientação sexual ou características sexuais, a plena fruição de todos os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. Fica vedada qualquer forma de discriminação, violência, expulsão do território ou exclusão por essas razões. O texto reconhece que os povos indígenas possuem formas próprias de vivenciar gênero e sexualidade, e estabelece que tradições culturais não podem ser usadas para justificar violações de direitos humanos. Saúde, educação e cultura Na área da saúde, os programas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverão coletar dados sobre identidade de gênero e orientação sexual de forma segura e confidencial. O projeto prevê ainda ações de saúde mental; prevenção ao suicídio; atendimento integral à população indígena LGBTIA+, incluindo saúde sexual, reprodutiva e serviços de afirmação de gênero para pessoas trans; e capacitação de profissionais para atendimento humanizado. Na educação, as escolas indígenas deverão incorporar conteúdos sobre direitos humanos e diversidade de gênero, além de adotar medidas contra o bullying. A elaboração desses conteúdos deverá contar com a participação de lideranças e organizações indígenas, incluindo coletivos de mulheres, jovens e LGBTIA+.Na cultura, o poder público deverá fomentar a produção, preservação e difusão da arte e da memória relativas à diversidade sexual e de gênero nos povos indígenas, por meio de editais, mostras, festivais, publicações e registros audiovisuais, respeitando a autodeterminação dos povos e a gestão compartilhada com organizações representativas. Proteção emergencial O projeto cria mecanismo específico de proteção para indígenas expulsos ou ameaçados de expulsão de seus territórios em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Nesses casos, o Estado deverá oferecer abrigo seguro emergencial, apoio psicossocial, preservação dos direitos territoriais e culturais, e medidas para garantir o retorno seguro ao território de origem. Se o retorno não for possível, será assegurada realocação assistida para outro território ou local seguro. O atendimento será prioritário e integrado entre órgãos indigenistas, de direitos humanos, de segurança pública e de assistência social. Participação e dados Os conselhos e comissões de políticas públicas para povos indígenas deverão garantir representação plural, com presença de mulheres, jovens e indígenas LGBTIA+. Os órgãos federais também ficam obrigados a incluir recortes de orientação sexual e identidade de gênero na coleta e divulgação de dados estatísticos sobre povos indígenas, respeitadas a autodeclaração e a privacidade. Dia Tybyra O projeto institui o Dia Tybyra de Orgulho e Memória Indígena LGBTI+, a ser celebrado anualmente em 19 de maio. A data homenageia Tybyra, indígena executado no século 17 por sua homossexualidade – caso citado pela autora como símbolo da violência colonial contra a diversidade indígena. Próximos passos A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias




CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto libera fundos de pensão de limite de juros em empréstimos.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 237/26 afasta o limite de juros para empréstimos dos fundos de pensão aos seus participantes. O texto em análise na Câmara dos Deputados impede a aplicação da Lei da Usura, que prevê taxa máxima de 12% ao ano. Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), autor da proposta, a ideia é proteger as futuras aposentadorias. Ele afirma ainda que entidades fechadas de previdência complementar não buscam lucro, mas precisam rentabilizar os seus recursos. Tadeu Veneri ressalta que, atualmente, a Justiça tem limitado os juros cobrados pelos fundos de pensão a 12% ao ano. Para ele, isso ameaça o equilíbrio dos planos de benefícios e pode resultar em contribuições extras dos participantes. Alteração em lei A proposta altera a Lei 14.905/24, que trata da aplicação de juros e correção monetária nos contratos, para incluir os fundos de pensão na lista de exceções à Lei da Usura. Hoje, bancos e outras instituições financeiras integram a relação.“A submissão às restrições da Lei da Usura desvirtua a função institucional dessas entidades, inviabiliza a rentabilização dos ativos e reduz a capacidade de cumprir as metas atuariais”, diz Tadeu Veneri.Próximos passos O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


Fabio Cannavaro diz que Uzbequistão tem "armas" para surpreender Portugal.

Técnico italiano elogiou Cristiano Ronaldo e a qualidade do elenco português, mas afirmou que sua equipe tem condições de competir em alto nível e buscar um resultado positivo na segunda rodada da Copa do Mundo de 2026.

O técnico da seleção do Uzbequistão, Fabio Cannavaro, acredita que sua equipe tem condições de surpreender Portugal na Copa do Mundo de 2026, apesar de reconhecer a força da equipe comandada por Roberto Martínez.Em entrevista coletiva realizada em Houston, nos Estados Unidos, na véspera da partida válida pela segunda rodada do Grupo K, o treinador italiano classificou Portugal como uma das seleções mais fortes do torneio. "Estamos falando de uma das melhores equipes desta Copa do Mundo. Portugal tem um dos melhores meio-campos do mundo e conta com um dos maiores atacantes da história do futebol. Precisaremos jogar como um verdadeiro time. Se não formos organizados e unidos, não teremos chances", afirmou. Mesmo diante do favoritismo português, Cannavaro demonstrou confiança na capacidade de sua equipe de competir em alto nível e buscar um resultado positivo. "Quando jogamos de forma compacta e concentrada, somos capazes de enfrentar qualquer seleção. Não vamos apenas nos defender. Temos nossas próprias armas para criar oportunidades e marcar gols. Sabemos que, neste nível, qualquer erro pode ser decisivo. Mas não temos nada a perder. Esta é a nossa primeira Copa do Mundo", declarou. Campeão mundial com a Itália em 2006, o ex-zagueiro destacou a qualidade do elenco português e elogiou especialmente Cristiano Ronaldo. "Ele consegue marcar de qualquer maneira: em cobranças de falta, contra-ataques e até em escanteios. Mas Portugal não é apenas Cristiano Ronaldo. A equipe tem excelentes jogadores, inclusive no banco de reservas. É uma seleção que gosta de controlar a posse de bola e ditar o ritmo da partida. Sabemos que, quanto mais o tempo passar, maior pode ser a pressão sobre eles, e podemos tentar explorar isso", disse. Questionado sobre a possibilidade de escalar Khusanov, zagueiro do Manchester City e principal destaque do Uzbequistão, para uma marcação individual sobre Cristiano Ronaldo, Cannavaro preferiu não revelar seus planos. "Vou pensar nisso esta noite", respondeu, sorrindo. Portugal e Uzbequistão se enfrentam nesta terça-feira (23), no NRG Stadium, em Houston, pela segunda rodada do Grupo K da Copa do Mundo de 2026. Após a primeira rodada, a Colômbia lidera a chave com três pontos. Portugal e República Democrática do Congo somam um ponto cada, enquanto o Uzbequistão ainda busca seus primeiros pontos na competição. A Copa do Mundo de 2026, a primeira da história com 48 seleções participantes, está sendo disputada nos Estados Unidos, México e Canadá e seguirá até 19 de Julho.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Brasil bate recorde de passageiros em voos nacionais e internacionais.

Mais de 54 milhões de passageiros viajaram de avião no país ou para o exterior entre Janeiro e Maio de 2026. Os resultados representam os melhores números da série histórica e refletem o crescimento do turismo e da demanda por viagens corporativas.

