CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 23 de junho de 2026

Zé Felipe diz que Virginia "não existe mais" e fala sobre reconciliação.

 

Cantor afirmou que ele e a influenciadora mudaram ao longo dos anos, revelou detalhes da amizade após a separação e contou que foi uma das primeiras pessoas a saber do fim do namoro dela com Vini Jr.

Zé Felipe abriu o jogo sobre sua relação com Virginia Fonseca e afirmou que não vê uma reconciliação entre os dois neste momento. Em entrevista ao jornalista Leo Dias, o cantor falou sobre as mudanças que o ex-casal enfrentou ao longo dos anos, explicou por que o casamento chegou ao fim e destacou que hoje mantém com a influenciadora uma relação baseada na amizade.Segundo o artista, a convivência entre eles continua intensa mesmo após a separação. Os dois conversam diariamente e seguem próximos por causa dos três filhos que têm juntos. "A Virginia é minha melhor amiga. A gente se fala todos os dias. Eu até brinco que, se soubesse que ela era tão gente boa assim, não tinha largado", disse. Ao comentar o fim do casamento, Zé Felipe afirmou que ele e Virginia já não são as mesmas pessoas que se apaixonaram no início do relacionamento, há mais de cinco anos. "Não demos certo como marido e mulher. A Virginia por quem me apaixonei lá atrás não existe mais, e acho que o Zé por quem ela se apaixonou também não existe mais", declarou. O cantor explicou que ambos passaram por mudanças pessoais importantes ao longo dos anos. Segundo ele, a influenciadora amadureceu e vive uma fase diferente da vida, assim como ele próprio. Apesar de afastar uma reconciliação agora, Zé Felipe não descartou completamente essa possibilidade no futuro. "Hoje não, mas não sei daqui a cinco ou dez anos. Hoje eu tenho a Virginia como minha melhor amiga e quero continuar assim", afirmou. Durante a entrevista, o sertanejo também revelou que foi uma das primeiras pessoas a saber do término do relacionamento de Virginia com o jogador Vini Jr., encerrado no mês passado. "Ela me ligou e contou. Eu perguntei se tinha certeza e falei: 'Vai para cima, estou com você'", relatou. Zé Felipe ainda relembrou uma brincadeira envolvendo Ana Castela. Segundo ele, quando terminou o namoro com a cantora no ano passado, Virginia apareceu em sua casa com os filhos ouvindo músicas da sertaneja em alto volume e fazendo provocações bem-humoradas sobre o fim do relacionamento. Agora, após o término da influenciadora com Vini Jr., o cantor afirmou que aproveitou a oportunidade para retribuir a brincadeira. Nas redes sociais, ele comentou "fica bem" em uma publicação da ex-mulher, referência à frase usada pelo jogador ao anunciar o fim do namoro e que acabou virando meme entre os internautas. Apesar das brincadeiras, Zé Felipe garantiu que a amizade entre ele e Virginia é verdadeira e que ambos decidiram preservar uma boa convivência desde o fim do casamento. "Temos três filhos e vamos ter uma ligação para sempre. Nunca faltou respeito entre nós. Hoje a gente conversa, troca ideias, brinca e tem uma relação muito boa", concluiu.FONTE FAMA AO MINUO NOTICIAS.

Bolsonaro presta depoimento sobre arma que pode ser decisivo para permanecer em domiciliar.

 

O ex-presidente será ouvido pela Polícia Civil do Distrito Federal sobre uma pistola registrada em seu nome e apreendida com um segurança. 

O depoimento pode influenciar a decisão de Alexandre de Moraes sobre a manutenção da prisão domiciliar.O ex-presidente Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), às 15h, sobre uma arma registrada em seu nome que foi apreendida com um de seus seguranças durante uma blitz realizada na semana passada. A versão apresentada por Bolsonaro poderá ser determinante para a manutenção da prisão domiciliar, cuja autorização atual vence nesta quinta-feira (25). Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir se o ex-presidente permanecerá em casa ou retornará à unidade prisional conhecida como Papudinha. Em manifestação enviada ao STF, a defesa afirmou que Bolsonaro solicitou o conserto de uma pistola após identificar uma falha no armamento, mas negou qualquer relação entre o pedido de manutenção e o fim do período de prisão domiciliar. Segundo os advogados, integrantes da equipe de segurança retiraram o percussor da arma e a tornaram inoperante sem o conhecimento do ex-presidente. A medida teria sido adotada para evitar acidentes, já que Bolsonaro faz uso de medicamentos psiquiátricos que podem afetar sua capacidade cognitiva. Sem saber da alteração, Bolsonaro teria percebido que a arma apresentava defeito e solicitado o reparo. A orientação da defesa é que ele reforce essa versão durante o depoimento para evitar contradições. O ex-presidente se reuniu com seus advogados por cerca de meia hora nesta segunda-feira (22). Com autorização de Moraes, terá ainda mais uma hora de conversa com a equipe jurídica nesta terça-feira, antes da oitiva, para preparar seu depoimento. Outro ponto que deverá ser abordado é a ausência de qualquer determinação do STF para entrega da arma, cancelamento do registro ou imposição de restrições semelhantes. A avaliação da defesa, que deve ser reiterada pelo próprio Bolsonaro, é de que não existe irregularidade no fato de ele continuar sendo o proprietário legal do armamento. O certificado de registro anexado ao processo é de 2019. Como gesto de boa-fé, Bolsonaro também deverá informar aos investigadores que não tem interesse em recuperar a pistola e que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários. A Folha de S.Paulo questionou o STF, por e-mail, no último dia 17, sobre os motivos pelos quais Bolsonaro ainda possui registro de arma mesmo estando preso e cumprindo pena. O jornal também perguntou se a Corte avalia suspender os registros de armas em nome do ex-presidente. Até o momento, não houve resposta. A pistola Glock calibre 9 milímetros foi apreendida na segunda-feira passada (15) com o militar Estácio Leite da Silva Filho, integrante da equipe de segurança de Bolsonaro. Ele foi abordado durante uma blitz a cerca de 33 quilômetros do condomínio onde o ex-presidente mora. Após o episódio, Moraes determinou que a defesa explicasse por que Bolsonaro mantinha uma arma de fogo em casa e por qual motivo teria solicitado o conserto do equipamento às vésperas do término da prisão domiciliar. Segundo os advogados, "a entrega do armamento a Estácio teve como única finalidade a identificação da falha e a realização da manutenção necessária". De acordo com a Folha de S.Paulo, Moraes vinha considerando a possibilidade de prorrogar a prisão domiciliar por mais 90 dias, sob o entendimento de que a medida vinha sendo cumprida sem incidentes. No entanto, a apreensão da pistola durante a blitz teria despertado preocupação no gabinete do ministro. Segundo interlocutores, a desconfiança aumentou em razão da conduta de Estácio durante a abordagem policial. O policial militar Davi Evangelista Alves afirmou que a arma estava no assoalho do veículo e que, ao perceber sua presença, "o motorista, de forma repentina, fechou o vidro". Ainda segundo o relato, Estácio não teria informado imediatamente que a pistola pertencia a Bolsonaro. Já a versão apresentada pelo segurança é diferente. Ele afirma ter comunicado aos policiais, desde o início da abordagem, que a arma pertencia ao ex-presidente e que estava sendo levada para manutenção, com previsão de devolução no dia seguinte. No entorno de Moraes, a avaliação é de que, caso as explicações não sejam consideradas satisfatórias, existe a possibilidade de Bolsonaro retornar à Papudinha, onde permaneceu preso até março. O ministro já manifestou entendimento de que a unidade prisional possui estrutura adequada para atender às necessidades médicas do ex-presidente, inclusive em situações de urgência. Esse entendimento também é reforçado pelo fato de que Bolsonaro vem apresentando boa recuperação desde que passou a cumprir prisão domiciliar em razão de um quadro de broncopneumonia. Desde então, ele retornou ao hospital apenas uma vez, para uma cirurgia no ombro, sem relação com o problema respiratório. A Polícia Civil do Distrito Federal instaurou inquérito para investigar o caso da arma e chegou a solicitar que Bolsonaro fosse ouvido por videoconferência. Moraes, no entanto, determinou que o depoimento ocorresse presencialmente, argumentando que o ex-presidente está proibido de utilizar dispositivos eletrônicos durante o cumprimento da prisão domiciliar. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 27 de Março, após passar duas semanas internado em um hospital de Brasília. Condenado pelo STF por liderar uma trama golpista, ele cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.


