CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Google nega que busca IA foi feita para manter usuários longe de sites.

Cientista-chefe da empresa afirma que objetivo é conectar pessoas a informações e destaca uso de IA para ampliar acesso a fontes, em meio a investigações no Brasil e na Europa.

O Google nunca otimizou a busca para "prender" as pessoas em suas páginas e sempre priorizou ajudar o usuário a encontrar o que procura, disse Pandu Nayak, cientista-chefe de busca do Google, em conversa com a reportagem, durante sua passagem por São Paulo no evento Google for Brasil.A declaração veio após uma pergunta sobre a ideia de que a nova experiência com IA (inteligência artificial) pode fazer o público passar mais tempo no buscador, fazendo com que as pessoas acessem menos os autores da informação, como sites jornalísticos. Nayak afirmou que a lógica do produto segue outra direção. "Nós nunca tivemos como métrica manter as pessoas na busca. Isso nunca foi otimizado para isso. Nós sempre otimizamos para ajudar os usuários a conseguir o que eles querem", disse. Segundo ele, as mudanças recentes seguem esse mesmo espírito: permitir que as pessoas façam a pergunta "que está na cabeça". A partir disso, elas podem fazer questionamentos adicionais para esclarecer pontos e se aprofundar no assunto. Na sequência, Nayak disse que o Google "acredita muito" no ecossistema da web e que vê na internet uma "riqueza" própria, por ser um espaço em que as pessoas publicam e se conectam com outras. "De todas as empresas de tecnologia, o Google,mais do que qualquer outra, acredita muito no ecossistema da web. Pessoalmente, acredito no ecossistema da web, e o Google também, porque acho que a web tem uma certa riqueza que ninguém mais tem. É o local onde as pessoas podem vir e dizer coisas. As pessoas querem se conectar com pessoas", afirmou Nayak. O cientista-chefe diz que o Google envia bilhões de cliques todos os dias para sites. Ele ainda afirma que a plataforma tem testado diversas formas para destacar as fontes utilizadas nas respostas geradas por IA, como links laterais, grupos de links ou mesmo destaques das notícias em buscas. Para ele, o objetivo é que o usuário comece pela resposta e, em seguida, use os links exibidos para se aprofundar. "Nós fazemos um grande esforço para destacar os links que são usados na construção dessas respostas. Estamos ativamente experimentando diferentes formas de trazer esses links à tona", afirma. O Google é investigado na Europa e no Brasil pelo uso de respostas de IA. Por aqui, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) quer entender o impacto no tráfego e na receita de veículos na Visão Geral de IA (quando são exibidas respostas de IA) e Modo IA (quando são exibidas respostas a perguntas complexas). Na Comissão Europeia, a empresa é acusada de vantagem competitiva desleal (ao usar conteúdo de terceiros para melhorar seus próprios produtos sem nenhuma compensação) e impacto nos editores (ao reduzir tráfego de sites). CHATGPT E BUSCA AGÊNTICA Questionado se a popularidade do ChatGPT influenciou o Google, o executivo diz que usava IA há anos nos "bastidores" e que o diferencial da OpenAI foi trazer isso ao público. Ele cita que o Google usou inteligência artificial no RankBrain, um algoritmo que ajuda a entender a intenção da busca, e o Bert, um sistema especialista em contexto, que ajuda a entender estruturas de frases -dois sistemas que ajudam a compreender o que as pessoas querem encontrar. A equipe de pesquisa do Google foi ainda responsável pela arquitetura "transformer", que é a base dos LLMs (Grandes Modelos de Linguagem) por trás dos principais chatbots de IA do mundo. O que realmente veio 'para a frente' [para o público] foi a IA generativa. Pegamos o que há de mais moderno e trouxemos para a busca para nossos usuários. Nosso foco realmente é ajudar os usuários a receber informações relevantes e de alta qualidade de volta quando usarem a busca.Pandu Nayak Mesmo chefe da área de busca, o executivo diz que ainda se surpreende com os recursos. Ele afirmou, por exemplo, que se interessa por exploração espacial -antes do Google, trabalhou na Nasa desenvolvendo um sistema de IA para controlar espaçonaves remotamente. Recentemente, ele foi pesquisar sobre o tema e a busca perguntou se ele queria ser avisado quando saíssem novas informações sobre o tema. "Achei fascinante a busca ter me perguntado para configurar um agente de informação para me atualizar sobre o tema", disse Nayak. Apresentado durante o Google I/O, evento para desenvolvedores do Google em maio, o recurso de busca agêntica ainda não está disponível no Brasil. Apesar do nome "complexo", é literalmente quando a busca realiza tarefas por você. Além de agentes de informação (como o que permite configurar um lembrete sobre um assunto), o sistema pode, por exemplo, fazer reservas de restaurante em seu nome e até realizar compras por você. Por enquanto, esses sistemas estão disponíveis majoritariamente nos Estados Unidos.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.

Médica alerta para sintoma de câncer de pele que costuma ser ignorado.

Especialistas alertam que a doença nem sempre aparece como uma pinta escura. Feridas que não cicatrizam, manchas avermelhadas e lesões persistentes na pele podem ser sinais importantes e não devem ser ignorados.

Embora muitas pessoas associem o câncer de pele apenas a pintas escuras que mudam de tamanho ou de cor, especialistas alertam que a doença pode se manifestar de outras formas menos conhecidas e frequentemente ignoradas.Segundo a médica Asiya Maula, algumas lesões suspeitas podem surgir como manchas rosadas ou avermelhadas, áreas descamativas, pequenos caroços brilhantes ou até feridas que não cicatrizam completamente. "Quando as pessoas pensam em câncer de pele, normalmente imaginam um sinal escuro sofrendo alterações. Embora isso realmente possa ser um alerta, não é a única forma de manifestação da doença", explicou a especialista ao jornal britânico Mirror. De acordo com ela, os casos que mais preocupam os médicos costumam ser justamente aqueles que os pacientes deixam passar por acreditarem que não representam perigo. "As lesões que mais me preocupam são aquelas que as pessoas ignoram por meses porque não parecem graves", afirmou. A médica destaca que qualquer alteração persistente na pele deve ser observada com atenção, especialmente quando permanece por semanas sem sinais de melhora. "Uma região da pele que continua vermelha, coçando, descamando ou causando desconforto por muito tempo merece avaliação médica", alertou. Sinais que podem indicar câncer de pele Especialistas recomendam atenção aos seguintes sintomas: Feridas que não cicatrizam após quatro semanas; Manchas rosadas, avermelhadas ou com descamação; Pequenos nódulos ou protuberâncias brilhantes;Lesões que formam crostas repetidamente; Pintas ou sinais que mudam de tamanho, formato ou cor; Marcas na pele que continuam crescendo ao longo do tempo. Segundo Maula, a persistência é um dos principais sinais de alerta. "A pele tem uma grande capacidade de regeneração. Quando uma lesão permanece por semanas ou meses sem melhorar, vale a pena procurar orientação médica", afirmou. Ela ressalta que a maioria das alterações cutâneas acaba sendo benigna, mas lembra que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. "Prefiro atender alguém preocupado com uma mancha inofensiva do que ver uma pessoa adiar a consulta por acreditar que não é nada sério", concluiu.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Homem que deu 61 socos na namorada em elevador vai a júri popular.

Acusado de tentativa de feminicídio, Igor Eduardo Pereira Cabral responderá perante o Tribunal do Júri por agressão que deixou a vítima com múltiplas fraturas no rosto e sequelas neurológicas permanentes.