O número de passageiros transportados pela aviação comercial brasileira bateu recordes nos cinco primeiros meses de 2026, impulsionado pelo crescimento do turismo e pela maior demanda por viagens corporativas.Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, entre janeiro e maio, cerca de 42 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos no país. O volume representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 39,8 milhões de embarques e desembarques. Segundo o Ministério do Turismo, é a primeira vez que o Brasil supera a marca de 42 milhões de passageiros em voos nacionais nos cinco primeiros meses do ano desde o início da série histórica. O desempenho também foi recorde em maio. Mais de 8,3 milhões de pessoas utilizaram o transporte aéreo doméstico no período, um aumento de 2% na comparação com Maio de 2025. O resultado é o maior já registrado para o mês desde o início do levantamento, em 2000. O mercado internacional também apresentou forte crescimento. Entre janeiro e maio, 12,8 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos entre o Brasil e outros países, alta de 10% em relação aos 11,6 milhões registrados no mesmo intervalo do ano passado. Somente em maio, o tráfego internacional alcançou 2,23 milhões de passageiros, número 5% superior aos 2,13 milhões contabilizados no mesmo mês de 2025. De acordo com o Ministério do Turismo, os resultados refletem o aumento da conectividade aérea e a maior procura por viagens nacionais e internacionais. O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que os números demonstram o fortalecimento do setor e os efeitos das políticas voltadas para a ampliação da malha aérea e o incentivo às viagens. "O crescimento do número de passageiros mostra a força do turismo brasileiro e o impacto positivo das ações que ampliam a oferta de voos e facilitam o deslocamento de turistas e viajantes de negócios", afirmou.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Messi faz história, Haaland brilha e temporal marca o 12º dia da Copa.

O 12º dia da Copa do Mundo de 2026 teve Lionel Messi se tornando o maior artilheiro da história dos Mundiais, a classificação antecipada da Noruega com dois gols de Haaland e a vitória da França sobre o Iraque em uma partida marcada por mais de duas horas de paralisação devido a uma tempestade.

O 12º dia da Copa do Mundo de 2026 foi marcado por muitos gols, recordes históricos e uma partida interrompida por condições climáticas.O grande destaque da rodada ficou por conta de Lionel Messi. O argentino marcou mais uma vez e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, considerando apenas gols em fases finais do torneio. Com 17 gols, o camisa 10 ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que encerrou a carreira com 16. Outro protagonista do dia foi Kylian Mbappé. O atacante francês balançou as redes na partida entre França e Iraque e seguiu sua escalada na lista dos maiores goleadores da história dos Mundiais. No entanto, o duelo ganhou contornos inesperados. Com a França em vantagem no placar, uma forte tempestade acompanhada de raios e trovoadas obrigou a organização a interromper a partida, que ficou paralisada por horas antes de ser retomada. A Noruega também garantiu vaga na fase eliminatória ao vencer Senegal por 3 a 2, em partida válida pela segunda rodada do Grupo I. O destaque foi Erling Haaland, que marcou dois gols e comandou a vitória da seleção nórdica. Marcus Pedersen abriu o placar para os noruegueses aos 43 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Haaland ampliou aos 48 e voltou a marcar aos 58. Pelo lado senegalês, Ismaïla Sarr balançou as redes duas vezes, aos 53 minutos e nos acréscimos, mas não evitou a derrota. Com o resultado, a Noruega chegou aos seis pontos e garantiu a classificação para a próxima fase, igualando a pontuação da França, que também já assegurou vaga. Senegal e Iraque seguem sem pontuar, mas ainda mantêm chances de classificação na última rodada. Confira na galeria de fotos os principais momentos que marcaram o 12º dia da Copa do Mundo de 2026.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Instagram testa versão para TV e flerta com ideia de concorrer com YouTube.

A Meta vai disponibilizar o Instagram para TV primeiro em aparelhos da Samsung nos EUA. O app passa a funcionar em Samsung Smart TVs no país a partir desta segunda-feira (22), em modelos de 2020 em diante.

 O Instagram ampliou testes do app para a TV e passou a explorar formatos mais comuns do YouTube, como vídeos horizontais, séries e transmissões ao vivo.A Meta vai disponibilizar o Instagram para TV primeiro em aparelhos da Samsung nos EUA. O app passa a funcionar em Samsung Smart TVs no país a partir desta segunda-feira (22), em modelos de 2020 em diante. O aplicativo também já está em outros sistemas de TVs conectadas no mercado americano. Segundo a empresa, a versão para TV já roda em Amazon Fire TV e Google TV, o que amplia o alcance do Instagram na sala de estar. A Meta diz que a experiência na TV costuma ser coletiva e quer incentivar o consumo em grupo. A empresa afirma que está testando recursos para facilitar descobrir vídeos juntos, retomar o que a pessoa estava assistindo no celular e compartilhar a experiência com quem está na mesma sala. Entre os testes, a Meta cita canais organizados por interesses para ajudar a escolher o que ver. A ideia é agrupar conteúdos por temas como comédia, esportes e criadores, para reduzir a "disputa pelo controle" e acelerar a escolha do vídeo. Empresa também testa levar mais formatos do Instagram para a tela grande, como Stories. A proposta é permitir que usuários vejam publicações de amigos e criadores sem precisar se reunir em torno do celular. FORMATOS QUE APROXIMAM O INSTAGRAM DO YOUTUBE A Meta afirma que está testando uma área dedicada para vídeos horizontais no app de TV. A empresa diz que quer facilitar o consumo de conteúdos pensados para a tela grande e dar mais opções para criadores alcançarem público nesse formato. O plano inclui explorar vídeos mais longos, com conteúdo de criadores em maior duração. Segundo a Meta, a intenção é permitir histórias mais profundas e conexões mais fortes com a audiência quando o consumo acontece na TV. Empresa também fala em séries episódicas e transmissões ao vivo na TV. A Meta diz que estuda formatos em capítulos, distribuídos em vários episódios, e a possibilidade de levar lives para a tela grande para aumentar a participação em tempo real. O formato é semelhante ao do YouTube. A Meta afirma que está trabalhando com criadores para definir o que funciona melhor na TV. A empresa diz que ainda está no começo de entender como deve ser o vídeo social na sala de estar e que pretende lançar novos formatos aos poucos.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.


Comer frutas no jantar pode ajudar a controlar a glicose, aponta estudo.

Pesquisa realizada com adultos obesos mostrou que o consumo de frutas à noite está associado a uma melhor resposta glicêmica durante o sono, contrariando a ideia de que esse hábito prejudica a saúde metabólica.