Jornalista que expôs segredo de Putin é encontrado morto.

Grigory Nekhoroshev, de 69 anos, vivia exilado na Letônia desde 2015. Editor do jornal que publicou a reportagem sobre a suposta relação entre Vladimir Putin e Alina Kabaeva, ele foi encontrado morto após consumir cogumelos tóxicos.

O jornalista russo Grigory Nekhoroshev, conhecido por ter publicado uma reportagem sobre um suposto relacionamento entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a ex-ginasta Alina Kabaeva, foi encontrado morto aos 69 anos na Letônia, onde vivia exilado há mais de uma década.Nekhoroshev era editor-chefe do jornal que, em 2008, divulgou informações segundo as quais Putin estaria considerando se divorciar da então esposa, Lyudmila Putina, para se casar com Kabaeva. A publicação provocou forte repercussão na Rússia e transformou o jornalista em uma figura controversa nos círculos ligados ao Kremlin. O corpo foi encontrado em sua residência, em Riga, capital da Letônia. De acordo com amigos próximos, ele teria passado mal após consumir cogumelos colhidos no quintal de casa. Posteriormente, foi constatado que os alimentos estavam contaminados por substâncias tóxicas. Segundo relatos de pessoas próximas, Nekhoroshev costumava coletar cogumelos e outros alimentos silvestres, prática que mantinha há anos. Ainda assim, amigos afirmaram que ele vivia em constante estado de alerta e preocupação com a própria segurança, temendo possíveis represálias por seu trabalho jornalístico. A reportagem publicada em 2008 ajudou a alimentar especulações sobre a vida pessoal de Putin, tema raramente abordado pelo presidente russo. Ao longo dos anos, diversos veículos e jornalistas investigativos passaram a relacionar Kabaeva ao líder russo, apontando que ela seria mãe de filhos que nunca foram oficialmente reconhecidos pelo Kremlin. Nem Putin nem Kabaeva confirmaram publicamente qualquer relacionamento. O presidente russo teve duas filhas, Maria e Katerina, durante seu casamento com Lyudmila Putina, união que durou cerca de 30 anos. Rumores também apontam a existência de outros filhos atribuídos a relacionamentos mantidos fora do casamento, embora essas informações jamais tenham sido reconhecidas oficialmente. Conhecido por preservar rigidamente sua vida privada, Putin raramente comenta assuntos familiares em público e, até hoje, apenas reconheceu oficialmente as duas filhas mais velhas.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher 'tem outras atribuições em casa'

 

Ex-governador de Minas Gerais disse que pretende condicionar o recebimento do Bolsa Família por homens à formação educacional e profissional, além de defender privatizações, reforma da Previdência e cortes de gastos públicos.