AJustiça do Rio Grande do Norte decidiu levar a júri popular o ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, acusado de tentar matar a então namorada, Juliana Soares, de 35 anos, durante uma agressão registrada por câmeras de segurança em um elevador de um condomínio em Natal.A decisão foi proferida nesta terça-feira (23) pela 1ª Vara Criminal da capital potiguar. O réu responderá por tentativa de feminicídio qualificado perante o Tribunal do Júri, responsável por julgar crimes dolosos contra a vida. O caso ganhou repercussão nacional em julho de 2025 após a divulgação das imagens que mostram Igor desferindo dezenas de socos contra a vítima dentro do elevador. Segundo a investigação, Juliana foi atingida repetidamente na cabeça e no rosto, inclusive quando já estava caída e sem condições de se defender. As agressões causaram graves ferimentos. A vítima sofreu múltiplas fraturas faciais e precisou passar por uma cirurgia de reconstrução que durou mais de nove horas. De acordo com a decisão judicial, foram implantadas sete placas de titânio e 31 parafusos durante o procedimento. Juliana também ficou com uma sequela neurológica permanente, caracterizada por paralisia facial periférica total do lado direito. Igor foi preso em flagrante logo após o ataque. Conforme as investigações, moradores do condomínio conseguiram contê-lo até a chegada da Polícia Militar, acionada pelo porteiro que acompanhava a agressão pelas câmeras de monitoramento. Posteriormente, a prisão foi convertida em preventiva. Ao analisar o caso, a magistrada entendeu que existem provas suficientes da materialidade e indícios consistentes de autoria para que o réu seja submetido ao julgamento popular. A decisão também rejeitou a tese da defesa de que a vítima não correu risco imediato de morte. Segundo a juíza, a caracterização da tentativa de feminicídio não depende exclusivamente da constatação clínica de perigo de vida, mas também da intensidade da violência empregada e do potencial letal da conduta. A magistrada destacou ainda que os golpes foram concentrados em regiões vitais do corpo e que o acusado teria utilizado a estrutura do elevador para aumentar a força dos impactos. Ao manter a prisão preventiva, a Justiça ressaltou a extrema violência da agressão e apontou risco de reincidência criminal caso o acusado fosse colocado em liberdade. Com a decisão de pronúncia, o processo avança para a fase de julgamento pelo Tribunal do Júri. A data da sessão ainda não foi definida.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Aposta do AM acerta Mega-Sena e leva sozinha prêmio de R$ 2,8 milhões.

O prêmio principal do concurso 3022 saiu para uma aposta simples registrada em Manaus. Outras 102 apostas acertaram a quina e mais de 4,4 mil bilhetes levaram valores da quadra.

Uma aposta de Manaus (AM), feita em casa lotérica, acertou as seis dezenas sorteadas nesta terça-feira (23) no concurso 3022 da Mega-Sena e levou um prêmio de R$ 2.813.548,14.Os números sorteados foram 02-03-08-11-17-22. 102 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 8.964,74 cada. Houve 4.426 jogos vencedores com quatro números; cada um deles leva R$ 340,54. O próximo concurso será realizado na quinta-feira (25), com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Polícia identifica quem retirou câmera de jovem após queda fatal.

Equipamento que registrava o salto de Maria Eduarda desapareceu logo após o acidente e ainda não foi encontrado. Investigação aponta possível supressão de provas e levou à prisão temporária de três suspeitos.

As investigações sobre a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, ganharam um novo capítulo após a Polícia Civil identificar quem teria retirado a câmera acoplada ao corpo da jovem logo após a queda durante um salto de rope jump em uma ponte no interior de São Paulo.Segundo a polícia, João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, de 35 anos, que integrava a equipe responsável pela atividade, teria removido o equipamento segundos após o acidente. A suspeita levou à prisão temporária do investigado, cumprida no último fim de semana. De acordo com o relatório elaborado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, João Antônio estava na base da estrutura quando Maria Eduarda foi lançada da Ponte do Esqueleto, em Limeira. Os investigadores afirmam que, assim que a vítima atingiu o solo, ele se aproximou do corpo e retirou a câmera que registrava o salto. O equipamento, considerado uma peça fundamental para esclarecer a dinâmica da tragédia, ainda não foi localizado. Em depoimento, João Antônio negou ter retirado a câmera. Segundo sua versão, ele apenas se aproximou da jovem para verificar se ela ainda apresentava sinais vitais. Para a Polícia Civil, no entanto, há indícios de supressão de provas, hipótese que embasou o pedido de prisão temporária. Os investigadores acreditam que as imagens poderiam ajudar a esclarecer detalhes importantes sobre o momento do salto e eventuais falhas na execução da atividade. A delegada Andréa Levy, responsável pelo caso, informou que as apurações também apontaram possíveis tentativas de eliminação de provas digitais após a morte da jovem. Além de João Antônio, também foram presos temporariamente Evelyne dos Santos Gonçalves, apontada como organizadora do evento e responsável pelo grupo Entre Cordas, e Gabriel Barros Martins, integrante da equipe. Segundo a investigação, Evelyne teria apagado o perfil do grupo nas redes sociais após o acidente, eliminando conteúdos que poderiam auxiliar na apuração. Já Gabriel é acusado de deixar o local logo após a tragédia e não se apresentar espontaneamente às autoridades mesmo sabendo da investigação em andamento. A Polícia Civil apura a possível prática de homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de provocar a morte, além de fraude processual. O caso ocorreu em 13 de Junho e teve grande repercussão após a divulgação de imagens que mostram Maria Eduarda sendo lançada de uma altura de cerca de 40 metros sem estar presa às cordas de segurança. Conforme a investigação, a vítima deveria estar conectada a dois sistemas de proteção, mas nenhum deles estava devidamente fixado no momento do salto. Paralelamente, três instrutores presos desde o dia da tragédia já foram indiciados por homicídio doloso qualificado. Ao todo, a polícia já ouviu mais de 20 pessoas e mantém dois inquéritos em andamento para identificar todos os envolvidos e esclarecer as circunstâncias da morte da jovem.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Potente massa de ar frio pode trazer neve a dois estados do Brasil.

Um ciclone extratropical sobre o Atlântico a leste da Argentina vai trazer vento. Nova massa de ar frio deve ser a mais forte a passar pelo país.

Meteorologistas apontam que a primeira semana de inverno será marcada por chuva e possibilidade de neve nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.Não se pode descartar a chance de nevar nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, explicou a Climatempo. Temperaturas negativas podem atingir áreas dos três estados do Sul do Brasil, mas o frio também pode ficar abaixo de 0°C em locais de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. "Pela força, extensão e tempo de atuação sobre o país, esta potente massa de ar frio, de origem polar, será considerada como uma onda de frio, a primeira do inverno de 2026 e a segunda deste ano", explicou a Climatempo. Um ciclone extratropical sobre o Atlântico a leste da Argentina vai trazer vento. De acordo com a MetSul Meteorologia, muitos pontos do sul e do leste do Rio Grande do Sul devem ter vento entre 50 km/h e 70 km/h, provocando maior sensação térmica de frio. Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro também devem sofrer com a passagem da onda de frio. A previsão indica que o sul de Goiás, centro-sul do Rio de Janeiro e regiões de Minas Gerais como Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira devem registrar temperaturas abaixo de 10°C. Nova massa de ar frio deve ser a mais forte a passar pelo país. A previsão é que o ar polar intenso comece a sair do Brasil a partir de 26 de Junho. Algumas regiões do país, como o Espírito Santo, Brasília e o norte de Mato Grosso, não vão sentir a influência da onda de frio; a temperatura cai nessas áreas por causa da nebulosidade e da chuva.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Bruna Marquezine relembra fase difícil vivida ao lado de Neymar.

Atriz contou que chorava com frequência durante as gravações de I Love Paraisópolis, foi chamada ao RH e afirma que o episódio contribuiu para o desenvolvimento da síndrome da impostora.