Consumir frutas no jantar pode ajudar a melhorar o controle da glicose durante a noite em adultos com obesidade, segundo um estudo liderado pela Universidade de Granada, na Espanha. Os resultados contrariam a crença amplamente difundida nas redes sociais de que comer frutas à noite faria mal à saúde por causa do açúcar presente nesses alimentos.A pesquisa, publicada na revista científica Clinical Nutrition, avaliou a relação entre os alimentos consumidos nas principais refeições do dia e a resposta glicêmica apresentada posteriormente por adultos com obesidade. Os pesquisadores observaram que cafés da manhã com maior presença de frutas, laticínios, café ou chá sem açúcar e fontes de proteína foram associados a uma menor variabilidade glicêmica ao longo do dia, um indicador considerado positivo para a saúde metabólica. Por outro lado, almoços ricos em carboidratos estiveram relacionados a oscilações maiores nos níveis de glicose. No jantar, os resultados mostraram que uma maior ingestão de frutas esteve associada a um melhor controle glicêmico durante a noite. Já o consumo de bebidas alcoólicas, carnes processadas e alimentos preparados com farinha refinada, como pães e massas, apresentou efeito contrário. Segundo os autores, um dos principais diferenciais do estudo foi a análise detalhada da alimentação em condições reais do dia a dia, e não em ambientes laboratoriais controlados. Para isso, os participantes utilizaram durante 14 dias um monitor contínuo de glicose, dispositivo que acompanha em tempo real as variações dos níveis de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, os pesquisadores registraram detalhadamente os alimentos consumidos no café da manhã, almoço e jantar. Com essas informações, foi possível relacionar cada refeição à resposta glicêmica observada nas horas seguintes, oferecendo uma visão mais próxima da realidade dos hábitos alimentares da população. Juan José Martín Olmedo, pesquisador da Universidade de Granada e principal autor do estudo, afirmou que os resultados reforçam os benefícios do consumo de frutas, inclusive no período da noite. "Uma narrativa alarmista se espalhou pelas redes sociais, demonizando o açúcar das frutas e desencorajando seu consumo, especialmente à noite. No entanto, nossos dados mostram exatamente o contrário", destacou. O pesquisador explicou que os benefícios das frutas vão além do teor de açúcar, já que elas também contêm fibras e compostos bioativos que ajudam a promover uma resposta glicêmica mais equilibrada. "Em uma população com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, deixar de consumir frutas por medo infundado pode até ser contraproducente", afirmou Martín.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Celular sem espaço? Veja os aplicativos que você pode apagar.

Especialistas recomendam começar a limpeza pelos aplicativos pouco usados ou esquecidos no aparelho. Medida pode liberar memória, melhorar o desempenho do dispositivo e evitar alertas constantes de armazenamento cheio.

Seu celular vive exibindo alertas de que o armazenamento está cheio? Antes de apagar fotos, vídeos ou documentos importantes, especialistas recomendam começar a limpeza por aplicativos que ocupam espaço e raramente são utilizados.Segundo orientações publicadas pelo jornal The New York Times, muitos aparelhos acumulam programas instalados de fábrica que acabam esquecidos pelos usuários, mas continuam consumindo memória e recursos do sistema. A quantidade desses aplicativos varia conforme a marca do aparelho, a operadora e o sistema operacional utilizado. Em alguns casos, eles podem ser removidos. Em outros, apenas desativados ou ocultados. Confira algumas medidas que podem ajudar a liberar espaço no celular: 1. Verifique quais aplicativos ocupam mais memória O primeiro passo é acessar as configurações de armazenamento do aparelho. Tanto Android quanto iPhone oferecem ferramentas que mostram quais aplicativos estão instalados e quanto espaço cada um está utilizando. Essa análise permite identificar programas pouco usados que podem ser removidos sem prejudicar o funcionamento do dispositivo. 2. Exclua aplicativos que não utiliza Após identificar os aplicativos desnecessários, é possível removê-los diretamente pelas configurações do aparelho. No iPhone, por exemplo, o usuário pode optar por desinstalar o aplicativo, preservando dados pessoais para uma futura reinstalação, ou apagá-lo completamente, removendo também todas as informações armazenadas. Outra opção é excluir aplicativos diretamente da tela inicial ou da biblioteca de apps. 3. Desative aplicativos que não podem ser apagados Alguns aplicativos nativos não podem ser removidos do aparelho. Nesses casos, a recomendação é desativá-los ou arquivá-los. Ao serem desativados, eles deixam de funcionar em segundo plano, não recebem atualizações e deixam de consumir recursos do sistema. Já o arquivamento remove parte dos arquivos do aplicativo, mas mantém dados e configurações para uma eventual reinstalação. Além de liberar espaço, a limpeza periódica de aplicativos pode ajudar a melhorar o desempenho do celular e facilitar a organização do aparelho, especialmente para quem costuma instalar muitos programas ao longo do tempo.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.

Arrancar cabelo branco faz nascer mais fios? Dermatologista esclarece.

Especialistas explicam por que retirar um fio grisalho não aumenta o surgimento de outros cabelos brancos, mas alertam para os riscos de repetir o hábito com frequência no mesmo local.

Muita gente acredita que arrancar um cabelo branco faz nascer vários outros no mesmo lugar. A ideia é bastante popular, mas, segundo especialistas, não passa de um mito.De acordo com o dermatologista Poonam Saini, retirar um fio grisalho não influencia o crescimento dos demais cabelos ao redor. Isso porque cada fio nasce de um folículo capilar independente, sem qualquer ligação direta com os fios vizinhos. "Existe a crença de que, ao arrancar um cabelo branco, vários outros surgirão no lugar. Isso simplesmente não acontece", explicou o médico ao site Only My Health. Segundo o especialista, quando um cabelo branco é arrancado, o máximo que pode ocorrer é o nascimento de um novo fio no mesmo folículo. E, na maioria dos casos, ele também será branco. "Quando o fio volta a crescer, tende a manter a mesma coloração porque as células responsáveis pela pigmentação daquele folículo já deixaram de funcionar", afirmou. Embora arrancar um cabelo branco ocasionalmente não represente um problema, transformar esse hábito em rotina pode trazer consequências para o couro cabeludo. O dermatologista alerta que a remoção frequente de fios na mesma região pode causar irritação, vermelhidão e até aumentar o risco de infecções locais. Em alguns casos, o dano ao folículo pode ser permanente, comprometendo o crescimento de novos fios. "O trauma repetitivo pode enfraquecer ou até impedir que o folículo volte a produzir cabelo normalmente", explicou. Trocar de shampoo faz bem ao cabelo? Outro tema que costuma gerar dúvidas é a necessidade de trocar de shampoo regularmente. Segundo o dermatologista Kisalay Saurav, alternar os produtos de tempos em tempos pode trazer benefícios em determinadas situações, principalmente quando há mudanças climáticas ou alterações na oleosidade do couro cabeludo. A troca também pode ajudar na remoção de resíduos acumulados e na adaptação do tratamento às necessidades atuais dos fios. Por outro lado, mudanças frequentes demais podem provocar irritações e alterar o equilíbrio natural do couro cabeludo. "Em algumas pessoas, isso pode causar coceira, descamação ou até aumento da oleosidade", explicou o especialista. Por isso, não existe uma regra que determine a troca periódica do shampoo. A recomendação é observar como o cabelo e o couro cabeludo reagem ao produto utilizado e buscar orientação profissional caso surjam sinais de irritação, ressecamento ou desconforto.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.


Fotógrafo é sequestrado e queimado após ser vítima de golpe do amor em SP.

Homem de 42 anos foi atraído por um falso perfil em aplicativo de relacionamento, sequestrado por criminosos e mantido em cativeiro em Osasco. Durante o crime, sofreu agressões, queimaduras e foi obrigado a realizar transferências que somaram cerca de R$ 20 mil.