O presidenciável Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais, afirmou nesta segunda-feira (22) a empresários que, se eleito, pretende exigir de homens beneficiários do Bolsa Família a conclusão de seus estudos e a realização de curso técnico porque o país está "criando uma geração de imprestáveis". No caso das mulheres, segundo ele, não será feita essa exigência porque elas "têm outras atribuições em casa"."Viso muito os homens. As mulheres têm outras atribuições em casa, têm filhos, têm uma diferença muito grande com relação aos homens. Os homens hoje são convidados a trabalhar, e as pessoas não vão por um motivo muito simples: elas têm a segurança de receber um benefício", disse, durante palestra em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília. Em discurso a uma plateia de empresários, Zema defendeu uma nova reforma da Previdência, uma reforma administrativa e a revisão de programas sociais. "Muitos aqui devem estar enfrentando dificuldade para contratar mão de obra. [...] Estamos criando uma geração de imprestáveis", afirmou, recebendo aplausos com a expressão já utilizada por ele em outros momentos da pré-campanha. "Quero que esses jovens, aqueles que não concluíram ensino fundamental, que concluam. Hoje não tem essa exigência. [...] Quero colocar essas exigências para os homens. Mulher, mais uma vez, eu falei é diferente", completou. Uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada em dezembro passado aponta que 68,8% dos beneficiários do Bolsa Família que tinham entre 11 e 14 anos em dezembro de 2014, e 71,25% dos que tinham entre 15 e 17 anos, deixaram o programa até outubro de 2025. Neste ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) apontou que o Bolsa Família não tem reduzido sistematicamente a participação de mulheres na força de trabalho. Zema também defendeu o regime de trabalho pago por hora trabalhada, uma alternativa à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O ex-governador repetiu as críticas sobre o fim da escala 6x1, que aguarda avanços na tramitação no Senado. "A produtividade é a chave para elevar a renda de qualquer economia no mundo. E o pessoal vai vendendo a ideia de uma canetada que vai fazer o trabalhador ganhar mais. Infelizmente, o brasileiro às vezes ainda acredita nesse tipo de coisa, como aí a questão da escala 6x1."O evento ainda terá a presença dos presidenciáveis Ronaldo Caiado (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL). Lula (PT) e Renan Santos (Missão) foram convidados, mas recusaram. Como mostrou a última pesquisa Datafolha, Lula e Flávio estão isolados na liderança do primeiro turno, com 41% e 31%, respectivamente. Caiado marca 3%, e Zema, 2%. Outro momento em que o ex-governador foi aplaudido foi quando afirmou que vai "privatizar tudo no Brasil", mencionando a venda da Cemig e da Copasa em Minas. "Para mim, não existe vaca sagrada no que diz respeito a estatal. [...] Estatal serve para a atender politicagem e não desenvolvimento econômico." Em seu discurso, Zema também repetiu os três pontos principais do seu plano de governo: choque de moral, choque contra criminosos e choque contra o que chamou de "gastança do Lula e do PT". Ele afirmou que tirou Minas Gerais da calamidade e do déficit reduzindo despesas. Zema disse ainda que "sempre considerou a política uma atividade criminosa", mas teria mudado de ideia ao decidir concorrer ao Governo de Minas. Ainda assim, afirmou, a respeito de Brasília: "O que tem de esgoto aqui dá para inundar o restante do Brasil". O pré-candidato voltou a fazer críticas direcionadas ao principal concorrente pelos votos da direita, o senador Flávio Bolsonaro. No evento, afirmou que morou na mesma cidade que o "banqueiro bandido", em referência ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mas nunca o encontrou. "Ele nunca sequer me pediu uma audiência. Assombração sabe para quem aparecer e para mim nunca apareceu", disse. "Nenhum pré-candidato tem criticado tanto a farra dos intocáveis quanto eu. Não tenho rabo preso." Em sua palestra, Flávio afirmou que, se for eleito à Presidência, vai revogar a regulamentação da reforma tributária, por considerar que as mudanças levarão a uma alta na carga de imposto. Ele criticou a política econômica do governo Lula e disse que terá um governo de austeridade fiscal. Para Flávio, a reforma vai elevar a carga tributária em um momento em que a alta de juros tem prejudicado a economia. "Votei contra a reforma não por ser contra, mas porque trará maior imposto de valor agregado do mundo. É por isso que nossa taxa de juros está tão descontrolada", disse o senador, que propôs um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) na faixa de 20% A CNI foi favorável à reforma tributária desde a tramitação no Congresso Nacional, em 2023. Flávio foi questionado sobre o tema por um conselheiro da CNI, que se disse favorável às mudanças no sistema de impostos, mas o senador manteve sua posição contrária à reforma. O pré-candidato também criticou a alta da Selic no evento, que fechou em 14,25% na última quarta-feira (17). Segundo o pré-candidato, a política fiscal do governo do presidente Lula com aumento de gastos públicos afeta o controle da inflação e da taxa de juros. "Vamos perseguir incansavelmente desburocratizar esse governo, com previsibilidade e enxugar despesas drasticamente para que possamos ter taxas de juros 'bolsonarianas'", disse. O evento da CNI teve foco na agenda econômica dos candidatos. Flávio afirmou que seu futuro governo teria um economista no Ministério da Economia, em momento que arrancou aplausos da plateia de empresários. Ele fez críticas ao ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), a quem chamou de "Taxad". Haddad é advogado com mestrado em economia. Flávio mencionou ter a ajuda de Daniella Marques, ex-presidente da Caixa cotada como possível ministra. "A melhor politica econômica que podemos fazer é perseguir o equilíbrio fiscal a todo custo. Não será difícil cortar despesas. Vou ter o melhor time de ministros que vocês já viram em suas vidas", afirmou. O senador também voltou criticar o STF (Supremo Tribunal Federal), um dos principais alvos entre os bolsonaristas. Ele disse que a Corte tem revogado medidas tomadas pelo Congresso, após "canetada" de ministros. "Supremo parece mais uma delegacia de polícia, não uma corte constitucional." Último a discursar, Caiado também fez uma série de críticas a Lula e defendeu mudanças na reforma tributária, que ele diz prejudicar alguns setores, como os profissionais liberais. O ex-governador de Goiás disse que, se eleito, vai enviar ao Congresso uma série de reformas, incluindo trabalhista, administrativa e política, propondo o voto distrital. Também falou em condicionantes para postulantes a vagas no STF. Caiado voltou a dizer que "nenhum candidato deve recorrer à presunção de inocência". "Se paira alguma dúvida, não é o perfil que o Brasil espera neste momento", disse. Questionado sobre se referir à relação entre Flávio e Vorcaro, ele respondeu que não iria "fulanizar". Por fim, afirmou que falta a Brasil um estadista do tamanho da cadeira da Presidência da República, com autoridade moral. No evento, a CNI entregou as propostas que defende aos três pré-candidatos, entre elas que o governo eleito reajuste aposentadorias do apenas pela inflação ou altere a regra de ganho real do salário mínimo, para que seja corrigido somente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O documento sugere ainda a desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação. Com isso, os investimentos nessas áreas deixariam de ter um percentual mínimo incidente sobre a RCL (Receita Corrente Líquida). A entidade propõe ainda redução do valor do BPC, hoje equivalente a um salário mínimo. Esse benefício assistencial pode ser concedido a pessoas idosas acima dos 65 anos ou a pessoas com deficiência de baixa renda, mesmo que nunca tenham contribuído com a Previdência. Ainda no âmbito da Previdência, a CNI sugere a ampliação da cobertura do RPC (Regime de Previdência Complementar), com a criação de instrumentos de renda vitalícia para idade avançada. Outra proposta é voltada a revisar ou extinguir o abono salarial, benefício anual assegurado a trabalhadores que contribuem para o PIS/Pasep. Para a indústria, a política tem baixo impacto redistributivo e alto custo fiscal.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

Criança de 3 anos contrai gonorréia após ser abusada por irmão mais velho.

O caso chocante foi descoberto após o menino relatar os abusos na escola. Exames hospitalares confirmaram que a criança contraiu gonorreia, uma doença sexualmente transmissível. 

O agressor de vinte anos foi detido em Palma de Maiorca e responderá por crimes de maus-tratos e agressão sexual.APolícia Nacional da Espanha prendeu um homem de 20 anos suspeito de maus-tratos e abuso sexual contra o próprio irmão, de apenas 3 anos de idade, em Palma de Maiorca. A prisão ocorreu há cerca de duas semanas, após o pai da vítima denunciar o caso ao descobrir que a criança havia relatado a situação na escola. O suspeito, que é filho de um relacionamento anterior do pai, não mora na mesma casa que a criança.  Ao tomar conhecimento dos relatos, o pai levou o menino a um hospital, onde a criança passou por exames que comprovaram a suspeita de abuso. Os testes diagnosticaram a criança com gonorreia, uma doença sexualmente transmissível (DST).  Uma médica pediatra confirmou a infecção e ressaltou que a doença é transmitida exclusivamente por contato sexual, o que comprovou os abusos sofridos pelo menino. De acordo com o jornal El Correo, o irmão da vítima foi detido e responderá pelos crimes de maus-tratos e agressão sexual. FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova multa diária para proteção de vítimas de violência.

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que possibilita a imposição de multa diária ao agressor em favor da vítima de crime de violência doméstica e familiar, em caso de descumprimento de medida protetiva de urgência. A possível multa será determinada pelo juiz, de acordo com a gravidade do descumprimento da medida imposta, que também pode levar à prisão. O texto inclui a previsão na Lei Maria da Penha. O texto aprovado é um substitutivo da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) ao Projeto de Lei 3723/25, dos deputados Yury do Paredão (MDB-CE) e Dra. Alessandra Haber (Pode-PA). O projeto original estabelece também a possibilidade de decretação de prisão preventiva do agressor em caso de descumprimento das medidas protetivas. Para Erika Hilton, o grande avanço do projeto é a possibilidade de multa diária. "Sabemos que a imposição de uma multa financeira incide diretamente sobre comportamentos delituosos, o que certamente facilitará o cumprimento da lei", disse. Erika Hilton afirmou que o texto aprovado é uma posição intermediária para o juiz avaliar, dependendo da gravidade do descumprimento da medida protetiva de urgência, se a falta cometida não poderia ser transformada em multa pecuniária em favor da vítima. Próximos passos A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para análise do Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Motta diz que governo vai encaminhar proposta que aumenta limite do faturamento do MEI até amanhã.