A atriz Bruna Marquezine relembrou um dos momentos mais difíceis de sua trajetória na televisão e revelou que chegou a ser advertida durante as gravações de I Love Paraisópolis, novela exibida pela TV Globo em 2015.Durante participação no evento Power Talks, promovido pela Kérastase em São Paulo, a artista contou que enfrentava uma fase emocionalmente delicada naquele período. Na época, além da pressão de protagonizar uma novela das sete, Bruna também vivia um relacionamento bastante exposto com o jogador Neymar. Segundo a atriz, as crises de choro eram frequentes nos bastidores da produção e acabaram gerando reclamações internas. "Eu chorava com muita frequência nos bastidores e fizeram uma reclamação no RH de que eu chorava muito e atrapalhava a maquiagem", revelou. Bruna contou que foi chamada para uma reunião e ouviu críticas que a marcaram profundamente. "Hoje em dia faço piada, mas fui chamada para uma reunião e ouvi de um homem que eu precisava ser como tal atriz. E ouvi a seguinte frase: 'Aqui você precisa passar o crachá e começar a interpretar'. Aquilo me feriu profundamente. Eu estava tão vulnerável", afirmou. A atriz disse que o episódio teve consequências que ultrapassaram aquele momento e impactaram sua confiança profissional. "A síndrome da impostora começou ali", declarou. Ao revisitar a situação anos depois, Bruna afirmou que hoje consegue olhar para aquela fase com mais compreensão graças ao processo terapêutico. "Hoje olho para aquela menina com muito afeto. Trabalhei com um ator que, nos bastidores, tinha um desempenho terrível, mas ele nunca foi chamado. Graças à terapia, consigo olhar para trás e me acolher. Hoje não aceitaria passar por isso", completou. Em I Love Paraisópolis, Bruna interpretava a protagonista Mari e contracenava com Caio Castro e Maurício Destri, sob direção de Wolf Maya.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Gesto de João Lucas em festa de aniversário gera rumores sobre Sasha.

Vídeo de João Lucas acariciando a barriga de Sasha Meneghel durante uma festa de aniversário alimentou especulações nas redes sociais, mas o cantor negou a gravidez e explicou que o gesto fazia parte de uma brincadeira feita no momento do parabéns.

Ainda não vai ser por agora que Xuxa realizará seu sonho confesso de ser avó. Um vídeo em que seu genro, João Lucas, aparece colocando carinhosamente a mão sobre a barriga de sua esposa, Sasha Meneghel, em sua festa aniversário, viralizou e fez muita gente crer que ela estaria grávida.Muitos usuários especularam uma possível gestação, mas o cantor se pronunciou nesta segunda-feira, negando os rumores: "Sasha não está grávida, foi apenas uma brincadeira de pedido ao assoprar a vela do bolo", disse à Quem. João Lucas comemorou seu aniversário de 26 anos no fim de semana e a festa contou com a presença de Shawn Mendes e Bruna Marquezine, uma das melhores amigas de Sasha. A filha de Xuxa e o cantor comemoraram, em maio, cinco anos de casamento.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Esposa de Raphinha se manifesta sobre a situação financeira da família.

Natália Belloli negou especulações sobre dificuldades financeiras e criticou a repercussão de declarações feitas por Vampeta. 

A influenciadora também desmentiu supostos conflitos familiares envolvendo o atacante do Barcelona.Natália Belloli, esposa do atacante Raphinha, usou as redes sociais para rebater rumores de que sua família estaria enfrentando dificuldades financeiras. As especulações ganharam força após declarações feitas pelo ex-jogador Vampeta em um podcast, que rapidamente repercutiram na internet.Durante a entrevista, Vampeta afirmou que o atleta do Barcelona estaria lidando com problemas familiares e financeiros. Ele também sugeriu que Raphinha teria interesse em uma transferência para o futebol saudita em busca de um salário mais alto. Incomodada com os comentários, Natália afirmou que não via necessidade de expor publicamente a situação financeira da família, mas decidiu se manifestar diante da repercussão do caso. "É absurdo precisar falar sobre isso. Se tivéssemos apenas uma pequena parte do que o Raphinha ganha atualmente, já seríamos extremamente privilegiados", declarou. A influenciadora explicou que optou por permanecer em silêncio inicialmente, acreditando que os boatos perderiam força com o passar dos dias. No entanto, segundo ela, as especulações ultrapassaram as redes sociais brasileiras e chegaram até a Espanha, onde o jogador atua. "Imagine fazer uma publicação dizendo que não estou pobre. Achei que o assunto desapareceria sozinho, mas acabou tomando uma proporção muito maior e agora há pessoas acreditando que estamos passando dificuldades", afirmou. Atualmente, Raphinha está entre os atletas mais bem remunerados do Barcelona e tem contrato com o clube catalão até 2028. De acordo com estimativas divulgadas pela imprensa esportiva, o atacante recebe cerca de R$ 80 milhões líquidos por ano. Natália também negou informações sobre uma suposta tensão familiar envolvendo o pai do jogador. Uma publicação recente afirmava que ele estaria insatisfeito com a participação do sogro de Raphinha em questões relacionadas à carreira do atleta. Segundo a influenciadora, a informação não procede. Ela garantiu que seu pai não exerce qualquer função na gestão profissional do atacante e afirmou que não existe conflito entre os familiares. "Os dois estão viajando juntos para Miami neste momento. Meu pai não cuida de nada relacionado à carreira do Raphinha", disse. Enquanto lida com a repercussão fora de campo, o atacante segue em recuperação de uma lesão sofrida durante a vitória da seleção brasileira sobre o Haiti pela Copa do Mundo. Por causa do problema físico, ele não estará à disposição para o confronto contra a Escócia.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Evo Morales alerta para risco de "guerra civil" na Bolívia.

Ex-presidente critica políticas do governo de Rodrigo Paz, nega acusações de tráfico de menores e afirma que apoiadores continuarão mobilizados contra medidas que considera uma ameaça à soberania e aos recursos do país.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que o governo de Rodrigo Paz está conduzindo o país a um cenário de forte instabilidade social e alertou para o risco de uma "guerra civil" em razão das políticas adotadas pela atual administração.Em entrevista à agência AFP, Morales criticou o que classificou como medidas neoliberais e acusou o governo de favorecer interesses estrangeiros em detrimento da população boliviana. Na véspera, o ex-presidente já havia acusado Rodrigo Paz de abrir espaço para empresas internacionais explorarem recursos naturais do país e de planejar aumentos nos preços de combustíveis e serviços essenciais. O governo nega as acusações. As declarações foram feitas após apoiadores de Morales anunciarem uma suspensão temporária dos protestos que vinham sendo realizados há mais de um mês e meio em diferentes regiões da Bolívia. As manifestações exigiam a saída do atual presidente e provocaram bloqueios em importantes rodovias do país. A pausa nos atos foi confirmada por lideranças das Seis Federações do Trópico de Cochabamba, uma das principais organizações de produtores de coca da Bolívia. Segundo os dirigentes, a decisão busca reduzir a tensão social, embora o movimento afirme que continuará mobilizado. Durante a entrevista, Morales também voltou a defender o cultivo da folha de coca, tradicional na cultura boliviana, e afirmou que a atividade está ligada à soberania nacional. O ex-presidente vive há cerca de dois anos na região de Chapare, reduto político de seus apoiadores. Contra ele existe um mandado de prisão relacionado a uma investigação por suposto tráfico de menores. Morales rejeita as acusações e afirma que o processo tem motivação política. Segundo o líder boliviano, as autoridades não encontraram indícios de corrupção ou envolvimento com o tráfico de drogas e, por isso, estariam tentando desmoralizá-lo por meio de acusações que ele considera infundadas. Morales também alertou que uma eventual operação policial ou militar na região onde está abrigado poderia gerar resistência por parte de seus apoiadores. Apesar das críticas ao governo, o ex-presidente negou ter defendido a saída imediata de Rodrigo Paz do cargo. Como alternativa, sugeriu a realização de eleições como forma de solucionar a crise política. Por fim, afirmou que o principal objetivo de seu grupo é impedir a privatização de setores considerados estratégicos, como energia elétrica, água, telecomunicações, saúde, educação e recursos naturais.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Banco Digimais: o que pode mudar para clientes após ação da PF.