Um fotógrafo de 42 anos foi sequestrado, ameaçado, agredido e queimado, em Osasco, na Grande São Paulo, depois de cair no chamado golpe do amor, na noite de domingo (21).Ele usou um aplicativo de relacionamento para marcar o encontro com um homem que se passava por gerente de supermercado, mas na verdade era membro de uma quadrilha Eles combinaram de se encontrar na avenida Sport Club Corinthians Paulista. Ao chegar ao local, o fotógrafo foi surpreendido por cinco criminosos, que o renderam. A vítima foi levada para um cativeiro em área de mata e mantida refém. O fotógrafo foi ameaçado de morte, sofreu agressões e queimaduras com barras de ferro. Ele foi obrigado a desbloquear o celular entregá-lo aos criminosos. Em entrevista à TV Record, o fotógrafo contou que os homens entraram em suas contas e fizeram diversas transações via Pix, que somaram cerca de R$ 20 mil. O segurança de um pronto-socorro, que fica próximo do cativeiro para o qual o fotógrafo foi levado, estranhou a movimentação e acionou a Polícia Militar. De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), os militares localizaram seis suspeitos. Um deles estava armado e teria apontado a arma para os agentes, que atiraram. Ele foi baleado e levado ao Hospital Regional de Osasco, onde permaneceu internado sob escolta. Os outros suspeitos conseguiram fugir. Foram apreendidos um revólver com numeração raspada, munições e dois aparelhos celulares. O caso foi registrado como roubo qualificado, lesão corporal decorrente de intervenção policial, legítima defesa e apreensão de objetos, no 5º DP de Osasco. As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos. Saiba evitar o golpe do amor. E o que fazer se caiu nele Fique atento ao golpe Conheça alguns padrões relacionados ao estelionato sentimental O golpista ou a quadrilha fisga a vítima nas redes sociais ou em aplicativos de namoro, onde as pessoas estão mais abertas a se relacionar Utiliza fotografia de outra pessoa e diz ser estrangeiro. Quando a conversa migra para o WhatsApp, o número costuma ser internacional, o que dificulta sua rastreabilidade pela polícia Trata a pessoa com gentileza e faz aproximações românticas, demonstrando interesse em relacionamento sério e vontade de morar no Brasil Dificulta chamadas por vídeo ou encontros físicos Fala sobre dinheiro, seja contando uma situação dramática, solicitando empréstimo ou convidando a pessoa a investir Em golpes mais orquestrados, cria páginas falsas na internet -como de logística, em casos que pretende enviar uma remessa para o Brasil NÃO CAIA NO GOLPE DO AMOR Veja dicas para se relacionar em aplicativos de namoro ou em redes sociais Não fale sobre dinheiro Jamais compartilhe dados bancários ou faça qualquer transação como PIX e transferência a pessoas com quem você só se relaciona pela internet. Às vezes, o golpista não tem pressa e conversa por meses com a vítima para obter confiança Sempre desconfie Cheque informações da pessoa na internet: aplicativos como o Google Lens (disponível em celulares Android) ou Live Text (na Apple) permitem que você escaneie ou tire uma foto do perfil com quem conversa e encontre links relacionados a ele na internet Se informe sobre segurança nos apps Aplicativos de namoro têm páginas sobre segurança digital, física e sobre orientação para denúncias Denuncie Não tenha receio de denunciar comportamentos suspeitos e/ou ofensivos Faça chamadas por vídeo no app Mesmo que alguns criminosos consigam forjar, tente ver o rosto da pessoa em uma chamada de vídeo e confirmar se é a mesma pessoa da foto Opte por recursos de verificação No Tinder, perfis com tíque azul são genuínos porque passaram por uma comprovação de identidade; é desejável que todos solicitem essa verificação na plataforma Não caia na conversa de remessas presas na alfândega Em casos de supostas remessas trancadas pela Receita, veja se a empresa está habilitada no Brasil. A autoridade alerta que o pagamento de tributos nunca ocorre por meio de depósito/transferência em conta-corrente e que remessas expressas (courier) ocorrem só em empresas habilitadas pelo órgão Não invista seu dinheiro por meio desse contato Só invista em criptomoedas de forma independente: procure uma corretora brasileira credenciada e conheça seu agente Não clique em links suspeitos Não abra links enviados por alguém que você não conhece, especialmente em supostos convites de investimentos em criptomoedas ou de doações Virei alvo de um golpista. O que faço? Se você identificou que é vítima de um esquema, é possível ajudar outras pessoas antes de desmascarar o criminoso Entre em contato com a polícia Se você viu que a identidade da pessoa com quem conversa é falsa, entre em contato com a delegacia mais próxima para entender como pode colaborar. As delegacias de cibercrime são as mais indicadas. Abaixo, a lista por capital Denuncie e bloqueie Evite entrar em discussões. Após orientação da polícia, denuncie o perfil à plataforma e bloqueie de seus aplicativos.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Influenciadora de 27 anos morre após acidente de carro em Volta Redonda.

Anna Clara de Souza Rocha, que atuava com mentorias e cursos de marketing digital, chegou a ser socorrida após o veículo capotar, mas não resistiu aos ferimentos. Caso gerou comoção entre seguidores e alunos nas redes sociais.

Uma publicação de Ana Castela movimentou as redes sociais nesta semana e levantou especulações entre os fãs sobre uma possível indireta envolvendo Zé Felipe e Virginia Fonseca.A repercussão começou após uma entrevista concedida pelo cantor ao portal LeoDias. Durante a conversa, Zé Felipe falou sobre a relação que mantém com Virginia após o fim do casamento e afirmou que os dois continuam muito próximos. Segundo o artista, a influenciadora segue sendo uma das pessoas mais importantes de sua vida. Ele contou que ambos conversam com frequência e mantêm uma amizade baseada em apoio e confiança mútua. Pouco depois da entrevista ganhar repercussão, Ana Castela publicou um vídeo no TikTok cantando um trecho da música "Cadeira Cativa", da dupla Zé Neto & Cristiano. A escolha da canção chamou a atenção dos seguidores por causa da letra, que fala sobre amizade, reencontros e a possibilidade de um relacionamento acontecer no futuro. A publicação rapidamente gerou comentários de fãs que associaram a mensagem da música às declarações recentes de Zé Felipe sobre a ex-esposa. Muitos internautas interpretaram o vídeo como uma possível provocação ou indireta, embora a cantora não tenha citado nomes nem feito qualquer comentário sobre o assunto. Nas redes sociais, as reações foram imediatas. Enquanto alguns seguidores disseram ter percebido uma mensagem nas entrelinhas, outros aproveitaram para relembrar o antigo relacionamento entre Ana Castela e o cantor e até torceram por uma reconciliação. Nem Ana Castela nem Zé Felipe se pronunciaram sobre as interpretações dos fãs. Até o momento, a repercussão segue baseada apenas nas especulações geradas pela coincidência entre a entrevista e a publicação da cantora.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Preso por estupro, Thiago Brennand vai se casar com a própria advogada.

Empresário cumpre pena em regime fechado no interior de São Paulo e participará da cerimônia por procuração. Karina Kufa, que assumiu sua defesa há quatro meses, afirma acreditar na inocência do futuro marido.