A Câmara dos Deputados criou uma comissão para tratar só desse assunto.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o governo deve encaminhar até quarta-feira (24) o projeto que aumenta o limite de faturamento para enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI). Ele informou que levará o texto à comissão especial que já discute o tema. Motta se reuniu ontem com os ministros do Planejamento, Bruno Moretti, e da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães. “Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda à necessidade dos microempreendedores”, disse Motta em suas redes sociais. O que é MEI é uma categoria criada para formalizar trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores. Em geral, pode ser MEI quem: trabalha por conta própria em atividade permitida; fatura até R$ 81 mil por ano; não é sócio, administrador ou titular de outra empresa. Comissão especial A Câmara tem um colegiado que está analisando o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, já aprovado pelo Senado, que eleva a receita bruta anual permitida para enquadramento como MEI. Comissão especial sobre novo teto para MEI é instalada na Câmara A proposta também autoriza a contratação de até dois empregados, o dobro do permitido atualmente. O texto tramita em regime de urgência Reportagem – Luiz Gustavo Xavier Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova política nacional para promover autonomia e segurança financeira da mulher.

Texto segue em análise na Câmara dos Deputado.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui a Política Nacional de Autonomia e Segurança Financeira da Mulher. O objetivo é promover a independência econômica, a proteção patrimonial e a redução das desigualdades entre homens e mulheres por meio de: educação econômica e financeira; acesso a microcrédito; fomento ao empreendedorismo e à inserção no mercado de trabalho; encaminhamento prioritário a programas de qualificação profissional e de geração de emprego e renda; e garantia de renda temporária para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O texto aprovado foi a versão (substitutivo) apresentada pela relatora, deputada Flávia Morais (MDB-GO). Ela consolidou o Projeto de Lei 6731/25, do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM), com outras três propostas apensadas que tratam de temas semelhantes (PL 530/26, PL 985/26 e PL 1708/26). Programa O novo texto trata do Programa Nacional de Renda e Reingresso Produtivo, voltado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuam medidas protetivas ou estejam em casas-abrigo. De acordo com o texto aprovado, as mulheres vítimas de violência terão direito a um auxílio financeiro mensal por até 12 meses, prorrogável uma vez pelo mesmo período. Para garantir a segurança da beneficiária, o pagamento será feito preferencialmente em uma conta bancária sigilosa. O texto também estabelece que essas mulheres terão prioridade em programas habitacionais, em cursos de qualificação profissional e na intermediação de vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A proposta também prevê a oferta, por bancos públicos, de linhas de microcrédito com juros reduzidos para mulheres chefes de família e em situação de vulnerabilidade. Além disso, o poder público deverá promover ações de orientação jurídica e financeira para prevenir a violência patrimonial e o endividamento excessivo. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proteção especial para agentes públicos ameaçados em razão do trabalho.

Projeto segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria mecanismos de proteção para agentes públicos ameaçados em razão do trabalho que exercem ou de sua atuação no combate ao crime organizado. As medidas poderão incluir escolta, veículos blindados, reforço da segurança em residências e locais de trabalho, preservação de dados pessoais e inclusão em programas federais de proteção já existentes. Os pedidos serão analisados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que deverá verificar a existência e a gravidade da ameaça. O órgão poderá atuar em parceria com os estados e o Distrito Federal para executar as medidas previstas. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Sanderson (PL-RS), ao Projeto de Lei 4688/25, do deputado Delegado Bruno Lima (Pode-SP). A principal mudança foi a ampliação das categorias que poderão solicitar proteção. Poderão pedir proteção: policiais das diversas corporações — civis, militares, penais, federais e legislativas — e bombeiros militares; magistrados, defensores públicos e membros do Ministério Público; parlamentares ameaçados em razão do exercício do mandato; oficiais de justiça; peritos oficiais criminais; guardas municipais; agentes socioeducativos e de trânsito. No caso das categorias policiais e dos agentes de segurança, o direito vale também para aposentados, inativos e integrantes da reserva. Ao defender a proposta, Sanderson afirmou que agentes públicos responsáveis pelo combate ao crime organizado frequentemente se tornam alvos de facções criminosas e outros grupos ilícitos. Segundo ele, as ameaças muitas vezes persistem mesmo após a aposentadoria. "O Estado não pode permitir que agentes responsáveis pela aplicação da lei e pela defesa da ordem pública permaneçam vulneráveis a represálias criminosas em razão de sua atuação profissional", afirmou o relator. Lacuna na legislação Atualmente, a legislação federal prevê programas de proteção para testemunhas, vítimas e defensores de direitos humanos ameaçados. No entanto, não existe uma política nacional específica voltada a agentes públicos que sofrem ameaças em razão da atividade profissional. O projeto prevê que as medidas serão custeadas com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, observadas as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal. Próximos passos A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Reportagem – Emanuelle Brasil Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS

Cancelado debate sobre a importância dos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados cancelou o debate que faria nesta terça-feira (23) sobre a importância dos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A audiência ainda não foi remarcada. O debate havia sido sugerido pelo deputado Reimont (PT-RJ) para avaliar a relevância da propriedade industrial como instrumento estratégico para o desenvolvimento nacional, especialmente sob a perspectiva do serviço público e da valorização de seus servidores. “A efetividade do sistema de Propriedade Industrial está diretamente condicionada à capacidade institucional e à valorização do corpo técnico do INPI, responsável pela análise, concessão e gestão dos direitos relacionados à inovação e à produção intelectual no País”, afirma. Da Redação – RL Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova inclusão de guardas municipais na Força Nacional de Segurança Pública.

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5877/25, que permite a participação de integrantes das guardas municipais na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Atualmente, a tropa é composta principalmente por policiais civis, militares e bombeiros dos estados. A proposta autoriza a União a firmar convênios diretamente com os municípios para que os guardas municipais atuem na Força Nacional. O texto também permite a convocação de guardas municipais aposentados há menos de cinco anos para reforçar o efetivo em operações especiais. Os guardas municipais que atuarem na Força Nacional terão os mesmos direitos dos demais integrantes da corporação, incluindo o recebimento de diárias e indenização em caso de morte ou invalidez decorrente das missões. O objetivo é assegurar tratamento igualitário aos profissionais mobilizados. Parecer do relator Os parlamentares acolheram o parecer do relator, deputado Evair Vieira de Melo (Republicanos-ES), pela aprovação do projeto. Segundo o relator, a medida corrige uma lacuna institucional e valoriza o papel dos municípios na segurança. “Ao equalizar o regime de pagamentos e de proteção dos guardas municipais ao das demais corporações, garante-se a igualdade para os agentes que arriscam a vida nessas missões”, disse. O autor da proposta, deputado Capitão Alden (PL-BA), afirmou que as guardas municipais já são reconhecidas como integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), mas ainda precisavam de uma regra clara para atuar na Força Nacional. Próximas etapas A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Murilo Souza Edição – Marcelo Oliveira Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas.