Alvo de uma operação da Polícia Federal, o Banco Digimais segue funcionando normalmente. Entenda em quais situações o Banco Central pode intervir, o que acontece com as contas dos clientes e como funciona a proteção do Fundo Garantidor de Créditos.

A operação da Polícia Federal que teve como alvo o Banco Digimais nesta terça-feira (23) levantou dúvidas entre correntistas e investidores sobre o futuro da instituição financeira controlada pelo empresário e líder religioso Edir Macedo. Embora as investigações estejam em andamento, especialistas destacam que, por enquanto, o banco continua funcionando normalmente.A Operação Miragem apura suspeitas de fraudes contábeis e financeiras que teriam sido utilizadas para apresentar ao mercado uma situação patrimonial mais favorável do que a real. A investigação foi baseada em relatórios do Banco Central e resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de até R$ 670 milhões em bens dos investigados. Apesar da repercussão do caso, nenhuma medida de intervenção foi adotada até o momento pelo Banco Central. Isso significa que o Digimais segue autorizado a operar enquanto as apurações prosseguem. O banco pode continuar funcionando? Sim. A existência de uma investigação não implica automaticamente a interrupção das atividades da instituição. Caso consiga demonstrar capacidade financeira para cumprir suas obrigações e manter suas operações dentro das exigências regulatórias, o banco poderá continuar funcionando normalmente. Em nota divulgada antes da operação, o Digimais negou irregularidades e afirmou que suas operações seguem as normas do sistema financeiro nacional. A instituição também classificou as acusações divulgadas na imprensa como infundadas e disse que seus balanços passam por auditorias regulares. Quando o Banco Central pode agir? Uma eventual atuação do Banco Central dependerá das conclusões das investigações e da situação financeira da instituição. Se os órgãos de supervisão entenderem que o banco perdeu condições mínimas de funcionamento ou apresenta riscos aos clientes e ao sistema financeiro, poderão ser adotados os chamados regimes de solução. Entre as medidas previstas estão a exigência de aporte de recursos pelos controladores, a venda do controle da instituição, processos de reestruturação ou até intervenções mais severas. Quais são os cenários possíveis? Uma das alternativas é a intervenção, situação em que o Banco Central afasta os administradores e assume temporariamente o controle da instituição por meio de um interventor. O objetivo é tentar recuperar a saúde financeira do banco. Outra possibilidade é o Regime de Administração Especial Temporária (RAET), utilizado em instituições consideradas relevantes para o sistema financeiro. Nesse caso, o banco continua funcionando enquanto passa por uma administração supervisionada. O cenário mais extremo é a liquidação extrajudicial. Nessa situação, o Banco Central determina o encerramento das atividades da instituição e inicia o processo de retirada do banco do sistema financeiro. O dinheiro dos clientes corre risco? Em caso de intervenção ou liquidação, os recursos dos clientes podem ficar temporariamente indisponíveis até que sejam concluídos os procedimentos necessários. Isso não significa, porém, que o dinheiro seja perdido. Os depósitos e determinadas aplicações financeiras contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), mecanismo criado justamente para proteger correntistas em situações desse tipo. Atualmente, a garantia cobre até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira ou conglomerado econômico. Caso uma liquidação seja decretada, o FGC recebe a relação de credores enviada pelo liquidante e inicia o pagamento das garantias aos clientes que se enquadram nas regras do fundo. E quem tem mais de R$ 250 mil? Valores que ultrapassam o limite de cobertura do FGC não são perdidos automaticamente, mas passam a depender do processo de liquidação da instituição. Nesses casos, os clientes tornam-se credores da massa liquidada e poderão receber os valores remanescentes à medida que ativos do banco forem vendidos e recursos forem recuperados. O prazo e o valor efetivamente devolvido dependem do resultado desse processo. O que está sendo investigado? Segundo a Polícia Federal, existem indícios de que dirigentes do banco utilizaram fundos de investimento e operações contábeis para inflar artificialmente o patrimônio da instituição. A investigação aponta semelhanças com práticas atribuídas anteriormente ao Banco Master. De acordo com os investigadores, a estratégia teria criado no mercado a percepção de uma situação financeira mais sólida do que a efetivamente existente. Entre os alvos da operação estão executivos do Digimais, dirigentes ligados ao controle da instituição e responsáveis por empresas que administravam fundos relacionados ao banco. Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, enquanto as investigações seguem em andamento. Por enquanto, não há qualquer decisão do Banco Central que altere o funcionamento do Digimais. O futuro da instituição dependerá dos resultados das apurações e da avaliação dos órgãos reguladores sobre sua capacidade de continuar operando com segurança.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.


Homem é preso após confessar que cozinhava restos mortais humanos.

A polícia da Hungria encontrou partes de corpos humanos, órgãos preservados e animais dissecados em imóveis ligados ao suspeito. Durante o interrogatório, ele admitiu ter cozinhado e ingerido restos mortais, segundo as autoridades.

Um homem de 30 anos foi preso em Budapeste, na Hungria, suspeito de manter restos mortais humanos em sua casa e também no hospital onde trabalhava. A prisão ocorreu após uma denúncia levar as autoridades a investigar o caso.De acordo com a polícia húngara, a detenção foi realizada em 17 de Junho. O suspeito atuava como auxiliar no transporte de pacientes em uma unidade hospitalar e é investigado por obter partes de corpos tanto no local de trabalho quanto em cemitérios da Hungria e da Eslováquia. Durante a operação, os agentes realizaram buscas em imóveis e veículos ligados ao homem. Segundo as autoridades, ele não escondia de amigos e familiares seu interesse por restos humanos e costumava registrar o material em fotografias. As investigações revelaram um cenário considerado chocante pelos policiais. Entre os itens encontrados estavam um rosto humano, fragmentos de pele, ossos armazenados em uma mala, uma perna inteira, uma mão e um cérebro. Os agentes também localizaram crânios e um coração conservado em recipientes de vidro. Além disso, foram encontrados animais dissecados. Durante o interrogatório, o suspeito admitiu o interesse por partes do corpo humano e confessou práticas que chamaram a atenção dos investigadores. Segundo a polícia, ele afirmou que chegou a cozinhar e ingerir restos mortais. Agora, especialistas trabalham para identificar a origem do material apreendido e determinar quais fragmentos pertencem a seres humanos e quais são de animais. Computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos recolhidos durante as buscas também passarão por perícia para auxiliar nas investigações. O caso segue sob apuração das autoridades húngaras.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.


INSS cria novas regras e passa a exigir biometria em benefícios.

 

Regra foi publicada no Diário Oficial da União e exigência vale para aposentadorias, auxílios e BPC/Loa; implementação da exigência será gradual e não haverá bloqueio automático dos benefícios em andamento.

Nesta segunda-feira (22), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).De acordo com o órgão, o objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. A exigência já vinha sendo aplicada de forma parcial, mas agora será obrigatória. Desde Setembro de 2024, ela é obrigatória para pedidos do BPC/Loas. A nova portaria regulamenta e amplia essa exigência para a maior parte dos benefícios previdenciários e assistenciais requeridos ao INSS, abrangendo os pedidos apresentados a partir de Novembro de 2025. Agora, quem solicitar benefícios ao INSS deverá comprovar registro biométrico em bases oficiais do governo, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), Título de eleitor ou com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com informações do governo, a implementação da exigência será gradual e não haverá bloqueio automático dos benefícios em andamento. Os beneficiários deverão fazer o registro biométrico assim que posível, com prazo até 31 de Dezembro de 2026. A partir de 1º de Janeiro de 2028, a biometria da Carteira de Identidade Nacional (CIN) passará a ser o padrão para a concessão, manutenção e renovação de benefícios sociais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), mais de 150 milhões de brasileiros já possuem biometria registrada em bases federais. Como saber se você já tem biometria? Consulte canais oficiais do governo! A checagem pode ser feita em serviços digitais do governo, como o gov.br, além de plataformas da Justiça Eleitoral e dos Detrans, que informam se há biometria cadastrada. FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto libera fundos de pensão de limite de juros em empréstimos.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 237/26 afasta o limite de juros para empréstimos dos fundos de pensão aos seus participantes. O texto em análise na Câmara dos Deputados impede a aplicação da Lei da Usura, que prevê taxa máxima de 12% ao ano. Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), autor da proposta, a ideia é proteger as futuras aposentadorias. Ele afirma ainda que entidades fechadas de previdência complementar não buscam lucro, mas precisam rentabilizar os seus recursos. Tadeu Veneri ressalta que, atualmente, a Justiça tem limitado os juros cobrados pelos fundos de pensão a 12% ao ano. Para ele, isso ameaça o equilíbrio dos planos de benefícios e pode resultar em contribuições extras dos participantes. Alteração em lei A proposta altera a Lei 14.905/24, que trata da aplicação de juros e correção monetária nos contratos, para incluir os fundos de pensão na lista de exceções à Lei da Usura. Hoje, bancos e outras instituições financeiras integram a relação. “A submissão às restrições da Lei da Usura desvirtua a função institucional dessas entidades, inviabiliza a rentabilização dos ativos e reduz a capacidade de cumprir as metas atuariais”, diz Tadeu Veneri. Próximos passos O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que torna obrigatórias mensagens educativas em grandes eventos.