Condenado por estupro e preso desde 2023, o empresário Thiago Brennand vai se casar com a advogada Karina Kufa, responsável por sua defesa. A cerimônia está marcada para o próximo dia 2 e será realizada por procuração, já que Brennand cumpre pena em regime fechado na Penitenciária de Potim, no interior de São Paulo.A informação foi divulgada pela jornalista Mônica Bergamo. Atualmente, Brennand cumpre pena de oito anos de prisão após condenação por estupro. Segundo o relato da vítima, os abusos ocorreram ao longo de três semanas durante um relacionamento com o empresário. Karina Kufa afirmou que passou a integrar a equipe de defesa de Brennand há cerca de quatro meses e disse acreditar que ele é inocente. Segundo a advogada, o relacionamento entre os dois surgiu durante os encontros realizados no parlatório da unidade prisional. Ela contou que o casal nunca teve contato físico e que o vínculo foi construído durante conversas realizadas através do vidro da prisão. "Foi uma paixão pelas palavras. Me apaixonei pelo intelecto dele", afirmou. "Sabe quando a pessoa é o seu espelho? Foi um acontecimento de Deus, um encontro de almas e de intelecto. Com ele, consigo conversar de igual para igual." A advogada também declarou que pretende continuar atuando para tentar reverter a condenação do futuro marido. "Se Deus quiser, vamos tirá-lo logo de lá. E Deus há de querer", disse. Karina afirmou ainda que a imagem pública de Brennand não corresponde ao homem que conheceu durante as conversas na prisão. Segundo ela, muitas pessoas criaram uma percepção negativa do empresário, enquanto ela o considera uma pessoa inteligente e interessante. Preso há cerca de três anos, Brennand, de acordo com a advogada, permanece confiante na possibilidade de provar sua inocência e resolver as pendências judiciais que enfrenta.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.


Jogador de 20 anos sofre parada cardíaca durante treino e vai para UTI.

Atacante do Paulista de Jundiaí precisou ser reanimado ainda no gramado após passar mal durante atividade do clube. Internado sob observação, ele apresenta quadro estável e exames iniciais sem alterações.

O atacante Andryl Miguel Lourenço da Silva, de 20 anos, passou mal durante um treinamento do Paulista de Jundiaí realizado na segunda-feira (22) e precisou ser socorrido às pressas após sofrer uma parada cardíaca.O incidente ocorreu enquanto o elenco participava de uma atividade no centro de treinamento do clube. Equipes de atendimento iniciaram os procedimentos de emergência ainda no gramado e conseguiram reanimar o jogador antes de sua transferência para uma unidade hospitalar. Andryl foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital São Vicente de Paulo, onde permanece internado para acompanhamento médico. Em atualização divulgada nesta terça-feira, o Paulista informou que o atleta apresenta quadro estável. Segundo o clube, ele segue sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não necessita de medicação no momento. A equipe também informou que os primeiros exames realizados não identificaram alterações. Entre eles está um eletrocardiograma, que apresentou resultados dentro da normalidade. "O jogador apresenta sinais vitais estáveis e permanece internado para monitoramento contínuo. Até o momento, os exames não apontaram alterações", informou o clube em nota. O Paulista afirmou ainda que acompanha de perto a recuperação do atleta e presta assistência à família durante o período de internação. As causas do mal súbito ainda não foram divulgadas. O caso segue sendo acompanhado pela equipe médica responsável pelo jogador.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Ana Castela publica vídeo após fala de Zé Felipe sobre Virginia.

Cantora publicou nas redes sociais um trecho de uma música sobre amizade e romance pouco depois de o sertanejo afirmar que Virginia Fonseca continua sendo sua melhor amiga. Fãs apontaram uma possível indireta.

Uma publicação de Ana Castela movimentou as redes sociais nesta semana e levantou especulações entre os fãs sobre uma possível indireta envolvendo Zé Felipe e Virginia Fonseca.A repercussão começou após uma entrevista concedida pelo cantor ao portal LeoDias. Durante a conversa, Zé Felipe falou sobre a relação que mantém com Virginia após o fim do casamento e afirmou que os dois continuam muito próximos. Segundo o artista, a influenciadora segue sendo uma das pessoas mais importantes de sua vida. Ele contou que ambos conversam com frequência e mantêm uma amizade baseada em apoio e confiança mútua. Pouco depois da entrevista ganhar repercussão, Ana Castela publicou um vídeo no TikTok cantando um trecho da música "Cadeira Cativa", da dupla Zé Neto & Cristiano. A escolha da canção chamou a atenção dos seguidores por causa da letra, que fala sobre amizade, reencontros e a possibilidade de um relacionamento acontecer no futuro. A publicação rapidamente gerou comentários de fãs que associaram a mensagem da música às declarações recentes de Zé Felipe sobre a ex-esposa. Muitos internautas interpretaram o vídeo como uma possível provocação ou indireta, embora a cantora não tenha citado nomes nem feito qualquer comentário sobre o assunto. Nas redes sociais, as reações foram imediatas. Enquanto alguns seguidores disseram ter percebido uma mensagem nas entrelinhas, outros aproveitaram para relembrar o antigo relacionamento entre Ana Castela e o cantor e até torceram por uma reconciliação. Nem Ana Castela nem Zé Felipe se pronunciaram sobre as interpretações dos fãs. Até o momento, a repercussão segue baseada apenas nas especulações geradas pela coincidência entre a entrevista e a publicação da cantora.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Ex-Paquito que morreu aos 57 anos tinha ligação com Roberto Carlos.

Conhecido pela participação nos programas de Xuxa, Robson Barros deixou a televisão nos anos 1990 e passou a atuar nos bastidores do entretenimento, mantendo uma longa ligação profissional com a equipe do Rei.

A morte de Robson Barros, aos 57 anos, no último sábado (20), levou muitos fãs a relembrarem sua passagem pelos programas de Xuxa Meneghel. O que pouca gente sabe é que, depois de deixar a televisão, ele construiu uma carreira longe das câmeras e acabou se tornando um nome conhecido nos bastidores dos grandes eventos e shows do país.Robson ganhou notoriedade no fim dos anos 1980 ao integrar a primeira formação dos Paquitos, grupo que acompanhava Xuxa em atrações de sucesso da TV brasileira. Apesar da popularidade conquistada na época, ele decidiu não seguir carreira artística quando deixou a emissora.A mudança de rumo o aproximou ainda mais do universo da produção de eventos, área em que sua família já tinha forte tradição. Seu pai, Genival Barros, era uma figura histórica da equipe de Roberto Carlos e participou da estruturação dos shows do cantor durante décadas. Ao longo dos anos, Robson passou a atuar nesse mesmo segmento, acumulando experiência na organização de eventos e na gestão de produções. Posteriormente, fundou sua própria empresa, a TAS Eventos, especializada em congressos, festivais e desfiles. A relação com Roberto Carlos acabou sendo uma consequência natural dessa trajetória profissional. Frequentando os bastidores do setor desde jovem, Robson acompanhou de perto o trabalho desenvolvido pelo pai junto ao cantor e manteve contato com a equipe responsável pelas turnês e apresentações do artista. A morte do empresário ocorreu poucos meses após a perda de Genival Barros, que faleceu em janeiro deste ano, aos 85 anos. Pai e filho dedicaram boa parte da vida ao mesmo mercado, embora em momentos diferentes e com trajetórias próprias. Além da lembrança deixada pelos tempos de televisão, amigos e profissionais do setor destacam a atuação de Robson nos bastidores do entretenimento, área à qual dedicou a maior parte de sua vida profissional após o fim da carreira artística.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS,

Zé Felipe diz que Virginia "não existe mais" e fala sobre reconciliação.