Proposta continua em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia o treinamento de primeiros socorros oferecido a professores e funcionários da educação básica e de centros de recreação infantil. A proposta determina a inclusão de técnicas para identificar situações de risco e prestar os primeiros cuidados a estudantes com doenças crônicas, deficiência ou outras condições que exijam atenção específica no ambiente escolar. Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), ao Projeto de Lei 714/26, do deputado Capitão Augusto (PL-SP). O texto original previa a criação de um programa de capacitação voltado exclusivamente ao atendimento de alunos com diabetes tipo 1 e tipo 2. A relatora, no entanto, ampliou o alcance da proposta para contemplar todos os estudantes com necessidades específicas de saúde. Pelo substitutivo, as mudanças deixam de ser feitas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e passam a integrar a Lei 13.722/18, conhecida como Lei Lucas, que estabelece a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e espaços de recreação infantil. Segundo Silvia Cristina, a alteração torna a medida mais abrangente. "A condição de estudantes com diabetes não está enquadrada nas regras de atendimento de deficiência na legislação de ensino. Por isso, a alteração na lei de socorros de escolas atende de forma ampla a totalidade dos alunos com demandas de cuidados de saúde", afirmou. A Lei Lucas tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que sofreu engasgamento durante um passeio escolar em Campinas (SP), em 2017. Próximos passos A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Emanuelle Brasil Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas.

Projeto sobre o tema está em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6633/25, que institui diretrizes para a adoção de práticas sustentáveis em hospitais, unidades básicas de saúde, UPAs, clínicas, laboratórios e demais serviços públicos de atenção à saúde. O objetivo é reduzir impactos ambientais, melhorar a eficiência no uso de recursos e promover ambientes mais saudáveis. Pelo projeto, as unidades de saúde poderão adotar, de forma progressiva, um conjunto de 14 medidas, como gestão adequada de resíduos com incentivo à reciclagem; redução do uso de plásticos descartáveis; e iluminação LED e equipamentos de baixo consumo. O relator, deputado Amom Mandel (Republicanos-AM), alterou o projeto original, do deputado Dr. Daniel Soranz (PSD-RJ), para prever que as medidas sejam adotadas tendo em consideração a compatibilidade com o tamanho da unidade de saúde. "É necessário que se estratifique a aplicação de acordo com o porte do estabelecimento. Precisamos levar em consideração que a maioria das unidades de saúde são de pequeno porte e baixa capacidade de investimentos estruturais", afirmou Mandel. O projeto prevê ainda a implantação de energia solar fotovoltaica, sistemas de captação de água da chuva para fins não potáveis, telhados verdes, jardins internos e áreas verdes. Também incentiva a substituição de veículos administrativos por modelos elétricos ou híbridos, o uso de materiais de construção sustentáveis em reformas e a adoção de sistemas digitais para reduzir o uso de papel. Plano de Sustentabilidade Cada unidade de saúde poderá elaborar um plano de sustentabilidade com diagnóstico das práticas existentes, metas anuais de redução de consumo de água, energia e resíduos, entre outros pontos. O plano deverá incluir ainda capacitação continuada de servidores, auditorias internas anuais, inventário anual de emissões de carbono e protocolo de manutenção preventiva de equipamentos. As unidades também poderão publicar, anualmente, relatório de desempenho ambiental com indicadores de consumo e metas alcançadas. O documento deverá ser divulgado em meios digitais e disponibilizado ao conselho local de saúde. A população poderá enviar sugestões por canais digitais, avaliadas pelo gestor da unidade. Amom Mandel também modificou o texto para tirar a obrigatoriedade na adoção de medidas e na elaboração tanto do plano de sustentabilidade como do relatório de desempenho ambiental. O projeto original colocava esses itens como obrigatórios.Incentivos e fiscalização O projeto autoriza as unidades de saúde a celebrar acordos de cooperação não onerosos com órgãos ambientais para acompanhar a implementação das medidas. A fiscalização poderá contar com a participação de instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e entidades especializadas em sustentabilidade.Segundo Soranz, as medidas reduzem o custo operacional das unidades, "permitindo que mais recursos sejam destinados a ações finalísticas de saúde", além de promover ambientes mais seguros e saudáveis. Em 2025, relatório divulgado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 1 em cada 12 hospitais no mundo corre risco de paralisação por causas relacionadas ao clima e registrou que o setor saúde responde por cerca de 5% das emissões globais de gases de efeito estufa. Próximos passos A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias




segunda-feira, 22 de junho de 2026

Coisas que você nunca deve escutar no seu relacionamento.

Algumas afirmações no relacionamento estão fora dos limites!.

Todos nós dizemos coisas estúpidas às vezes, especialmente durante discussões acaloradas. Mas algumas coisas simplesmente não são aceitáveis. Seu parceiro lhe diz coisas para magoá-lo, constrangê-lo ou para lhe fazer sentir culpado? Ele/ela faz você duvidar de si mesmo e questionar sua sanidade mental de vez em quando? Bem, essas são todas as bandeiras vermelhas de relacionamento das quais você deve estar ciente - e são frases super tóxicas. Clique na galeria para ver se seu parceiro diz alguma dessas coisas para você. FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações.

"Competimos com honra e partimos com dignidade", destaca a mensagem de carta escrita à mão; mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local.

Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações.Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. “Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”  A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto. Entenda Desde o início da competição, após cada partida disputada nos Estados Unidos, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense. Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos Estados Unidos. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA. Em meio ao imbróglio envolvendo os vistos estadunidenses para a delegação iraniana, a poucos dias do início do torneio, um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters a emissão dos documentos de entrada no país, destacando a concessão “aos atletas e à equipe de apoio necessária”. “Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, acrescentou o funcionário do governo estadunidense na ocasião.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Virginia diz que entrou em depressão ao descobrir a 1ª gravidez.

"Engravidei do nada e eu comecei a falar que eu não queria, eu tinha acabado de conhecer o Zé Felipe e falei assim: caraca", afirmou a influenciadora sobre a gravidez de Maria Alice.