Texto segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7009/25, que torna obrigatória a exibição de mensagens educativas sobre temas de relevância social na abertura de eventos artísticos, culturais e esportivos. A proposta é do deputado Duda Ramos (Pode-RR). De acordo com o texto, os organizadores deverão divulgar – em telões ou sistemas de som, entre outros meios – informações sobre temas como a prevenção e o enfrentamento à violência contra mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas vulneráveis, além de canais oficiais para denúncia de crimes. A lista de temas inclui ainda: - o combate ao racismo, à intolerância religiosa e à homofobia; - a prevenção ao uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes; - campanhas de saúde pública; - educação ambiental; e - direitos do consumidor. A relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), recomendou a aprovação do projeto. Ela disse que os ambientes de entretenimento e esporte são ideais para a disseminação de informações, conscientização e mobilização social. “Os eventos artísticos, culturais e esportivos são espaços de grande circulação de público, diversidade social e forte impacto comunicacional”, afirmou a deputada, repetindo argumentos do autor. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto estabelece tempo máximo de espera em atendimentos de saúde para crianças e adolescentes.

Texto tramita em regime de urgência e pode ser votado pelo Plenário.

O Projeto de Lei 192/26, da deputada Heloísa Helena (Rede-RJ), estabelece tempo máximo de espera para crianças e adolescentes em atendimentos de saúde. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.  A espera deve ter os seguintes limites: 6 horas em casos de urgência ou emergência; 24 horas em casos de atendimento ambulatorial; 48 horas para cirurgias e procedimentos emergenciais; 15 dias para exames; e 30 dias para cirurgias eletivas. Esses prazos aplicam-se a pacientes com até 18 anos de idade. O Ministério da Saúde poderá estabelecer prazos diferentes conforme a especialidade médica, desde que não ultrapassem o estabelecido no texto. Caberá ao Sistema Único de Saúde (SUS) garantir a transparência das filas de espera dos atendimentos de crianças e adolescentes com a divulgação periódica de dados e informação clara às famílias sobre o tempo estimado de atendimento.  Justificativa De acordo com a autora, a Constituição Federal assegura o direito prioritário à saúde para crianças e adolescentes, em desacordo com as longas filas para consultas, exames e procedimentos médicos. “A infância e a adolescência correspondem a fases decisivas do desenvolvimento humano. A demora no diagnóstico ou no tratamento pode gerar consequências irreversíveis, comprometendo o crescimento, o aprendizado e a qualidade de vida futura”, afirma a deputada. Próximos passos O projeto tramita em regime de urgência e pode ser votado diretamente pelo Plenário da Câmara. Reportagem – Raquel Keoui Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO

Comissão de Orçamento fará 23 audiências públicas para ouvir ministros e debater financiamentos.

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, na terça-feira (23), requerimentos para a realização de 23 audiências públicas. Entre outros temas relevantes, deverão ser ouvidos os ministros de Estado sobre o financiamento de suas respectivas pastas. A CMO deverá receber ministros de 15 áreas: do Esporte; do Meio Ambiente; da Defesa; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Minas e Energia; das Cidades; da Agricultura; do Desenvolvimento Regional; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; da Casa Civil; do Planejamento; da Justiça e Segurança Pública; da Secretaria de Relações Institucionais; do Desenvolvimento e Assistência Social; e da Educação. Tarifa zero A CMO também aprovou a realização de audiência sobre o financiamento da tarifa zero no transporte público urbano. O requerimento foi apresentado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que definiu a proposta como “instrumento de mobilidade urbana, redução das desigualdades sociais, desestímulo ao uso do transporte individual motorizado e enfrentamento da crise climática”. Serão convidados representantes dos ministérios das Cidades e da Fazenda, além da Casa Civil da Presidência da República. Outras audiências vão tratar do financiamento da educação infantil, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Foi aprovado requerimento para a realização de mesas-redondas semanais sobre temas relativos à CMO. Embrapa Duas audiências vão discutir propostas para fortalecer o setor agropecuário: uma no contexto do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), outra no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Por indicação do senador Izalci Lucas (PL-DF), uma das audiências incluirá representantes da Embrapa. Da Agência Senado Edição – RL Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta de acesso a antecedentes criminais por violência doméstica.

 

Texto segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece normas para a consulta de antecedentes criminais relacionados a crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta aprovada restringe a consulta às informações públicas contidas em certidões criminais emitidas pelo Poder Judiciário. O acesso será limitado a condenações penais com decisão definitiva, conhecidas como transitadas em julgado. O texto aprovado foi o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), ao PL 248/24, da deputada Silvye Alves (União-GO). A versão proíbe que constem da consulta informações sobre investigações em curso ou registros e anotações policiais. “É essencial preservar a presunção de inocência e impedir que informações ainda não submetidas a juízo definitivo sejam utilizadas de forma indevida, precipitada ou incompatível com as garantias constitucionais”, justificou Delegado Paulo Bilynskyj. Além disso, a proposta determina que a emissão das certidões deverá observar as regras de proteção de dados previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O projeto também prevê que órgãos competentes realizem campanhas de conscientização para que mulheres obtenham esse histórico criminal em casos de potencial vulnerabilidade. Mudanças O texto original permitia que entidades de defesa e proteção da mulher consultassem dados de antecedentes armazenados em sistemas de órgãos públicos de forma mais ampla para fins de conscientização e prevenção. O relator disse ter feito as mudanças para dar maior segurança jurídica ao texto. “O substitutivo equilibra valores igualmente relevantes. De um lado, a proteção da intimidade, da vida privada, da presunção de inocência e dos dados pessoais. De outro, a proteção da vida, da integridade física e da dignidade das mulheres em situação de potencial vulnerabilidade”, explicou Bilynskyj. Próximos passos A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Medida provisória ajusta programa de crédito para micro e pequenas empresas.

Texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado para virar lei.

O Congresso Nacional analisa medida provisória (MP 1371/26) que modifica outra MP editada em abril (MP 1354/26) que incluiu crédito extraordinário de R$ 17 bilhões no Orçamento de 2026. O crédito foi aberto para o financiamento de caminhões novos por pessoas físicas e empresas e para ofertar garantias de crédito para micro e pequenas empresas. A MP 1371/26 tem o objetivo de dar novo nome à ação orçamentária relativa às garantias. “A denominação da programação não mencionava os microempreendedores, foco desde sempre do FGI [Fundo Garantidor para Investimentos], e sequer a hipótese de emprego do FGI para os trabalhadores autônomos”, justificou o governo na mensagem que acompanha o texto. Portanto, foi trocado o título “Integralização de cotas do Fundo Garantidor para Investimentos para Pequenas e Médias Empresas no âmbito do Programa Emergencial de Acesso a Crédito” para “Integralização de cotas do Fundo Garantidor para Investimentos no âmbito do Programa Emergencial de Acesso a Crédito”. Próximos passos A MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada no Congresso Nacional para virar lei. O texto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelos plenários da Câmara e do Senado. Reportagem – Silvia Mugnatto Edição – Marcelo Oliveira Fonte: Agência Câmara de Notícias


terça-feira, 23 de junho de 2026

CÂMARA DOS DEPUTADOS Relator defende aumento do teto do Simples Nacional para R$ 8 milhões.