 

Cantor afirmou que ele e a influenciadora mudaram ao longo dos anos, revelou detalhes da amizade após a separação e contou que foi uma das primeiras pessoas a saber do fim do namoro dela com Vini Jr.

Zé Felipe abriu o jogo sobre sua relação com Virginia Fonseca e afirmou que não vê uma reconciliação entre os dois neste momento. Em entrevista ao jornalista Leo Dias, o cantor falou sobre as mudanças que o ex-casal enfrentou ao longo dos anos, explicou por que o casamento chegou ao fim e destacou que hoje mantém com a influenciadora uma relação baseada na amizade.Segundo o artista, a convivência entre eles continua intensa mesmo após a separação. Os dois conversam diariamente e seguem próximos por causa dos três filhos que têm juntos. "A Virginia é minha melhor amiga. A gente se fala todos os dias. Eu até brinco que, se soubesse que ela era tão gente boa assim, não tinha largado", disse. Ao comentar o fim do casamento, Zé Felipe afirmou que ele e Virginia já não são as mesmas pessoas que se apaixonaram no início do relacionamento, há mais de cinco anos. "Não demos certo como marido e mulher. A Virginia por quem me apaixonei lá atrás não existe mais, e acho que o Zé por quem ela se apaixonou também não existe mais", declarou. O cantor explicou que ambos passaram por mudanças pessoais importantes ao longo dos anos. Segundo ele, a influenciadora amadureceu e vive uma fase diferente da vida, assim como ele próprio. Apesar de afastar uma reconciliação agora, Zé Felipe não descartou completamente essa possibilidade no futuro. "Hoje não, mas não sei daqui a cinco ou dez anos. Hoje eu tenho a Virginia como minha melhor amiga e quero continuar assim", afirmou. Durante a entrevista, o sertanejo também revelou que foi uma das primeiras pessoas a saber do término do relacionamento de Virginia com o jogador Vini Jr., encerrado no mês passado. "Ela me ligou e contou. Eu perguntei se tinha certeza e falei: 'Vai para cima, estou com você'", relatou. Zé Felipe ainda relembrou uma brincadeira envolvendo Ana Castela. Segundo ele, quando terminou o namoro com a cantora no ano passado, Virginia apareceu em sua casa com os filhos ouvindo músicas da sertaneja em alto volume e fazendo provocações bem-humoradas sobre o fim do relacionamento. Agora, após o término da influenciadora com Vini Jr., o cantor afirmou que aproveitou a oportunidade para retribuir a brincadeira. Nas redes sociais, ele comentou "fica bem" em uma publicação da ex-mulher, referência à frase usada pelo jogador ao anunciar o fim do namoro e que acabou virando meme entre os internautas. Apesar das brincadeiras, Zé Felipe garantiu que a amizade entre ele e Virginia é verdadeira e que ambos decidiram preservar uma boa convivência desde o fim do casamento. "Temos três filhos e vamos ter uma ligação para sempre. Nunca faltou respeito entre nós. Hoje a gente conversa, troca ideias, brinca e tem uma relação muito boa", concluiu.FONTE FAMA AO MINUO NOTICIAS.

Bolsonaro presta depoimento sobre arma que pode ser decisivo para permanecer em domiciliar.

 

O ex-presidente será ouvido pela Polícia Civil do Distrito Federal sobre uma pistola registrada em seu nome e apreendida com um segurança. 

O depoimento pode influenciar a decisão de Alexandre de Moraes sobre a manutenção da prisão domiciliar.O ex-presidente Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), às 15h, sobre uma arma registrada em seu nome que foi apreendida com um de seus seguranças durante uma blitz realizada na semana passada. A versão apresentada por Bolsonaro poderá ser determinante para a manutenção da prisão domiciliar, cuja autorização atual vence nesta quinta-feira (25). Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir se o ex-presidente permanecerá em casa ou retornará à unidade prisional conhecida como Papudinha. Em manifestação enviada ao STF, a defesa afirmou que Bolsonaro solicitou o conserto de uma pistola após identificar uma falha no armamento, mas negou qualquer relação entre o pedido de manutenção e o fim do período de prisão domiciliar. Segundo os advogados, integrantes da equipe de segurança retiraram o percussor da arma e a tornaram inoperante sem o conhecimento do ex-presidente. A medida teria sido adotada para evitar acidentes, já que Bolsonaro faz uso de medicamentos psiquiátricos que podem afetar sua capacidade cognitiva. Sem saber da alteração, Bolsonaro teria percebido que a arma apresentava defeito e solicitado o reparo. A orientação da defesa é que ele reforce essa versão durante o depoimento para evitar contradições. O ex-presidente se reuniu com seus advogados por cerca de meia hora nesta segunda-feira (22). Com autorização de Moraes, terá ainda mais uma hora de conversa com a equipe jurídica nesta terça-feira, antes da oitiva, para preparar seu depoimento. Outro ponto que deverá ser abordado é a ausência de qualquer determinação do STF para entrega da arma, cancelamento do registro ou imposição de restrições semelhantes. A avaliação da defesa, que deve ser reiterada pelo próprio Bolsonaro, é de que não existe irregularidade no fato de ele continuar sendo o proprietário legal do armamento. O certificado de registro anexado ao processo é de 2019. Como gesto de boa-fé, Bolsonaro também deverá informar aos investigadores que não tem interesse em recuperar a pistola e que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários. A Folha de S.Paulo questionou o STF, por e-mail, no último dia 17, sobre os motivos pelos quais Bolsonaro ainda possui registro de arma mesmo estando preso e cumprindo pena. O jornal também perguntou se a Corte avalia suspender os registros de armas em nome do ex-presidente. Até o momento, não houve resposta. A pistola Glock calibre 9 milímetros foi apreendida na segunda-feira passada (15) com o militar Estácio Leite da Silva Filho, integrante da equipe de segurança de Bolsonaro. Ele foi abordado durante uma blitz a cerca de 33 quilômetros do condomínio onde o ex-presidente mora. Após o episódio, Moraes determinou que a defesa explicasse por que Bolsonaro mantinha uma arma de fogo em casa e por qual motivo teria solicitado o conserto do equipamento às vésperas do término da prisão domiciliar. Segundo os advogados, "a entrega do armamento a Estácio teve como única finalidade a identificação da falha e a realização da manutenção necessária". De acordo com a Folha de S.Paulo, Moraes vinha considerando a possibilidade de prorrogar a prisão domiciliar por mais 90 dias, sob o entendimento de que a medida vinha sendo cumprida sem incidentes. No entanto, a apreensão da pistola durante a blitz teria despertado preocupação no gabinete do ministro. Segundo interlocutores, a desconfiança aumentou em razão da conduta de Estácio durante a abordagem policial. O policial militar Davi Evangelista Alves afirmou que a arma estava no assoalho do veículo e que, ao perceber sua presença, "o motorista, de forma repentina, fechou o vidro". Ainda segundo o relato, Estácio não teria informado imediatamente que a pistola pertencia a Bolsonaro. Já a versão apresentada pelo segurança é diferente. Ele afirma ter comunicado aos policiais, desde o início da abordagem, que a arma pertencia ao ex-presidente e que estava sendo levada para manutenção, com previsão de devolução no dia seguinte. No entorno de Moraes, a avaliação é de que, caso as explicações não sejam consideradas satisfatórias, existe a possibilidade de Bolsonaro retornar à Papudinha, onde permaneceu preso até março. O ministro já manifestou entendimento de que a unidade prisional possui estrutura adequada para atender às necessidades médicas do ex-presidente, inclusive em situações de urgência. Esse entendimento também é reforçado pelo fato de que Bolsonaro vem apresentando boa recuperação desde que passou a cumprir prisão domiciliar em razão de um quadro de broncopneumonia. Desde então, ele retornou ao hospital apenas uma vez, para uma cirurgia no ombro, sem relação com o problema respiratório. A Polícia Civil do Distrito Federal instaurou inquérito para investigar o caso da arma e chegou a solicitar que Bolsonaro fosse ouvido por videoconferência. Moraes, no entanto, determinou que o depoimento ocorresse presencialmente, argumentando que o ex-presidente está proibido de utilizar dispositivos eletrônicos durante o cumprimento da prisão domiciliar. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 27 de Março, após passar duas semanas internado em um hospital de Brasília. Condenado pelo STF por liderar uma trama golpista, ele cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.