Virginia disse que entrou em depressão ao descobrir que estava grávida da primeira filha, Maria Alice. Virginia relatou que a gravidez de Maria Alice aconteceu de forma inesperada. "Foi muito do nada. Engravidei do nada e eu comecei a falar que eu não queria, eu tinha acabado de conhecer o Zé Felipe e falei assim: caraca", afirmou.Ela disse que passou a se culpar pelos próprios sentimentos no início da gestação. "E eu comecei a me culpar, a me cobrar por estar sentindo isso. Então era tipo: eu sentia que eu não queria, mas ao mesmo tempo eu já era mãe, eu já sentia que eu era mãe", contou. Virginia afirmou que viveu um quadro de depressão sem que as pessoas ao redor soubessem. "Ficou todo mundo muito preocupado ao meu redor, foi quando minha mãe foi para Goiânia, porque eu estava realmente vivendo uma depressão e ninguém sabia. Eu continuei postando tudo normal nessa época da gestação", disse. Ela disse que mudou a forma de encarar a maternidade após o chá revelação. "E a minha chave virou quando foi o chá revelação. O chá revelação da Maria Alice, quando eu soube que ia vir a Maria Alice, tudo mudou e aí eu nunca mais pensei que eu não queria ser mãe, foi realmente a virada de chave na minha vida e foi o maior amor que eu já senti no mundo", afirmou. Virginia também falou sobre cobranças e culpa materna na rotina de trabalho. "As pessoas às vezes me veem fazendo as coisas e acham 'ah, ela está de boa' e tal e me cobram muito, mas quem é mãe sabe a culpa que a gente carrega por às vezes sair para trabalhar e deixar eles", completou.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.


Namorada de João Neves é atacada por fãs de Georgina e CR7 nas redes.

Diante da onda de comentários negativos, Madalena decidiu restringir as interações em seu perfil no Instagram, bloqueando os comentários das publicações. A situação ganhou força após circularem rumores de que ela teria publicado mensagens com críticas direcionadas a Cristiano Ronaldo. 

No entanto, não houve qualquer comprovação de que essas declarações tenham realmente partido da atriz.Arepercussão de uma polêmica envolvendo João Neves e Cristiano Ronaldo acabou ultrapassando o ambiente esportivo e atingiu diretamente Madalena Aragão, namorada do jovem jogador português. A atriz e influenciadora passou a ser alvo de críticas e ataques nas redes sociais por parte de admiradores de Cristiano Ronaldo e de sua noiva, Georgina Rodriguez.Diante da onda de comentários negativos, Madalena decidiu restringir as interações em seu perfil no Instagram, bloqueando os comentários das publicações. A situação ganhou força após circularem rumores de que ela teria publicado mensagens com críticas direcionadas a Cristiano Ronaldo. No entanto, não houve qualquer comprovação de que essas declarações tenham realmente partido da atriz. Mesmo sem evidências concretas, parte do fandom de Georgina tratou as supostas mensagens como verdadeiras e passou a encarar o episódio como um ataque pessoal à influenciadora espanhola. Em meio à repercussão, Georgina chamou atenção ao fazer um comentário considerado por muitos como uma provocação a João Neves. A frase “A base vem forte” rapidamente se espalhou pelas redes e alimentou ainda mais a discussão. A controvérsia acontece em um momento de destaque para João Neves na seleção portuguesa. Na estreia de Portugal na Copa do Mundo, contra o Congo, o meio-campista marcou o único gol da equipe no empate da partida. Enquanto isso, Cristiano Ronaldo teve uma atuação considerada discreta por muitos torcedores, o que acabou gerando diversos memes nas plataformas digitais. Após o jogo, João Neves foi questionado sobre o papel de Cristiano na equipe e respondeu de forma respeitosa. O atleta destacou a importância histórica do craque para a seleção portuguesa e para o futebol mundial, mas ressaltou que, atualmente, ele é mais um integrante do grupo, contribuindo da mesma maneira que os demais jogadores. Fora dos gramados, João Neves e Madalena Aragão mantêm um relacionamento há cerca de um ano e meio e costumam ser vistos como um dos casais mais queridos ligados à seleção portuguesa. A atriz iniciou sua carreira em 2016, aos 10 anos, na novela “Rainha das Flores”, da SIC, e também participou da produção “Morangos com Açúcar”. Em 2023, Madalena conquistou o Globo de Ouro português na categoria Revelação do Ano, ao lado do ator Lucas Dutra, pelo curta-metragem “(Nós) Na Cabeça”. Atualmente, ela soma cerca de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, sendo a segunda wag portuguesa mais seguida, atrás apenas de Georgina Rodriguez, que ultrapassa a marca de 70 milhões de seguidores.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026.

Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 12% ao ano e 10,25% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve ficar em 10% ao ano.

Aprevisão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 5,3% para 5,33% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.Mesmo após o anúncio de acordo para o fim da guerra no Oriente Médio, que vem pressionando o preço dos combustíveis e de alimentos, a previsão para o IPCA até o fim deste ano foi elevada pela décima quinta semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Em maio, o preço dos alimentos pressionou a inflação oficial, que fechou em 0,58%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,72%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já fora do teto da meta de inflação. Para 2027, a projeção da inflação subiu de 4,1% para 4,15%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,7% e 3,5%, respectivamente. Taxa Selic Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra no Oriente Médio. De Junho de 2025 a Março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom iniciou o corte dos juros em março, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificultou a queda da taxa em ritmo mais elevado. Nessa reunião, o Copom apontou a permanência de incertezas sobre os termos do acordo para cessar os conflitos armados e as consequências dos efeitos já materializados como determinantes para a decisão de reduzir a Selic. O comitê informou ainda que o tamanho total do ajuste dos juros dependerá dos próximos dados econômicos, com o objetivo de garantir que a inflação volte à meta. Nesta edição do Focus, os analistas de mercado elevaram a estimativa para a taxa básica até o fim de 2026, de 13,75% ao ano para 14% ao ano. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 4 e 5 de Agosto, quando, para o mercado, deverá ocorrer a última redução do juro no ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 12% ao ano e 10,25% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve ficar em 10% ao ano. Quando o juro sobe ou fica alto por muito tempo, o crédito encarece, ficando mais caro para quem compra no cartão, nas parcelas de produtos e no financiamento de imóveis, levando a uma perda de força no consumo. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. PIB e câmbio Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano saiu de 1,96% para 1,98%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) permanece em 1,7%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos. No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025. No acumulado de 12 meses, houve expansão de 2%, de acordo com o IBGE. Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento. No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,20 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,27.FONTE ECONONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia demissão.

Anúncio foi feito em frente à residência oficial do governo britânico, no número 10 de Downing Street.

Na manhã desta segunda-feira (22), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que vai se demitir da liderança do Partido Trabalhista, iniciando o processo para a sua sucessão à frente do Governo dois anos após ser eleito com maioria absoluta.Em uma declaração na entrada da residência oficial no número 10 de Downing Street, Starmer indicou que o sucessor deverá estar em funções em Setembro.  Keir Starmer, cuja impopularidade é refletida em pesquisas, estava sob intensa pressão interna para se demitir na sequência de vários erros políticos e após maus resultados nas eleições locais e regionais de Maio. FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.


Vampeta expõe problema financeiro e familiar de Raphinha.

Recentemente um exame confirmou uma lesão muscular de Raphinha, que deverá ficar no banco de reservas no próximo jogo do Brasil; Vampeta falou de problemas do jogador, dentro e fora de campo.