Deputados e representantes de entidades discutiram atualização dos limites de faturamento e impactos para micro e pequenas empresas.

O relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que atualiza os limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), afirmou que continuará negociando com o governo a atualização dos limites das seis faixas do Simples Nacional. Segundo Goetten, o governo sinalizou apenas a atualização do limite de faturamento do MEI, de R$ 81 mil para R$ 130 mil. O deputado participou do programa Câmara pelo Brasil, que debateu o tema em Belo Horizonte (MG). Para o parlamentar, o teto máximo do Simples Nacional deve passar de R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões. A mudança, segundo ele, compensaria a atualização parcial feita em 2012 e a ausência de reajustes desde 2016. O relator também defendeu a redução de 12 para 2 meses do prazo máximo para que um MEI permaneça inadimplente sem ser excluído do sistema. Segundo Goetten, a inadimplência dos MEIs soma cerca de R$ 3 bilhões.O presidente da Fecomércio Minas Gerais, Nadim Donato, afirmou que aceitaria um teto máximo de R$ 6 milhões para o Simples Nacional, caso isso facilite as negociações com o governo. O deputado Domingos Sávio (PL-MG) afirmou que o compromisso do governo de enviar uma proposta própria pode facilitar as negociações. “Quando o governo manda, você fica com a legitimidade do Parlamento de aprimorar o projeto, mas a autoria é do governo. Então não há o que se falar em inconstitucionalidade. Portanto, nós não estaríamos fazendo o que de fato é inconstitucional, que é o Parlamento tomar a iniciativa de fazer renúncia fiscal”, afirmou. Contratação de trabalhadores O presidente da Federaminas, Valmir da Silva, também citou dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas, entre elas a contratação de trabalhadores. “A mão de obra está difícil, a concorrência é grande porque tem pouca mão de obra. E aí eu pergunto, por que a mão de obra está difícil? Nós já sabemos um pouco da resposta. Programas sociais com entrada e não com saída”, afirmou. O superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, afirmou que o crescimento do número de trabalhadores registrados como MEIs tem impacto nas contas da Previdência Social. Segundo ele, esse movimento ocorre ao mesmo tempo em que o sistema previdenciário enfrenta os efeitos do envelhecimento da população e do aumento de trabalhadores vinculados a plataformas digitais. Reportagem - Silvia Mugnatto Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Operadores de telemarketing denunciam precarização do trabalho e pedem regulamentação da profissão.

Audiência discutiu condições de trabalho, saúde ocupacional e projetos de lei para a categoria.

Operadores de telemarketing denunciaram violações trabalhistas e defenderam a aprovação de projetos de lei para regulamentar a profissão durante audiência realizada nesta terça-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. Representantes dos trabalhadores afirmaram que as propostas enfrentam resistência de empresários do setor. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sintetel-RS), Crislaine Carneiro, afirmou que a precarização atinge cerca de 1,5 milhão de teleoperadores no País. “De norte a sul, é muito parecido: o nosso setor tem uma cultura de exploração. E é uma exploração que está descabida. O lucro que essas empresas vêm fazendo em cima do adoecimento mental dos trabalhadores é desumano, é surreal. O Estado brasileiro tem que cumprir o papel de garantir os direitos mínimos para esses trabalhadores”, disse.Fiscalização O Conselho Nacional de Direitos Humanos fiscalizou as condições de trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Segundo o relatório, foram identificados problemas como falta de equipamentos, metas consideradas abusivas, terceirização elevada e baixos valores de auxílio-alimentação. O documento também registra relatos de assédio moral, limitação do tempo para uso do banheiro e altos índices de adoecimento. Entre os problemas citados estão casos de síndrome do pânico e síndrome de burnout. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de São Paulo (Sintetel-SP), Angélica Pereira, afirmou que essas situações fazem parte da rotina dos operadores. “Isso adoece fisicamente, isso adoece emocionalmente. Muitas pessoas começam a desenvolver perdas auditivas, não conseguem permanecer nesse tipo de atuação por muito tempo sem que haja uma deploração da sua própria saúde e da sua vida pessoal.”Regulamentação profissiona.Representantes sindicais e integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos defenderam a regulamentação da profissão. Entre as medidas propostas estão: piso salarial nacional; jornada de 6 horas diárias de atendimento; escala de trabalho 5x2; parâmetros de proteção à saúde; adicionais de insalubridade e penosidade. Representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenattel) e presidente do Sintetel-RN, Iara Martins afirmou que a legislação atual não acompanha as mudanças do setor. “A legislação para proteger essa categoria está desfocada da realidade, dado o avanço imenso da tecnologia nesse setor.” Posição das empresas O vice-presidente regulatório da Federação Nacional das Empresas de Infraestrutura de Telecomunicações e Tecnologia (Feninfra), José Américo, alertou para possíveis efeitos da regulamentação. “Ao querer proteger o trabalhador, pode estar criando uma regra de estimular a robotização e reduzir os postos de trabalho dentro de uma atividade que é importante socialmente”, afirmou.Perfil da categoria Dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostram que o Brasil tem 407 mil teleoperadores ativos. Segundo os números apresentados na audiência: 67% são mulheres; 61% são pessoas negras; a idade média varia entre 31 e 33 anos; a remuneração média fica entre R$ 1.685 e R$ 1.897. Projeto de lei A deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, defendeu a regulamentação profissional dos teleoperadores. Ela citou o Projeto de Lei 2196/25, apresentado pelo deputado Reimont (PT-RJ), em análise pela Câmara dos Deputados. “Precisa ter um piso nacional pela complexidade e pela dimensão da tarefa. Nós temos esse projeto do Reimont e é preciso que a gente o faça avançar, porque ele é terminativo nas comissões: se não houver recurso, ele estará pronto para ir ao Senado”, disse a deputada. Próximos passos Erika Kokay também sugeriu: a criação de um observatório sobre a saúde dos operadores de telemarketing; o reforço da fiscalização trabalhista; e a instalação de uma mesa permanente de negociação entre trabalhadores, empresários e governo. Segundo a deputada, o objetivo é buscar consensos para melhorar as condições de trabalho da categoria. Reportagem - José Carlos Oliveira Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias





CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil.

 