Jornalista que expôs segredo de Putin é encontrado morto.

Grigory Nekhoroshev, de 69 anos, vivia exilado na Letônia desde 2015. Editor do jornal que publicou a reportagem sobre a suposta relação entre Vladimir Putin e Alina Kabaeva, ele foi encontrado morto após consumir cogumelos tóxicos.

O jornalista russo Grigory Nekhoroshev, conhecido por ter publicado uma reportagem sobre um suposto relacionamento entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a ex-ginasta Alina Kabaeva, foi encontrado morto aos 69 anos na Letônia, onde vivia exilado há mais de uma década.Nekhoroshev era editor-chefe do jornal que, em 2008, divulgou informações segundo as quais Putin estaria considerando se divorciar da então esposa, Lyudmila Putina, para se casar com Kabaeva. A publicação provocou forte repercussão na Rússia e transformou o jornalista em uma figura controversa nos círculos ligados ao Kremlin. O corpo foi encontrado em sua residência, em Riga, capital da Letônia. De acordo com amigos próximos, ele teria passado mal após consumir cogumelos colhidos no quintal de casa. Posteriormente, foi constatado que os alimentos estavam contaminados por substâncias tóxicas. Segundo relatos de pessoas próximas, Nekhoroshev costumava coletar cogumelos e outros alimentos silvestres, prática que mantinha há anos. Ainda assim, amigos afirmaram que ele vivia em constante estado de alerta e preocupação com a própria segurança, temendo possíveis represálias por seu trabalho jornalístico. A reportagem publicada em 2008 ajudou a alimentar especulações sobre a vida pessoal de Putin, tema raramente abordado pelo presidente russo. Ao longo dos anos, diversos veículos e jornalistas investigativos passaram a relacionar Kabaeva ao líder russo, apontando que ela seria mãe de filhos que nunca foram oficialmente reconhecidos pelo Kremlin. Nem Putin nem Kabaeva confirmaram publicamente qualquer relacionamento. O presidente russo teve duas filhas, Maria e Katerina, durante seu casamento com Lyudmila Putina, união que durou cerca de 30 anos. Rumores também apontam a existência de outros filhos atribuídos a relacionamentos mantidos fora do casamento, embora essas informações jamais tenham sido reconhecidas oficialmente. Conhecido por preservar rigidamente sua vida privada, Putin raramente comenta assuntos familiares em público e, até hoje, apenas reconheceu oficialmente as duas filhas mais velhas.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher 'tem outras atribuições em casa'

 

Ex-governador de Minas Gerais disse que pretende condicionar o recebimento do Bolsa Família por homens à formação educacional e profissional, além de defender privatizações, reforma da Previdência e cortes de gastos públicos.