O ex-jogador e comentarista Vampeta contou em uma entrevista que Raphinha, da Seleção Brasileira, está passando por um drama pessoal muito grande. Além de uma lesão que pode encerrar sua participação na Copa do Mundo 2026, o atleta estaria com sérios problemas financeiros e familiares.O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira disse em participação no programa 'Red News' que Raphinha está passando por momentos difíceis dentro e fora de campo: “O Raphinha está com um problema sério familiar e financeiro também. Está rezando para ver se ele vai para o Al-Hilal, ele está com essa dificuldade”, afirmou. E continuou relatando: “É um problema dentro da família, isso chegou até a mim através de gente que convive em Barcelona. Tá contando com a saída pro Al-Hilal pra dar uma reviravolta”, concluiu. O jogador Raphinha ainda não comentou as declarações de Vampeta.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.


Marido morre após pular no mar em frente da esposa durante a lua de mel.

O jovem havia se casado no dia 6 de Junho e aproveitava os primeiros dias da viagem ao lado da esposa, Ezgi Sariefe, quando tudo aconteceu. Segundo relatos de testemunhas, Suleyman decidiu mergulhar no mar, mas calculou incorretamente a altura do salto. 

Ao entrar na água de cabeça, acabou batendo violentamente contra o fundo do local.Uma viagem que deveria marcar o início de uma nova fase na vida de um casal terminou em tragédia na Turquia. Suleyman Sariefe, de 27 anos, morreu após permanecer 11 dias internado em um hospital universitário na cidade de Fethiye, onde lutava pela vida desde um grave acidente ocorrido durante sua lua de mel.O jovem havia se casado no dia 6 de junho e aproveitava os primeiros dias da viagem ao lado da esposa, Ezgi Sariefe, quando tudo aconteceu. Segundo relatos de testemunhas, Suleyman decidiu mergulhar no mar, mas calculou incorretamente a altura do salto. Ao entrar na água de cabeça, acabou batendo violentamente contra o fundo do local. O acidente aconteceu no terceiro dia da lua de mel do casal, conforme informações divulgadas pelo site turco Hürriyet. Apesar de ter sido socorrido rapidamente após o impacto, o recém-casado sofreu lesões graves e irreversíveis na coluna. Ele foi encaminhado para atendimento médico e permaneceu hospitalizado por 11 dias, mas não resistiu às complicações causadas pelos ferimentos. Suleyman trabalhava em uma fábrica de picles na cidade de Turgutlu. Após sua morte, o corpo foi levado para Alaşehir, sua cidade natal, onde familiares e amigos prestaram as últimas homenagens. O sepultamento ocorreu no domingo, dia 21 de Junho. O acidente aconteceu em Fethiye, um dos destinos turísticos mais conhecidos da província de Muğla. A cidade costeira é famosa por suas águas cristalinas e paisagens que atraem visitantes de diversas partes do país, sendo frequentemente escolhida para férias, despedidas de solteiro e viagens de lua de mel.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Comissão debate acesso e permanência de estudantes com deficiência na universidade.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (23) audiência pública para discutir o acesso e a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. A reunião será realizada no plenário 10, às 16 horas. O debate atende a pedido da deputada Dandara (PT-MG). Segundo ela, o objetivo é aperfeiçoar as políticas de inclusão nas universidades. Entre os temas abordados estão o fortalecimento da Política Nacional de Educação Superior, a regulamentação do Programa Incluir e o desenvolvimento de estratégias para garantir acessibilidade e sucesso acadêmico aos estudantes com deficiência. Da Redação – MO Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS

Comissão debate importância das ouvidorias nas defensorias públicas

A audiência pública abordará mecanismos de participação social e acesso à Justiça A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (23) a importância das ouvidorias nas defensorias públicas. A reunião será realizada no plenário 8, às 16 horas. O debate atende a pedido da deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). Ela afirma que o objetivo é incentivar o fortalecimento da participação social, medida considerada essencial para a democracia brasileira. A parlamentar ressalta que a discussão também deve abranger mecanismos previstos na Lei 13.460/17, como conselhos de usuários de serviços públicos, conferências públicas e demais instrumentos de escuta institucionalizada, de modo a avaliar como tais dispositivos vêm sendo implementados nas instituições responsáveis pela garantia do acesso à Justiça. Da Redação – MO Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto garante ao paciente acesso a dados de remédios aplicados em hospitais.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 74/26 assegura ao paciente e a seu representante legal o direito ao acesso integral, claro e atualizado às informações sobre todas as medicações administradas em serviços de saúde públicos e privados. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O texto determina que os dados deverão incluir o nome genérico e comercial do medicamento, o princípio ativo, a dosagem, a via de administração, os horários, o número do lote, a data de validade e a identificação do profissional responsável. Segundo o autor da proposta, deputado Cleber Verde (MDB-MA), as medidas reforçam a segurança e a transparência nos hospitais. Na justificativa, ele cita episódios recentes envolvendo falhas na administração de medicamentos. Outros pontos A preparação da medicação deverá ocorrer na presença do paciente ou de seu representante legal, sempre que técnica e clinicamente possível. Quando isso não for possível, a razão deverá ser registrada no prontuário. Nos casos de emergência, urgência, terapias intensivas ou situações de risco iminente à vida, a administração do medicamento deverá ocorrer, sempre que possível, na presença de, no mínimo, dois profissionais de enfermagem habilitados. O técnico de enfermagem deverá ser supervisionado pelo enfermeiro. Os estabelecimentos de saúde deverão adotar protocolos internos e implementar mecanismos de controle, além de promover treinamentos. O descumprimento das regras poderá gerar sanções administrativas, civis, éticas e penais. Próximos passos O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Novos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão.

Inscrição nos conselhos regionais de Medicina dependerá de aprovação no Enamed.

A Medida Provisória 1370/26 determina que estudantes de medicina que ingressarem no curso a partir de agora terão de ser aprovados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para obter registro profissional nos conselhos regionais de Medicina (CRMs). Os candidatos reprovados poderão refazer o exame em edições posteriores, previstas para ocorrer semestralmente. A nova exigência se soma ao papel atual do Enamed de avaliar estudantes e cursos de medicina. O exame é aplicado desde 2025 aos alunos do sexto ano. A medida provisória também confirma a aplicação da prova aos estudantes do quarto ano, apenas para diagnóstico e melhoria da qualidade do ensino. Segundo o governo federal, a medida busca evitar que profissionais sem a formação adequada ingressem no mercado de trabalho. Resultados Em 2025, primeiro ano do exame, 67% dos 39.258 formandos tiveram desempenho considerado proficiente. Os resultados mais baixos foram registrados em instituições municipais e privadas com fins lucrativos, segundo a exposição de motivos da medida provisória. O documento afirma que houve expansão acelerada da oferta de vagas em cursos de medicina nos últimos anos, especialmente no setor privado, inclusive por decisões judiciais.Revalida O Enamed também substituirá a etapa teórica do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), exigido para médicos formados no exterior que desejam atuar no Brasil. A mudança não afetará os profissionais que já tenham sido aprovados na primeira fase do Revalida. Projeto do Senado A medida provisória repete trechos do Projeto de Lei 2294/24, relatado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), que ainda aguarda votação no Plenário do Senado. Um dos principais pontos de divergência é quem aplicará a prova. O projeto atribui essa função ao Conselho Federal de Medicina (CFM) durante o segundo ano do internato, etapa final da graduação. Já o governo federal defende que o Ministério da Educação (MEC) coordene o exame. Segundo a medida provisória, a habilitação profissional e a avaliação dos cursos fazem parte da mesma política pública. O texto afirma ainda que a proposta adota uma abordagem educacional, formativa e regulatória, integrada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Outras medidas previstas O CFM poderá participar das provas por meio de uma comissão consultiva que o MEC poderá criar. Também poderão integrar o grupo representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), dos ministérios da Saúde e da Educação e da sociedade civil. A medida provisória cria ainda o Sistema Nacional de Avaliação da Residência Médica, com o objetivo de melhorar a qualidade dos programas de residência. O texto proíbe a divulgação das notas dos estudantes. No entanto, a pontuação obtida pelos alunos do sexto ano constará no histórico escolar. Cursos de medicina com desempenho insatisfatório poderão ser submetidos à supervisão do MEC. Segundo o governo, a legislação atual já prevê medidas como redução de vagas autorizadas e suspensão de novos vestibulares. Origem do Enamed O Enamed foi criado em 2025 como instrumento anual de avaliação da formação médica. Na área de medicina, substituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia diferentes cursos de graduação em ciclos de três anos. O Congresso Nacional terá até 120 dias para analisar a medida provisória. Se o texto for aprovado, será convertido em lei. Da Redação - GM Com informações da Agência Senado Fonte: Agência Câmara de Notícias




 




CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão debate condições de trabalho no setor de call center; participe.

A audiência pública abordará jornadas extenuantes e o avanço da automação.

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (23), audiência pública sobre as condições de trabalho no setor de call center. O debate será realizado às 10 horas, em plenário a ser definido, e será interativo. A audiência foi sugerida pela deputada Erika Kokay (PT-DF). Segundo a parlamentar, as transformações provocadas pelo avanço das tecnologias de automação têm alterado a dinâmica das atividades nas centrais de atendimento. Erika Kokay afirma que o segmento de teleatendimento emprega milhares de trabalhadores em todo o país e é marcado por jornadas extenuantes, metas abusivas e um elevado índice de doenças ocupacionais. Da Redação - ND Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova possibilidade de transporte remunerado de passageiros por moto.

O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui os motociclistas entre os que podem ser autorizados a oferecer transporte remunerado individual de passageiros. A proposta possibilita que condutores de moto atuem no transporte de pessoas por aplicativos em todo o país. O texto altera a  Política Nacional de Mobilidade Urbana. Hoje, a lei estabelece que esse tipo de transporte somente será autorizado pelos municípios aos motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior – ou seja, que podem dirigir veículos de quatro rodas. A proposta estende a possibilidade de autorização a pessoas com CNH na categoria A – que permite conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Urbano ao Projeto de Lei 271/23, do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM). Para o relator, deputado Zé Trovão (PL-SC), a exclusão dos condutores habilitados na categoria “A” gera insegurança jurídica para uma atividade econômica amplamente difundida em diversas cidades brasileiras, além de restringir as opções de mobilidade urbana da população. "O transporte de passageiros por motocicletas, intermediado por plataformas digitais, consolidou-se como importante alternativa de deslocamento, especialmente em localidades marcadas por congestionamentos urbanos e deficiência na oferta de transporte coletivo", disse. Próximos passos A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem - Tiago Miranda Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Entidades denunciam falta de medicamentos para epilepsia no SUS.

Em audiência na Câmara, representantes de pacientes pedem medidas contra desabastecimento e demora na incorporação de tratamentos.

Entidades da sociedade civil criticaram a falta de medicamentos e outros tratamentos para epilepsia no Sistema Único de Saúde (SUS) e no próprio mercado. As reclamações foram apresentadas em audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. A audiência foi solicitada pela deputada Juliana Cardoso (PT-SP), que participou, em seguida, do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa com Epilepsia. A diretora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras, Andréia Bessa, afirmou que a falta de medicamentos pode causar danos irreversíveis aos pacientes, com perda do controle da doença e necessidade de internação. Segundo ela, os principais problemas são licitações sem fornecedores interessados, preços incompatíveis com a capacidade de compra do SUS e a descontinuidade da fabricação de alguns produtos. Incorporação de tecnologias A conselheira da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, Paula Nobrega, lembrou que cerca de 30% das pessoas com epilepsia precisam de tratamentos além dos medicamentos, como dispositivos médicos estimuladores. Ela avaliou que a incorporação dessas tecnologias pelo SUS ocorre de forma lenta. "O ciclo de inovação de um dispositivo médico é de apenas dois anos. Se o processo de incorporação não acompanhar esse ritmo, a tecnologia pode se tornar obsoleta antes de chegar aos pacientes. Compreendemos os desafios burocráticos do Estado, mas precisamos refletir sobre os efeitos dessa demora na ponta."Entre as propostas apresentadas pelas entidades estão a criação de um painel público para monitorar o risco de desabastecimento de medicamentos essenciais, a aplicação de penalidades a fornecedores que descumprem contratos e incentivos à produção de medicamentos com baixo interesse comercial. Dificuldade de acesso A representante da Associação Brasileira de Epilepsia, Isabella D’Andrea, destacou os impactos emocionais e sociais causados pela dificuldade de acesso aos medicamentos. "O problema não é apenas de saúde. Há consequências sociais e emocionais. A preocupação constante com novas crises afeta a vida da pessoa. Quando o medicamento falta na farmácia, ela precisa pedir ajuda a amigos, organizar vaquinhas ou buscar apoio na comunidade para manter o tratamento", disse. Compras emergenciais Representante do Ministério da Saúde, Jans Izidoro reconheceu falhas no monitoramento do abastecimento, o que dificulta ações preventivas por parte do governo. Ele informou que o ministério trabalha em um novo modelo de punição para fornecedores e em um sistema de compras emergenciais que poderá ser utilizado pelo governo federal e pelas secretarias estaduais de saúde. Reportagem - Silvia Mugnatto Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias



CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto proíbe cobrança de taxa pública com fim arrecadatório em corridas de rua.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 190/26 estabelece diretrizes para o reconhecimento de corridas de rua e eventos esportivos não formais como instrumentos de promoção da saúde. O texto em análise na Câmara dos Deputados proíbe a cobrança de taxas com finalidade puramente arrecadatória na realização desses eventos. Autora da proposta, a deputada Carla Dickson (PL-RN) afirma que o objetivo é afastar encargos incompatíveis com a função social do esporte. “As corridas de rua inserem-se plenamente nesse contexto, por se tratarem de atividade física acessível, democrática e de amplo alcance populacional”, disse a parlamentar. Pelo texto, as ações dos órgãos públicos relacionadas ao ordenamento urbano, segurança viária e saúde pública durante esses eventos esportivos serão deveres gerais do Estado. A cobrança de taxas só será permitida se houver custo real e comprovado de serviço público específico e divisível. Próximos passos O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


Zé Felipe diz que Virginia "não existe mais" e fala sobre reconciliação.

  Cantor afirmou que ele e a influenciadora mudaram ao longo dos anos, revelou detalhes da amizade após a separação e contou que foi uma das...