Projeto de lei está em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5943/25, que assegura a proteção da diversidade sexual e de gênero, a prevenção de discriminações e a promoção da inclusão de indígenas LGBTIA+. O texto acrescenta a proteção no Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). A autora do projeto, deputada Duda Salabert (Psol-MG), afirmou que a intenção é reparar uma dívida histórica com os povos originários e com pessoas que "ousam existir fora das normas impostas pela colonização". Para a relatora, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), a proposta pretende assegurar maior proteção e reconhecimento às pessoas indígenas LGBTIA+. "No contexto brasileiro, combater a discriminação contra indígenas LGBTIA+ significa afirmar que os povos indígenas não podem ser compreendidos como uma categoria homogênea", disse. Direitos e proteções O projeto garante às pessoas indígenas, independentemente de identidade de gênero, orientação sexual ou características sexuais, a plena fruição de todos os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. Fica vedada qualquer forma de discriminação, violência, expulsão do território ou exclusão por essas razões. O texto reconhece que os povos indígenas possuem formas próprias de vivenciar gênero e sexualidade, e estabelece que tradições culturais não podem ser usadas para justificar violações de direitos humanos. Saúde, educação e cultura Na área da saúde, os programas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverão coletar dados sobre identidade de gênero e orientação sexual de forma segura e confidencial. O projeto prevê ainda ações de saúde mental; prevenção ao suicídio; atendimento integral à população indígena LGBTIA+, incluindo saúde sexual, reprodutiva e serviços de afirmação de gênero para pessoas trans; e capacitação de profissionais para atendimento humanizado. Na educação, as escolas indígenas deverão incorporar conteúdos sobre direitos humanos e diversidade de gênero, além de adotar medidas contra o bullying. A elaboração desses conteúdos deverá contar com a participação de lideranças e organizações indígenas, incluindo coletivos de mulheres, jovens e LGBTIA+.Na cultura, o poder público deverá fomentar a produção, preservação e difusão da arte e da memória relativas à diversidade sexual e de gênero nos povos indígenas, por meio de editais, mostras, festivais, publicações e registros audiovisuais, respeitando a autodeterminação dos povos e a gestão compartilhada com organizações representativas. Proteção emergencial O projeto cria mecanismo específico de proteção para indígenas expulsos ou ameaçados de expulsão de seus territórios em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Nesses casos, o Estado deverá oferecer abrigo seguro emergencial, apoio psicossocial, preservação dos direitos territoriais e culturais, e medidas para garantir o retorno seguro ao território de origem. Se o retorno não for possível, será assegurada realocação assistida para outro território ou local seguro. O atendimento será prioritário e integrado entre órgãos indigenistas, de direitos humanos, de segurança pública e de assistência social. Participação e dados Os conselhos e comissões de políticas públicas para povos indígenas deverão garantir representação plural, com presença de mulheres, jovens e indígenas LGBTIA+. Os órgãos federais também ficam obrigados a incluir recortes de orientação sexual e identidade de gênero na coleta e divulgação de dados estatísticos sobre povos indígenas, respeitadas a autodeclaração e a privacidade. Dia Tybyra O projeto institui o Dia Tybyra de Orgulho e Memória Indígena LGBTI+, a ser celebrado anualmente em 19 de maio. A data homenageia Tybyra, indígena executado no século 17 por sua homossexualidade – caso citado pela autora como símbolo da violência colonial contra a diversidade indígena. Próximos passos A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias




CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto libera fundos de pensão de limite de juros em empréstimos.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 237/26 afasta o limite de juros para empréstimos dos fundos de pensão aos seus participantes. O texto em análise na Câmara dos Deputados impede a aplicação da Lei da Usura, que prevê taxa máxima de 12% ao ano. Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), autor da proposta, a ideia é proteger as futuras aposentadorias. Ele afirma ainda que entidades fechadas de previdência complementar não buscam lucro, mas precisam rentabilizar os seus recursos. Tadeu Veneri ressalta que, atualmente, a Justiça tem limitado os juros cobrados pelos fundos de pensão a 12% ao ano. Para ele, isso ameaça o equilíbrio dos planos de benefícios e pode resultar em contribuições extras dos participantes. Alteração em lei A proposta altera a Lei 14.905/24, que trata da aplicação de juros e correção monetária nos contratos, para incluir os fundos de pensão na lista de exceções à Lei da Usura. Hoje, bancos e outras instituições financeiras integram a relação.“A submissão às restrições da Lei da Usura desvirtua a função institucional dessas entidades, inviabiliza a rentabilização dos ativos e reduz a capacidade de cumprir as metas atuariais”, diz Tadeu Veneri.Próximos passos O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


Fabio Cannavaro diz que Uzbequistão tem "armas" para surpreender Portugal.

Técnico italiano elogiou Cristiano Ronaldo e a qualidade do elenco português, mas afirmou que sua equipe tem condições de competir em alto nível e buscar um resultado positivo na segunda rodada da Copa do Mundo de 2026.

O técnico da seleção do Uzbequistão, Fabio Cannavaro, acredita que sua equipe tem condições de surpreender Portugal na Copa do Mundo de 2026, apesar de reconhecer a força da equipe comandada por Roberto Martínez.Em entrevista coletiva realizada em Houston, nos Estados Unidos, na véspera da partida válida pela segunda rodada do Grupo K, o treinador italiano classificou Portugal como uma das seleções mais fortes do torneio. "Estamos falando de uma das melhores equipes desta Copa do Mundo. Portugal tem um dos melhores meio-campos do mundo e conta com um dos maiores atacantes da história do futebol. Precisaremos jogar como um verdadeiro time. Se não formos organizados e unidos, não teremos chances", afirmou. Mesmo diante do favoritismo português, Cannavaro demonstrou confiança na capacidade de sua equipe de competir em alto nível e buscar um resultado positivo. "Quando jogamos de forma compacta e concentrada, somos capazes de enfrentar qualquer seleção. Não vamos apenas nos defender. Temos nossas próprias armas para criar oportunidades e marcar gols. Sabemos que, neste nível, qualquer erro pode ser decisivo. Mas não temos nada a perder. Esta é a nossa primeira Copa do Mundo", declarou. Campeão mundial com a Itália em 2006, o ex-zagueiro destacou a qualidade do elenco português e elogiou especialmente Cristiano Ronaldo. "Ele consegue marcar de qualquer maneira: em cobranças de falta, contra-ataques e até em escanteios. Mas Portugal não é apenas Cristiano Ronaldo. A equipe tem excelentes jogadores, inclusive no banco de reservas. É uma seleção que gosta de controlar a posse de bola e ditar o ritmo da partida. Sabemos que, quanto mais o tempo passar, maior pode ser a pressão sobre eles, e podemos tentar explorar isso", disse. Questionado sobre a possibilidade de escalar Khusanov, zagueiro do Manchester City e principal destaque do Uzbequistão, para uma marcação individual sobre Cristiano Ronaldo, Cannavaro preferiu não revelar seus planos. "Vou pensar nisso esta noite", respondeu, sorrindo. Portugal e Uzbequistão se enfrentam nesta terça-feira (23), no NRG Stadium, em Houston, pela segunda rodada do Grupo K da Copa do Mundo de 2026. Após a primeira rodada, a Colômbia lidera a chave com três pontos. Portugal e República Democrática do Congo somam um ponto cada, enquanto o Uzbequistão ainda busca seus primeiros pontos na competição. A Copa do Mundo de 2026, a primeira da história com 48 seleções participantes, está sendo disputada nos Estados Unidos, México e Canadá e seguirá até 19 de Julho.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Brasil bate recorde de passageiros em voos nacionais e internacionais.

Mais de 54 milhões de passageiros viajaram de avião no país ou para o exterior entre Janeiro e Maio de 2026. Os resultados representam os melhores números da série histórica e refletem o crescimento do turismo e da demanda por viagens corporativas.

O número de passageiros transportados pela aviação comercial brasileira bateu recordes nos cinco primeiros meses de 2026, impulsionado pelo crescimento do turismo e pela maior demanda por viagens corporativas.Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, entre janeiro e maio, cerca de 42 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos no país. O volume representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 39,8 milhões de embarques e desembarques. Segundo o Ministério do Turismo, é a primeira vez que o Brasil supera a marca de 42 milhões de passageiros em voos nacionais nos cinco primeiros meses do ano desde o início da série histórica. O desempenho também foi recorde em maio. Mais de 8,3 milhões de pessoas utilizaram o transporte aéreo doméstico no período, um aumento de 2% na comparação com Maio de 2025. O resultado é o maior já registrado para o mês desde o início do levantamento, em 2000. O mercado internacional também apresentou forte crescimento. Entre janeiro e maio, 12,8 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos entre o Brasil e outros países, alta de 10% em relação aos 11,6 milhões registrados no mesmo intervalo do ano passado. Somente em maio, o tráfego internacional alcançou 2,23 milhões de passageiros, número 5% superior aos 2,13 milhões contabilizados no mesmo mês de 2025. De acordo com o Ministério do Turismo, os resultados refletem o aumento da conectividade aérea e a maior procura por viagens nacionais e internacionais. O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que os números demonstram o fortalecimento do setor e os efeitos das políticas voltadas para a ampliação da malha aérea e o incentivo às viagens. "O crescimento do número de passageiros mostra a força do turismo brasileiro e o impacto positivo das ações que ampliam a oferta de voos e facilitam o deslocamento de turistas e viajantes de negócios", afirmou.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Messi faz história, Haaland brilha e temporal marca o 12º dia da Copa.

O 12º dia da Copa do Mundo de 2026 teve Lionel Messi se tornando o maior artilheiro da história dos Mundiais, a classificação antecipada da Noruega com dois gols de Haaland e a vitória da França sobre o Iraque em uma partida marcada por mais de duas horas de paralisação devido a uma tempestade.

O 12º dia da Copa do Mundo de 2026 foi marcado por muitos gols, recordes históricos e uma partida interrompida por condições climáticas.O grande destaque da rodada ficou por conta de Lionel Messi. O argentino marcou mais uma vez e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, considerando apenas gols em fases finais do torneio. Com 17 gols, o camisa 10 ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que encerrou a carreira com 16. Outro protagonista do dia foi Kylian Mbappé. O atacante francês balançou as redes na partida entre França e Iraque e seguiu sua escalada na lista dos maiores goleadores da história dos Mundiais. No entanto, o duelo ganhou contornos inesperados. Com a França em vantagem no placar, uma forte tempestade acompanhada de raios e trovoadas obrigou a organização a interromper a partida, que ficou paralisada por horas antes de ser retomada. A Noruega também garantiu vaga na fase eliminatória ao vencer Senegal por 3 a 2, em partida válida pela segunda rodada do Grupo I. O destaque foi Erling Haaland, que marcou dois gols e comandou a vitória da seleção nórdica. Marcus Pedersen abriu o placar para os noruegueses aos 43 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Haaland ampliou aos 48 e voltou a marcar aos 58. Pelo lado senegalês, Ismaïla Sarr balançou as redes duas vezes, aos 53 minutos e nos acréscimos, mas não evitou a derrota. Com o resultado, a Noruega chegou aos seis pontos e garantiu a classificação para a próxima fase, igualando a pontuação da França, que também já assegurou vaga. Senegal e Iraque seguem sem pontuar, mas ainda mantêm chances de classificação na última rodada. Confira na galeria de fotos os principais momentos que marcaram o 12º dia da Copa do Mundo de 2026.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Instagram testa versão para TV e flerta com ideia de concorrer com YouTube.

A Meta vai disponibilizar o Instagram para TV primeiro em aparelhos da Samsung nos EUA. O app passa a funcionar em Samsung Smart TVs no país a partir desta segunda-feira (22), em modelos de 2020 em diante.

 O Instagram ampliou testes do app para a TV e passou a explorar formatos mais comuns do YouTube, como vídeos horizontais, séries e transmissões ao vivo.A Meta vai disponibilizar o Instagram para TV primeiro em aparelhos da Samsung nos EUA. O app passa a funcionar em Samsung Smart TVs no país a partir desta segunda-feira (22), em modelos de 2020 em diante. O aplicativo também já está em outros sistemas de TVs conectadas no mercado americano. Segundo a empresa, a versão para TV já roda em Amazon Fire TV e Google TV, o que amplia o alcance do Instagram na sala de estar. A Meta diz que a experiência na TV costuma ser coletiva e quer incentivar o consumo em grupo. A empresa afirma que está testando recursos para facilitar descobrir vídeos juntos, retomar o que a pessoa estava assistindo no celular e compartilhar a experiência com quem está na mesma sala. Entre os testes, a Meta cita canais organizados por interesses para ajudar a escolher o que ver. A ideia é agrupar conteúdos por temas como comédia, esportes e criadores, para reduzir a "disputa pelo controle" e acelerar a escolha do vídeo. Empresa também testa levar mais formatos do Instagram para a tela grande, como Stories. A proposta é permitir que usuários vejam publicações de amigos e criadores sem precisar se reunir em torno do celular. FORMATOS QUE APROXIMAM O INSTAGRAM DO YOUTUBE A Meta afirma que está testando uma área dedicada para vídeos horizontais no app de TV. A empresa diz que quer facilitar o consumo de conteúdos pensados para a tela grande e dar mais opções para criadores alcançarem público nesse formato. O plano inclui explorar vídeos mais longos, com conteúdo de criadores em maior duração. Segundo a Meta, a intenção é permitir histórias mais profundas e conexões mais fortes com a audiência quando o consumo acontece na TV. Empresa também fala em séries episódicas e transmissões ao vivo na TV. A Meta diz que estuda formatos em capítulos, distribuídos em vários episódios, e a possibilidade de levar lives para a tela grande para aumentar a participação em tempo real. O formato é semelhante ao do YouTube. A Meta afirma que está trabalhando com criadores para definir o que funciona melhor na TV. A empresa diz que ainda está no começo de entender como deve ser o vídeo social na sala de estar e que pretende lançar novos formatos aos poucos.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.


Comer frutas no jantar pode ajudar a controlar a glicose, aponta estudo.

Pesquisa realizada com adultos obesos mostrou que o consumo de frutas à noite está associado a uma melhor resposta glicêmica durante o sono, contrariando a ideia de que esse hábito prejudica a saúde metabólica.

Consumir frutas no jantar pode ajudar a melhorar o controle da glicose durante a noite em adultos com obesidade, segundo um estudo liderado pela Universidade de Granada, na Espanha. Os resultados contrariam a crença amplamente difundida nas redes sociais de que comer frutas à noite faria mal à saúde por causa do açúcar presente nesses alimentos.A pesquisa, publicada na revista científica Clinical Nutrition, avaliou a relação entre os alimentos consumidos nas principais refeições do dia e a resposta glicêmica apresentada posteriormente por adultos com obesidade. Os pesquisadores observaram que cafés da manhã com maior presença de frutas, laticínios, café ou chá sem açúcar e fontes de proteína foram associados a uma menor variabilidade glicêmica ao longo do dia, um indicador considerado positivo para a saúde metabólica. Por outro lado, almoços ricos em carboidratos estiveram relacionados a oscilações maiores nos níveis de glicose. No jantar, os resultados mostraram que uma maior ingestão de frutas esteve associada a um melhor controle glicêmico durante a noite. Já o consumo de bebidas alcoólicas, carnes processadas e alimentos preparados com farinha refinada, como pães e massas, apresentou efeito contrário. Segundo os autores, um dos principais diferenciais do estudo foi a análise detalhada da alimentação em condições reais do dia a dia, e não em ambientes laboratoriais controlados. Para isso, os participantes utilizaram durante 14 dias um monitor contínuo de glicose, dispositivo que acompanha em tempo real as variações dos níveis de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, os pesquisadores registraram detalhadamente os alimentos consumidos no café da manhã, almoço e jantar. Com essas informações, foi possível relacionar cada refeição à resposta glicêmica observada nas horas seguintes, oferecendo uma visão mais próxima da realidade dos hábitos alimentares da população. Juan José Martín Olmedo, pesquisador da Universidade de Granada e principal autor do estudo, afirmou que os resultados reforçam os benefícios do consumo de frutas, inclusive no período da noite. "Uma narrativa alarmista se espalhou pelas redes sociais, demonizando o açúcar das frutas e desencorajando seu consumo, especialmente à noite. No entanto, nossos dados mostram exatamente o contrário", destacou. O pesquisador explicou que os benefícios das frutas vão além do teor de açúcar, já que elas também contêm fibras e compostos bioativos que ajudam a promover uma resposta glicêmica mais equilibrada. "Em uma população com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2, deixar de consumir frutas por medo infundado pode até ser contraproducente", afirmou Martín.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Google nega que busca IA foi feita para manter usuários longe de sites.

Cientista-chefe da empresa afirma que objetivo é conectar pessoas a informações e destaca uso de IA para ampliar acesso a fontes, em meio a ...