O presidenciável Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais, afirmou nesta segunda-feira (22) a empresários que, se eleito, pretende exigir de homens beneficiários do Bolsa Família a conclusão de seus estudos e a realização de curso técnico porque o país está "criando uma geração de imprestáveis". No caso das mulheres, segundo ele, não será feita essa exigência porque elas "têm outras atribuições em casa"."Viso muito os homens. As mulheres têm outras atribuições em casa, têm filhos, têm uma diferença muito grande com relação aos homens. Os homens hoje são convidados a trabalhar, e as pessoas não vão por um motivo muito simples: elas têm a segurança de receber um benefício", disse, durante palestra em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília. Em discurso a uma plateia de empresários, Zema defendeu uma nova reforma da Previdência, uma reforma administrativa e a revisão de programas sociais. "Muitos aqui devem estar enfrentando dificuldade para contratar mão de obra. [...] Estamos criando uma geração de imprestáveis", afirmou, recebendo aplausos com a expressão já utilizada por ele em outros momentos da pré-campanha. "Quero que esses jovens, aqueles que não concluíram ensino fundamental, que concluam. Hoje não tem essa exigência. [...] Quero colocar essas exigências para os homens. Mulher, mais uma vez, eu falei é diferente", completou. Uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada em dezembro passado aponta que 68,8% dos beneficiários do Bolsa Família que tinham entre 11 e 14 anos em dezembro de 2014, e 71,25% dos que tinham entre 15 e 17 anos, deixaram o programa até outubro de 2025. Neste ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) apontou que o Bolsa Família não tem reduzido sistematicamente a participação de mulheres na força de trabalho. Zema também defendeu o regime de trabalho pago por hora trabalhada, uma alternativa à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O ex-governador repetiu as críticas sobre o fim da escala 6x1, que aguarda avanços na tramitação no Senado. "A produtividade é a chave para elevar a renda de qualquer economia no mundo. E o pessoal vai vendendo a ideia de uma canetada que vai fazer o trabalhador ganhar mais. Infelizmente, o brasileiro às vezes ainda acredita nesse tipo de coisa, como aí a questão da escala 6x1."O evento ainda terá a presença dos presidenciáveis Ronaldo Caiado (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL). Lula (PT) e Renan Santos (Missão) foram convidados, mas recusaram. Como mostrou a última pesquisa Datafolha, Lula e Flávio estão isolados na liderança do primeiro turno, com 41% e 31%, respectivamente. Caiado marca 3%, e Zema, 2%. Outro momento em que o ex-governador foi aplaudido foi quando afirmou que vai "privatizar tudo no Brasil", mencionando a venda da Cemig e da Copasa em Minas. "Para mim, não existe vaca sagrada no que diz respeito a estatal. [...] Estatal serve para a atender politicagem e não desenvolvimento econômico." Em seu discurso, Zema também repetiu os três pontos principais do seu plano de governo: choque de moral, choque contra criminosos e choque contra o que chamou de "gastança do Lula e do PT". Ele afirmou que tirou Minas Gerais da calamidade e do déficit reduzindo despesas. Zema disse ainda que "sempre considerou a política uma atividade criminosa", mas teria mudado de ideia ao decidir concorrer ao Governo de Minas. Ainda assim, afirmou, a respeito de Brasília: "O que tem de esgoto aqui dá para inundar o restante do Brasil". O pré-candidato voltou a fazer críticas direcionadas ao principal concorrente pelos votos da direita, o senador Flávio Bolsonaro. No evento, afirmou que morou na mesma cidade que o "banqueiro bandido", em referência ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mas nunca o encontrou. "Ele nunca sequer me pediu uma audiência. Assombração sabe para quem aparecer e para mim nunca apareceu", disse. "Nenhum pré-candidato tem criticado tanto a farra dos intocáveis quanto eu. Não tenho rabo preso." Em sua palestra, Flávio afirmou que, se for eleito à Presidência, vai revogar a regulamentação da reforma tributária, por considerar que as mudanças levarão a uma alta na carga de imposto. Ele criticou a política econômica do governo Lula e disse que terá um governo de austeridade fiscal. Para Flávio, a reforma vai elevar a carga tributária em um momento em que a alta de juros tem prejudicado a economia. "Votei contra a reforma não por ser contra, mas porque trará maior imposto de valor agregado do mundo. É por isso que nossa taxa de juros está tão descontrolada", disse o senador, que propôs um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) na faixa de 20% A CNI foi favorável à reforma tributária desde a tramitação no Congresso Nacional, em 2023. Flávio foi questionado sobre o tema por um conselheiro da CNI, que se disse favorável às mudanças no sistema de impostos, mas o senador manteve sua posição contrária à reforma. O pré-candidato também criticou a alta da Selic no evento, que fechou em 14,25% na última quarta-feira (17). Segundo o pré-candidato, a política fiscal do governo do presidente Lula com aumento de gastos públicos afeta o controle da inflação e da taxa de juros. "Vamos perseguir incansavelmente desburocratizar esse governo, com previsibilidade e enxugar despesas drasticamente para que possamos ter taxas de juros 'bolsonarianas'", disse. O evento da CNI teve foco na agenda econômica dos candidatos. Flávio afirmou que seu futuro governo teria um economista no Ministério da Economia, em momento que arrancou aplausos da plateia de empresários. Ele fez críticas ao ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), a quem chamou de "Taxad". Haddad é advogado com mestrado em economia. Flávio mencionou ter a ajuda de Daniella Marques, ex-presidente da Caixa cotada como possível ministra. "A melhor politica econômica que podemos fazer é perseguir o equilíbrio fiscal a todo custo. Não será difícil cortar despesas. Vou ter o melhor time de ministros que vocês já viram em suas vidas", afirmou. O senador também voltou criticar o STF (Supremo Tribunal Federal), um dos principais alvos entre os bolsonaristas. Ele disse que a Corte tem revogado medidas tomadas pelo Congresso, após "canetada" de ministros. "Supremo parece mais uma delegacia de polícia, não uma corte constitucional." Último a discursar, Caiado também fez uma série de críticas a Lula e defendeu mudanças na reforma tributária, que ele diz prejudicar alguns setores, como os profissionais liberais. O ex-governador de Goiás disse que, se eleito, vai enviar ao Congresso uma série de reformas, incluindo trabalhista, administrativa e política, propondo o voto distrital. Também falou em condicionantes para postulantes a vagas no STF. Caiado voltou a dizer que "nenhum candidato deve recorrer à presunção de inocência". "Se paira alguma dúvida, não é o perfil que o Brasil espera neste momento", disse. Questionado sobre se referir à relação entre Flávio e Vorcaro, ele respondeu que não iria "fulanizar". Por fim, afirmou que falta a Brasil um estadista do tamanho da cadeira da Presidência da República, com autoridade moral. No evento, a CNI entregou as propostas que defende aos três pré-candidatos, entre elas que o governo eleito reajuste aposentadorias do apenas pela inflação ou altere a regra de ganho real do salário mínimo, para que seja corrigido somente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O documento sugere ainda a desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação. Com isso, os investimentos nessas áreas deixariam de ter um percentual mínimo incidente sobre a RCL (Receita Corrente Líquida). A entidade propõe ainda redução do valor do BPC, hoje equivalente a um salário mínimo. Esse benefício assistencial pode ser concedido a pessoas idosas acima dos 65 anos ou a pessoas com deficiência de baixa renda, mesmo que nunca tenham contribuído com a Previdência. Ainda no âmbito da Previdência, a CNI sugere a ampliação da cobertura do RPC (Regime de Previdência Complementar), com a criação de instrumentos de renda vitalícia para idade avançada. Outra proposta é voltada a revisar ou extinguir o abono salarial, benefício anual assegurado a trabalhadores que contribuem para o PIS/Pasep. Para a indústria, a política tem baixo impacto redistributivo e alto custo fiscal.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

Criança de 3 anos contrai gonorréia após ser abusada por irmão mais velho.

O caso chocante foi descoberto após o menino relatar os abusos na escola. Exames hospitalares confirmaram que a criança contraiu gonorreia, uma doença sexualmente transmissível. 

O agressor de vinte anos foi detido em Palma de Maiorca e responderá por crimes de maus-tratos e agressão sexual.APolícia Nacional da Espanha prendeu um homem de 20 anos suspeito de maus-tratos e abuso sexual contra o próprio irmão, de apenas 3 anos de idade, em Palma de Maiorca. A prisão ocorreu há cerca de duas semanas, após o pai da vítima denunciar o caso ao descobrir que a criança havia relatado a situação na escola. O suspeito, que é filho de um relacionamento anterior do pai, não mora na mesma casa que a criança.  Ao tomar conhecimento dos relatos, o pai levou o menino a um hospital, onde a criança passou por exames que comprovaram a suspeita de abuso. Os testes diagnosticaram a criança com gonorreia, uma doença sexualmente transmissível (DST).  Uma médica pediatra confirmou a infecção e ressaltou que a doença é transmitida exclusivamente por contato sexual, o que comprovou os abusos sofridos pelo menino. De acordo com o jornal El Correo, o irmão da vítima foi detido e responderá pelos crimes de maus-tratos e agressão sexual. FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova multa diária para proteção de vítimas de violência.

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que possibilita a imposição de multa diária ao agressor em favor da vítima de crime de violência doméstica e familiar, em caso de descumprimento de medida protetiva de urgência. A possível multa será determinada pelo juiz, de acordo com a gravidade do descumprimento da medida imposta, que também pode levar à prisão. O texto inclui a previsão na Lei Maria da Penha. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) ao Projeto de Lei 3723/25, dos deputados Yury do Paredão (MDB-CE) e Dra. Alessandra Haber (Pode-PA). O projeto original estabelece também a possibilidade de decretação de prisão preventiva do agressor em caso de descumprimento das medidas protetivas. Para Erika Hilton, o grande avanço do projeto é a possibilidade de multa diária. "Sabemos que a imposição de uma multa financeira incide diretamente sobre comportamentos delituosos, o que certamente facilitará o cumprimento da lei", disse. Erika Hilton afirmou que o texto aprovado é uma posição intermediária para o juiz avaliar, dependendo da gravidade do descumprimento da medida protetiva de urgência, se a falta cometida não poderia ser transformada em multa pecuniária em favor da vítima. Próximos passos A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para análise do Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta de acesso a antecedentes criminais por violência doméstica.

  Texto segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabel...