CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 21 de abril de 2026

Hábito comum ao dormir pode acelerar o envelhecimento da pele.

Especialistas alertam que rotina noturna e posição ao descansar influenciam a saúde da pele. Alguns comportamentos do dia a dia podem favorecer o surgimento de rugas ao longo do tempo.

A forma como você dorme pode impactar diretamente a saúde da sua pele. Mesmo durante o descanso, alguns hábitos, especialmente a posição ao dormir, podem acelerar o envelhecimento e favorecer o surgimento de rugas.Segundo o especialista em medicina regenerativa Xavier Batalla, a posição em que você dorme pode influenciar esse processo ao longo do tempo. Em um vídeo publicado no TikTok, ele explicou que dormir de barriga para baixo é uma das piores escolhas nesse sentido. “Acelera o envelhecimento da pele de forma progressiva e silenciosa. As linhas de expressão formam-se mecanicamente noite após noite, durante anos”, afirmou. De acordo com o especialista, a pressão constante do rosto contra o travesseiro favorece a formação de marcas que, com o tempo, podem se tornar permanentes. Além da posição ao dormir, outros hábitos do dia a dia também contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Um deles é o uso de água muito quente no rosto, que pode remover a camada protetora natural da pele. O tabagismo também é apontado como um fator importante. “Destrói o colagénio e deixa a pele com um aspeto opaco.” O estresse é outro ponto de atenção. “Aumenta o cortisol, promove a inflamação e danifica a pele”, explicou Batalla. Ele também alerta que focar apenas na hidratação não é suficiente. “A hidratação superficial não impede o envelhecimento.” Dormir bem é essencial para o funcionamento do organismo, especialmente do cérebro. No entanto, alguns hábitos antes de deitar podem atrapalhar esse processo. Iniciar conversas estressantes perto da hora de dormir pode manter a mente ativa por mais tempo. “Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo”, explica o cientista do sono Daniel Gartenberg. A exposição a luzes fortes também interfere no descanso. “Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina”, orienta a neurologista Meredith Broderick.Não ter uma rotina de relaxamento pode dificultar o sono. “Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir”, afirma Rebecca Robbins. Comer logo antes de deitar também não é recomendado, pois pode causar refluxo e problemas digestivos. O uso de telas, como celular e televisão, é outro fator prejudicial. “A luz das telas é como se fosse uma forma visual de cafeína.”FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Menina de 12 anos morre após cabelo ser sugado por ralo de piscina em SP.

Laura Pereira Camargo ficou submersa por cerca de cinco minutos após ser puxada pelo sistema de sucção em piscina em Mirassol (SP). Internada em estado grave, ela não resistiu. Caso reacende alerta para riscos em sistemas de filtragem sem proteção adequada.

Uma menina de 12 anos morreu na tarde de domingo, 19 de Abril, em São Paulo, após ter o cabelo sugado pelo ralo de uma piscina dois dias antes.O acidente aconteceu na sexta-feira, 17, em Mirassol, no interior paulista. Laura Pereira Camargo estava na piscina da casa de uma amiga, brincando com outras crianças da mesma idade, quando foi puxada repentinamente pelo cabelo por uma forte sucção, ficando submersa por cerca de cinco minutos. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente, e a menina foi levada à Unidade de Pronto Atendimento de Mirassol. Em seguida, foi transferida para o Hospital da Criança e Maternidade, onde permaneceu internada em estado grave, segundo o portal G1. No hospital, os médicos diagnosticaram Laura com falência múltipla de órgãos e pneumonia bacteriana. Ela não resistiu e morreu dois dias após o acidente. O ralo da piscina faz parte do sistema de filtragem da água. Quando não está instalado ou protegido corretamente, pode gerar uma força de sucção suficiente para prender cabelos ou até partes do corpo. Um caso semelhante foi registrado no sábado, 18 de abril, na Itália. Um menino de sete anos morreu após se afogar em um spa de um hotel na cidade de Castelforte. De acordo com a imprensa italiana, o pai da criança entrou na água ao perceber que o filho estava em perigo, mas o menino já havia permanecido submerso por alguns minutos. Mesmo com as tentativas de reanimação, ele não sobreviveu.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Medicamento contra progressão do Alzheimer chega ao País em Junho.

Novo medicamento aprovado pela Anvisa promete retardar avanço do Alzheimer, mas não reverte danos já causados. Tratamento tem alto custo e é indicado para fases iniciais da doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

O lecanemabe, um novo medicamento contra o Alzheimer, deve chegar ao mercado brasileiro em Junho. O remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Sezembro.Para um mês de tratamento, o preço do medicamento, sem taxas e impostos, será de R$ 8.108,94. Com a aplicação de uma alíquota de 18%, comum na maioria dos estados, o valor chega a R$ 11.075,62. O lecanemabe é um medicamento biológico. Esse tipo de produto é produzido a partir de organismos vivos, como células e tecidos, e atua para reconhecer alvos específicos no organismo. No caso do Alzheimer, ele age sobre as protofibrilas de beta-amiloide, formas tóxicas da proteína que se acumulam no cérebro e levam à morte de neurônios. Segundo Tatiana Branco, diretora da área médica da Biogen no Brasil, responsável pelo produto, o principal diferencial do lecanemabe é seu duplo mecanismo de ação. O medicamento não apenas remove a porção tóxica da beta-amiloide já presente no cérebro, como também reduz a formação de novas placas. “A gente também observou, no estudo clínico, uma redução de 27% no declínio e no comprometimento clínico dos pacientes que usaram o medicamento ao longo de 18 meses.” Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine. Ao todo, 1.795 pessoas participaram da análise, realizada de forma multicêntrica na América do Norte, Europa e Ásia. Atenção Rodrigo Nascimento, diretor médico da Eisai no Brasil, também envolvida no desenvolvimento do produto, ressalta que o lecanemabe tem como objetivo retardar a progressão da doença. “Ele não tem como finalidade reverter o que já aconteceu do ponto de vista cognitivo”, explica. O uso é indicado principalmente nas fases iniciais do Alzheimer, como no comprometimento cognitivo leve e na demência leve associada à doença. “Daí a necessidade do diagnóstico precoce para que os pacientes possam colher o melhor benefício que o medicamento pode proporcionar”, afirma.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Jovem atacada por mulher com fogo morre após dias internada em MG; veja

Íris Cândida, de 24 anos, teve 40% do corpo queimado após ser atingida com álcool dentro de uma mercearia em Delfinópolis. Suspeita foi presa e polícia investiga possível motivação passional.

Uma jovem de 24 anos morreu após ser atacada dentro da mercearia onde trabalhava, em Delfinópolis, no interior de Minas Gerais.O ataque foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens, a suspeita aparece como cliente, se aproxima do caixa para pagar uma embalagem de álcool e, em seguida, abre o produto e joga o líquido sobre a funcionária. A vítima tenta se afastar, mas é atingida. A agressora deixa o local logo depois. A vítima, Íris Cândida, estava internada em estado grave desde o dia 11 de Abril e morreu neste domingo, na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. De acordo com a família, ela sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em cerca de 40% do corpo, principalmente do pescoço para baixo. A suspeita, uma jovem de 18 anos identificada como Marcela Alcântara Santos, fugiu após o ataque e permaneceu desaparecida por alguns dias. Ela foi presa na tarde de segunda-feira, no mesmo dia em que ocorreu o funeral da vítima. Testemunhas afirmaram que Íris e a agressora não se conheciam. Moradores disseram que a suspeita havia chegado recentemente ao município para trabalhar na colheita de bananas. Antes de morrer, a vítima relatou que havia conversado pouco antes do ataque com o namorado da suspeita. Embora tenha dito que não sabia o que motivou a agressão, a principal linha de investigação aponta para um possível motivo passional. O homem foi ouvido pela polícia e confirmou que esteve no local e conversou com Íris. Segundo ele, depois disso, não soube mais do paradeiro da namorada. Moradores relataram a comoção na cidade. “Estamos em choque porque aqui é uma cidade pequena, todo mundo se conhece. É praticamente da família da gente, e a gente sente a dor do outro. O que fizeram com ela foi uma crueldade, está todo mundo sofrendo”, disse um vizinho. A polícia continua investigando o caso.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Alerta: onda de calor extrema atinge 4 estados e eleva risco à saude.

Inmet emite aviso vermelho para Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com temperaturas até 5°C acima da média por vários dias. Previsão também inclui temporais e chuvas intensas em diferentes regiões do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho de grande perigo para uma onda de calor que deve atingir os estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.O aviso entrou em vigor no domingo e segue até as 18h de sábado (25). A área afetada se estende do oeste de Mato Grosso do Sul, na região de Corumbá, até o noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo cidades como Frederico Westphalen. O nível máximo de alerta foi emitido devido ao risco à saúde, já que as temperaturas devem ficar até 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Segundo o Inmet, a semana entre 20 e 27 de Abril começa com temperaturas máximas próximas dos 30°C, com tendência de queda gradual ao longo dos dias, principalmente na Região Sul. Em Santa Catarina, a previsão é de chuva fraca, enquanto o Paraná deve ter tempo seco e estável. No Rio Grande do Sul, a aproximação do período que marca dois anos das enchentes históricas reacende o alerta para novos episódios de instabilidade. O Inmet prevê a formação de um sistema de baixa pressão que pode provocar temporais, chuvas intensas, rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo já nos primeiros dias da semana. No oeste gaúcho, o volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm acumulados. Também há alerta para ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, além de possibilidade de granizo. Outro aviso de perigo cobre uma extensa faixa do país, do Acre ao Ceará, com previsão de chuvas intensas em estados como Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Na Região Norte, os maiores volumes devem se concentrar no oeste do Amazonas e em Roraima. Já no Nordeste, há previsão de até 100 mm de chuva em áreas isoladas do Maranhão, Piauí e Ceará. No Centro-Oeste, as condições são mais estáveis. Ainda assim, pode chover até 40 mm no norte de Mato Grosso. No Distrito Federal, em Goiás e no Mato Grosso do Sul, há baixa probabilidade de pancadas rápidas e isoladas.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Cantor D4vd é acusado de matar adolescente e pode enfrentar pena de morte.

Artista foi denunciado por homicídio qualificado com agravantes pela morte de Celeste Rivas Hernandez, de 14 anos, em Los Angeles. Promotoria aponta premeditação, tentativa de silenciar testemunha e motivação financeira. Defesa nega envolvimento no crime.

O cantor D4vd foi acusado de homicídio qualificado com agravantes pela morte de Celeste Rivas Hernandez, de 14 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Condado de Los Angeles nesta segunda-feira, 20 de Abril, quatro dias após a prisão do artista em sua casa, em Hollywood.A acusação prevê pena de prisão perpétua e, em caso de condenação, também pode resultar em pena de morte. Além do homicídio qualificado, o cantor, cujo nome verdadeiro é David Anthony Burke, também responde por acusações de atos sexuais com uma menor de 14 anos e mutilação de cadáver. Entre as circunstâncias agravantes apontadas pela promotoria estão premeditação, assassinato de uma testemunha em investigação em andamento e motivação financeira. De acordo com as autoridades, Celeste seria testemunha em um processo contra Burke por “atos sexuais lascivos e indecentes” envolvendo uma menor. Já a motivação financeira estaria relacionada à tentativa de preservar a carreira musical do artista, que, segundo a acusação, poderia ser prejudicada pelas denúncias. O crime teria ocorrido em Setembro de 2025. No dia 8 daquele mês, restos mortais em decomposição da jovem foram encontrados dentro de um veículo Tesla registrado em nome de D4vd, um dia após ela completar 15 anos. A polícia foi acionada após relatos de um forte odor vindo do carro, que estava em um pátio de reboque em Hollywood. O veículo havia sido retirado da região de Hollywood Hills, onde teria sido abandonado, segundo informações divulgadas pela Sky News. Dentro do automóvel, os agentes encontraram o corpo da adolescente, com partes desmembradas. A causa da morte ainda não foi divulgada. Celeste estava desaparecida desde Abril de 2024, quando tinha 13 anos. As autoridades afirmam que ela tinha 14 anos no momento da morte.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.


Passageiro se esconde no local das malas para não pagar passagem; veja

Homem foi filmado dentro do bagageiro de um avião da Ryanair em voo entre Malta e Nápoles. Vídeos publicados por ele nas redes sociais mostram a ação e repercutiram, enquanto companhia reforça política de tolerância zero a comportamentos inadequados.

Um passageiro de um voo da Ryanair foi flagrado subindo no compartimento superior da aeronave, espaço destinado ao armazenamento de bagagens de mão.O episódio foi registrado em vídeo e publicado pelo próprio homem em sua conta no TikTok. Nas imagens, ele aparece dentro do compartimento, batendo com as mãos e gritando: “Napoli!” (Nápoles, em italiano). Na legenda da publicação, escreveu: “Como não pagar uma passagem de volta para Nápoles. Mas eles me pegaram…”. Em outro vídeo divulgado pelo mesmo usuário, ele surge visivelmente irritado e chega a empurrar uma divisória do avião. “Pessoal, perdemos o voo!”, diz na descrição. Não há confirmação sobre a data exata do ocorrido, apenas que o caso aconteceu em um voo da Ryanair que fazia o trajeto entre Malta e Nápoles. Procurada pela revista People, a companhia aérea não comentou o episódio. Em 8 de Abril, a Ryanair divulgou um comunicado reforçando sua política de “tolerância zero” para comportamentos inadequados a bordo. “A Ryanair está comprometida em garantir que todos os passageiros e tripulantes viajem em um ambiente confortável e sem estresse, livre de perturbações desnecessárias causadas por um pequeno número de passageiros indisciplinados”, afirmou a empresa. “A Ryanair mantém uma política rigorosa de tolerância zero em relação à má conduta e continuará tomando medidas para combater comportamentos inadequados a bordo, em benefício da grande maioria dos passageiros que não causam problemas durante os voos”, acrescentou.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTTICIAS.

Goiás teve 178 mil novas empresas abertas em 2025. Em Anápolis, mais de 12 mil.

Goiás fechou o ano de 2025 confirmando a expectativa de novo recorde no número de abertura de novas empresas. 

Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), foram 178.598 novos CNPJs registrados no período, ou seja, 34.548 a mais do que o recorde anterior, registrado em 2024. Do montante registrado no ano passado, 44.497 são empresas de pequeno, médio e grande porte. As demais 134.101 são empresas de porte Microempreendedor Individual (MEI), cujo registro é feito no Portal do Empreendedor do Governo Federal. Sem considerar as empresas de natureza MEI, o capital social investido em Goiás injetou na economia goiana R$ 12,6 bilhões em 2025. Desse total, mais de R$ 10 bilhões são oriundos das 2.459 empresas cujo capital social declarado ultrapassa os R$ 500 mil, ou seja, empreendimentos de grande porte. O relatório mais recente do órgão mostra que o estado concentra atualmente mais de 1,27 milhão de empresas ativas.“Podemos observar, nesse total de empresas ativas, que a divisão entre MEI e não MEI está praticamente empatada, sendo que a natureza MEI ultrapassa a soma dos outros portes em pouco mais de 60 mil”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira. Dos empreendimentos em atividade, pouco mais de 30% estão na capital. Os municípios que mais abriram empresas no ano de 2025 foram, por ordem: Goiânia (59.195); Aparecida de Goiânia (19.225); Anápolis (12.418); Rio Verde (6.482);alparaíso de Goiás (5.031);Senador Canedo (5.005); Águas Lindas (4.736); Luziânia (4.393); Trindade (4.101); Jataí (2.894). A atratividade de Goiás fica demonstrada ainda pela origem de empresários e sócios. Em dezembro, a Juceg registrou 11 novas empresas com participação de ao menos um estrangeiro no quadro societário. Entre os países que aparecem no levantamento estão: Colômbia; Irlanda; Chile; Argentina; Portugal; Venezuela;Espanha Bolívia. Com informações da Juceg.FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS GO.



Mês da Mulher: Elas já são quase 45% dos optantes do MEI no município.

No mês da mulher, o empreendedorismo é uma pauta que está na ordem do dia. E os números, em várias áreas, mostram que elas não só conquistaram, mas avançam em vários segmentos de atividades, inclusive, no microempreendedorismo.

Levantamento realizado pelo CONTEXTO no Portal do Empreendedor mostra que até o dia 7/3 último, o número de optantes do MEI (Microempreendedor Individual) no município era de 39.462. OPU seja, já quase na casa de 40 mil. Desse total de optantes, 21.872 (55,43%) são do sexo masculino e 17.590 (44,57%) são do sexo masculino. Dentre os cinco segmentos com maior número de optantes, segundo a classificação do cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), três possuem maior número de mulheres à frente dos micronegócios. A atividade de Cabeleireiro possui maior número de cadastros: são 2.518, desse total, 1.861 são micronegócios conduzidos por mulheres e 657 conduzidos por homens. Uma larga diferença. O segmento de Promoção de vendas tem o segundo maior número de optantes: 2.252. Neste caso, prevalece a direção por homens, com 1.218 cadastros, contra 1.034 de mulheres.A terceira atividade é a de Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. São 2.098 optantes no total, sendo 1.634 mulheres e 464 homens. Novamente, elas aparecem em uma maioria ampla. A situação se reverte em relação à quarta atividade, que é relacionada a Obras de alvenaria. Neste caso, são 1.798 optantes no total, sendo 1.727 homens e 71 mulheres. A quinta atividade soma 1.111 optantes que abriram negócios relacionados como Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares. Neste caso, 605 negócios são conduzidos por mulheres e 506 por homens. Números gerais Em relação à totalidade de MEIs em Anápolis (homens e mulheres), até o início desse mês, tem-se que 21.970 (35,12%) escolheram atuar em estabelecimento físico. Os que atuam em local fixo, fora de loja, somam 14.199 (22,69%). Os MEIs anapolinos que trabalham pela internet já somam 12.946 (20,69%).Há ainda os microempreendedores que atuam pelo sistema de televendas, que somam 4.134 (6,61%). Os que trabalham com suporte dos Correios somam 2.134 (3,41%) e, por fim, 1.000 (1,6%) MEIs de Anápolis trabalham com uso de máquinas automáticas. Importante ressaltar que em relação à forma de atuação, o número total é diferente do que o número atual de MEIS, porque há opção para o optante cadastrar mais de uma forma de desenvolver o seu negócio. A pesquisa também aponta o número de optantes por MEI (homens e mulheres) em relação à nacionalidade. Neste caso, obviamente, a grande maioria é brasileira, são 39.278. Mas, tem-se ainda 43 MEIs em Anápolis de nacionalidade colombiana; 28 de venezuelana; 27 portuguesa; 13 senegalesa e 10 haitiana. No total, o cadastro registra pessoas optantes de ambos os sexos de 34 diferentes nacionalidades.FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS GO

CDL Mulher promove cursos de marketing e redes sociais para empreendedoras.

A Escola CDL Mulher, em parceria com o Sebrae Goiás, realiza nesta semana o 6º módulo de capacitação voltado ao empreendedorismo feminino, com foco em “Marketing, conteúdo e redes sociais”, um dos temas mais demandados pelas participantes.

Em razão do feriado de 21 de Abril, os encontros serão realizados excepcionalmente na quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de Abril, às 18h30, na sede da CDL, na Rua Conde Afonso Celso, 143, Centro. O formato em dois dias foi definido para aprofundar o conteúdo, considerado essencial para o fortalecimento do posicionamento de marca, ampliação da presença digital e uso estratégico das redes sociais como canal de vendas.A capacitação integra o cronograma da Escola CDL Mulher, que aborda temas voltados à gestão, desenvolvimento de negócios e formação empreendedora. O projeto tem registrado aumento contínuo no número de participantes a cada módulo. A participação é gratuita, sendo solicitada apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado às ações sociais da CDL Mulher.As inscrições podem ser feitas pelo Instagram da entidade (@cdlmulher), com acesso ao link disponível na biografia. Na programação, os encontros seguem no dia 28 de Abril com o tema “Liderança, pessoas e processos”, e se encerram em 5 de Maio com “Legado, expansão e visão de futuro”. De acordo com a presidente da CDL Mulher, Danielly Mendes, e a analista do Sebrae, Rita Queiroz, a iniciativa marca o início de uma parceria entre as instituições para fomentar o empreendedorismo feminino, com previsão de novas ações ao longo do ano.FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS GO.

Empresas de energia renováveis suspendem quase R$ 40 bi em investimentos e avaliam deixar Nordeste.

O cenário se dá em razão de uma série de fatores. Além do lento crescimento da demanda por energia e o "curtailment" (corte forçado na geração), problemas já conhecidos, representantes do setor reclamam de uma recente elevação dos custos de operação, com a perda de vantagens fiscais e o aumento de exigências.

Empresas do setor de energia renovável avaliam migrar do Nordeste, região de condições climáticas favoráveis à geração eólica e solar, para outros locais do Brasil, suspendendo investimentos próximos a R$ 38,8 bilhões entre 2025 e 2026.O cenário se dá em razão de uma série de fatores. Além do lento crescimento da demanda por energia e o "curtailment" (corte forçado na geração), problemas já conhecidos, representantes do setor reclamam de uma recente elevação dos custos de operação, com a perda de vantagens fiscais e o aumento de exigências. Integrantes do governo Lula (PT) ponderam que os benefícios fiscais concedidos no passado para impulsionar essas fontes alternativas não são mais necessários, uma vez que elas já ganharam espaço na matriz energética nacional. Com o mercado consolidado, dizem, agora é necessário ajustar a política tributária, para evitar que vantagens às energias eólicas e solares gerem um desequilíbrio no sistema energético nacional, encarecendo a conta ao consumidor. Procurado por meio de sua assessoria de imprensa desde o último dia 27 de Março, o Ministério de Minas e Energia não se manifestou até a publicação deste texto. A maior parte dos empreendimentos de energia renovável está no Nordeste, região que é abundante em sol e vento. A pedido da reportagem, a Absolar e a Abeólica (associações que representam respectivamente as geradoras de energia solar e eólica) calcularam o impacto da crise no setor. A primeira entidade afirmou que, durante o ano de 2025, 141 usinas devolveram suas outorgas. Elas somariam R$ 18,9 bilhões. A Absolar acrescenta que, na comparação entre o projetado e o realizado no último ano, houve outros R$ 5,9 bilhões em investimentos frustrados. Já a Abeólica disse que a desaceleração do crescimento do setor gerou cerca de R$ 14 bi em investimentos suspensos."Essa crise se agravou principalmente a partir de 2023, 2024 e o Nordeste, que recebe mais de 95% dos investimentos, está sofrendo. Nós temos inclusive fábricas no Nordeste demitindo e fechando por falta de investimento, de novos projetos", afirma Elbia Gannoum, diretora-executiva da associação. A Casa dos Ventos, uma das principais empresas de renováveis do país, é uma das companhias que admite reduzir investimentos no Nordeste e recalcular sua rota para apostar em projetos em Mato Grosso e no Rio Grande do Sul. Procurada, a empresa informou que investe "tanto no Nordeste quanto em outras geografias". Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul surgem como alternativas, pois, apesar de não terem condições climáticas tão favoráveis quanto as do Nordeste, estão mais próximos dos polos consumidores. O aumento do custo de geração tem explicação em dois dispositivos aprovados em 2025, na Medida Provisória 1304. Esse texto nasceu da pretensão do governo em reorganizar o setor elétrico, que acabou frustrada pela força dos lobbies no Congresso. A medida criou dispositivos para impulsionar o setor de baterias, com o objetivo de resolver o curtailment. Esse corte forçado de geração ocorre porque a quantidade produzida por fontes renováveis varia de acordo com o vento e o sol. Em momentos de pico, é necessário tirar essas usinas da tomada para evitar uma sobrecarga que pode colapsar a rede nacional.A medida, porém, traz prejuízo a essas usinas. Como mostrou a Folha de S. Paulo, o país hoje desperdiça o equivalente a uma usina de Belo Monte em razão do curtailment. Uma das formas mais eficazes de resolver o problema é usando baterias para guardar o excesso de energia gerado nas horas de pico para ser consumido quando o consumo aumenta. A medida provisória estabeleceu que apenas podem ter acesso ao Reidi (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura), que dá desconto de impostos a usinas de geração solar e eólica, as que sejam integradas a sistemas de armazenamento. Na prática, as entidades reclamam que isso limitou o poder de investimento de algumas empresas. "O texto ocasionou um retrocesso, criando falta de isonomia para a fonte solar frente a outras tecnologias, ao restringir o acesso ao Reidi. Este tipo de requisito e limitação não existe para nenhuma outra fonte no Brasil", afirmou a entidade. Outro dispositivo criticado é o repasse dos custos da reserva de capacidade para os novos empreendimentos. Essa reserva é a contratação de usinas para serem acionadas em momentos de baixa produção, mas alta demanda. Como as energias renováveis são intermitentes (não geram todo o tempo), há necessidade de contratar mais geradores de reserva.A exigência imposta a novos empreendimentos, segundo a entidade, encarece o custo, desestimula novos investimentos e "pode pressionar economicamente os projetos de geração renovável". Além disso, as entidades se queixam que a Aneel aprovou, em 2022, duas resoluções que aumentam a taxa a ser paga pelas geradoras de energia à medida que elas estão mais distantes dos principais polos consumidores do país, como o Sul e o Sudeste. A Absolar avalia que isso "aumentou os custos de uso da rede para usinas situadas longe dos centros de carga, especialmente no Norte e Nordeste" e "pode deslocar os projetos fotovoltaicos", o que já está acontecendo. "Os atos normativos em questão foram resultado de mais de cinco anos de debate, e após aprovação, tiveram seus efeitos e aplicação modulada de forma a trazer previsibilidade e adaptabilidade dos agentes", rebate a Aneel. Dada a insatisfação do setor e sua capacidade de mobilização de parlamentares no Congresso, há, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, um projeto para derrubar essas resoluções.Representantes das renováveis afirmam ainda que o Executivo tem demorado para realizar o leilão de contratação de baterias, que poderia resolver o problema do curtailment e reduzir o prejuízo às usinas. Reclamam que, ao invés disso, foi feito um leilão para reserva de capacidade cuja maior parte dos vencedores é composta por empresas de geração a gás e a carvão, combustíveis fósseis poluentes. "A gente precisa realmente ter uma solução porque, do contrário, vamos perder oportunidade de investir num país que tem uma grande potencialidade diante da transição energética. A situação de fato é preocupante", diz Elbia. Há uma avaliação geral de que a chegada de data centers poderia impulsionar o setor de energia, se abastecidos com renováveis, pois consomem quantidades enormes de eletricidade -por outro lado, são criticados por exigir muita água. A criação de um programa nacional para esses empreendimentos, porém, está travado no Congresso Nacional.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.


Petróleo volta a subir com interrupção de fluxo de navios no estreito de Hormuz.

Ao longo do fim de semana, a escalada das tensões voltou a interromper o tráfego na região. No sábado (18), a Guarda Revolucionária iraniana realizou ataques contra embarcações que transitavam pelo estreito de Hormuz, segundo agências internacionais.

O petróleo abriu em alta de 6% nas negociações referentes a esta segunda-feira (20), com investidores voltando a adotar uma postura mais conservadora em relação a uma resolução da guerra no Irã, além de lidar com mensagens contraditórias sobre o conflito.O barril do Brent, referência internacional, era cotado a cerca de US$ 96 por volta das 20h45 deste domingo (19), no contrato com vencimento em junho deste ano. O movimento tem influência de um novo bloqueio do Irã ao fluxo no estreito de Hormuz, por onde passa cerca de 20% da produção mundial de petróleo e gás natural liquefeito. A alta reverte a forte queda da commodity na sexta-feira (17), quando o anúncio da reabertura do estreito pelo Irã levou a um alívio nas cotações do Brent e do WTI (West Texas Intermediate), usado nos EUA, que atingiram os menores níveis desde Março. Ao longo do fim de semana, a escalada das tensões voltou a interromper o tráfego na região. No sábado (18), a Guarda Revolucionária iraniana realizou ataques contra embarcações que transitavam pelo estreito de Hormuz, segundo agências internacionais.Teerã afirmou ter retomado regras mais rígidas de passagem após o que classificou como violações por parte dos Estados Unidos. Em discurso televisionado, Mohammad Bagher Ghalibaf disse que Washington não conseguiu pressionar o Irã por meio de ultimatos nem obter apoio internacional para a guerra. Em resposta, Donald Trump afirmou que o Irã estava "fazendo graça" e que não conseguirá chantagear os EUA. Neste domingo, o presidente norte-americano voltou a ameaçar destruir a infraestrutura do país. "Estamos oferecendo um acordo muito justo e razoável, e espero que eles aceitem, porque, se não aceitarem, os Estados Unidos vão destruir todas as usinas de energia e todas as pontes no Irã. Chega de ser bonzinho!", escreveu Trump. O republicano também afirmou que representantes dos dois países devem se reunir para mais uma rodada de negociações no Paquistão na segunda-feira (20) -o acordo de trégua expira na quarta-feira (22). Segundo a agência Tasnim, associada à Guarda Revolucionária, o regime ainda não decidiu se enviará representantes para as conversas. A suspensão do programa nuclear do Irã é considerada um dos principais impasses do conflito. Segundo Trump, o Irã teria concordado em abrir mão do urânio enriquecido. O regime iraniano, como tem sido praxe durante a guerra, não confirma as informações.A proposta defendida por Washington prevê que Teerã abandone seu programa nuclear como parte de um acordo mais amplo. O Irã, contudo, tem demonstrado resistência. Segundo o jornal New York Times, Teerã teria aceitado suspender a atividade nuclear por até cinco anos. Os EUA propõem uma suspensão de 20 anos. Enquanto isso, o impasse em torno do estreito de Hormuz mantém o mercado global em alerta. A guerra, que já está em sua oitava semana, levou a uma forte alta nos preços do petróleo. Desde o início do conflito, as cotações do Brent, referência global, acumulam valorização de 25%. Para analistas, as incertezas nas negociações entre Washington e Teerã, somadas às dificuldades para normalizar o fluxo pela via, devem manter a volatilidade dos preços por meses. Mesmo em caso de reabertura, ainda há dúvidas sobre quando empresas de transporte marítimo retomarão o fluxo. As companhias aguardam condições de segurança e sinalizações mais firmes de Washington e Teerã. Segundo a plataforma MarineTraffic, nenhuma embarcação entrou ou saiu do Golfo desde as 21h de sábado no horário de Brasília.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Piloto morre após acidente com sete carros em Nürburgring.

Juha Miettinen, de 66 anos, não resistiu após colisão nos primeiros minutos das classificatórias para as 24 Horas de Nürburgring. Corrida foi interrompida, e outros seis pilotos ficaram feridos, sem risco de morte.

O piloto finlandês Juha Miettinen morreu durante as corridas classificatórias para as 24 Horas de Nürburgring, realizadas neste sábado (18), no circuito Nordschleife, na Alemanha. A prova faz parte do calendário da NLS (Nürburgring Langstrecken-Serie).O acidente, considerado grave, envolveu sete carros e aconteceu nos primeiros minutos da corrida, que também contava com a participação de Max Verstappen. A prova foi imediatamente interrompida com bandeira vermelha para permitir o atendimento às vítimas. Miettinen foi socorrido no local e levado ao centro médico do circuito, mas não resistiu, apesar das tentativas de reanimação. Ele tinha 66 anos, era piloto amador e competia com um BMW de número #121, da equipe Keeevin Motorsport. Os outros seis pilotos envolvidos no acidente também foram encaminhados a um hospital, mas nenhum deles sofreu ferimentos com risco de morte. Após o ocorrido, a corrida foi definitivamente cancelada. Antes da interrupção, o carro de Max Verstappen havia garantido a sexta posição no grid de largada para a prova classificatória. No domingo, Miettinen foi homenageado com um minuto de silêncio antes da segunda corrida do fim de semana. A prova terminou com vitória do Audi da equipe Scherer Sport PHX, pilotado por Alexander Sims, Ben Green e Christopher Haase. Verstappen, que competiu ao lado de Lucas Auer em um Mercedes da equipe Mercedes-AMG Team Verstappen Racing, terminou na 38ª posição.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

segunda-feira, 20 de abril de 2026

Dieta rica nestes 3 tipos de alimentos reduz o risco de doenças cardíacas.

Estudo aponta que priorizar alimentos naturais, grãos integrais e gorduras saudáveis reduz o risco de doenças cardíacas, independentemente da dieta escolhida. Especialistas alertam que foco não deve ser só cortar nutrientes.

A perda de peso pode ser alcançada tanto com dietas com baixo teor de carboidratos quanto com dietas com pouca gordura. Mas surge uma dúvida comum: qual dessas estratégias é melhor para a saúde do coração?De acordo com o site Today, especialistas afirmam que a resposta não está apenas na quantidade de macronutrientes, mas principalmente na qualidade dos alimentos consumidos durante a dieta. á três grupos de alimentos especialmente recomendados por médicos para proteger o coração: alimentos de origem vegetal, grãos integrais e gorduras insaturadas. riorize a qualidade dos alimentos m estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology mostrou que dietas com baixo teor de gordura ou de carboidratos, desde que ricas nesses três grupos, estão associadas a um menor risco de doença arterial coronariana. u seja, mais importante do que reduzir gordura ou carboidratos é escolher alimentos de melhor qualidade. O estudo confirma o que aprendemos nas últimas duas décadas”, afirmou o cardiologista Dariush Mozaffarian. or isso, em vez de focar apenas em cortar gordura, carboidratos ou proteínas, o ideal é dar prioridade a alimentos mais nutritivos, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Por que isso importa? Uma alimentação equilibrada inclui alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, nozes e leguminosas, explica a nutricionista Kristina Petersen. “Evite alimentos com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e excesso de sal”, recomenda. Como colocar em prática? specialistas sugerem incluir mais alimentos de origem vegetal no dia a dia, como feijão, batata-doce, kimchi, nozes, pasta de amendoim e tofu. ambém vale apostar em grãos integrais, como pão integral, arroz integral, quinoa e aveia.Já entre as gorduras saudáveis, destacam-se o azeite de oliva extravirgem, o abacate e as oleaginosas, que contribuem para a saúde do coração quando consumidos com equilíbrio.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Cinco hábitos comuns que aceleram o envelhecimento e prejudicam o coração.

Cirurgião cardíaco alerta para práticas do dia a dia que aumentam inflamação e afetam as células. Especialista destaca que mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a proteger a saúde e retardar o envelhecimento.

Os princípios básicos para manter uma vida saudável são bem conhecidos: consumir vegetais, praticar atividade física e dormir bem. No entanto, quando o assunto é saúde do coração a longo prazo e desaceleração do envelhecimento, alguns detalhes podem fazer toda a diferença.O cirurgião cardíaco Jeremy London compartilhou em sua página no Instagram uma lista com cinco hábitos diários comuns que aceleram o envelhecimento do corpo. Segundo ele, essas práticas não apenas afetam as células, como também aumentam a inflamação e sobrecarregam o coração ao longo do tempo. Confira os hábitos: Fumar Jeremy London destaca que fumar, seja cigarro tradicional ou eletrônico, é uma das formas mais rápidas de envelhecer o organismo. O médico explica que os metabólitos tóxicos aumentam o estresse oxidativo e prejudicam o DNA, algo especialmente preocupante para a saúde cardiovascular a longo prazo. Como quebrar o ciclo: Parar de fumar pode ser difícil, mas os benefícios compensam. Algumas estratégias podem ajudar: Identifique os gatilhos: mantenha um registro e observe em quais momentos sente mais vontade de fumar. É após as refeições? Em situações de estresse? Busque ajuda: terapias de reposição de nicotina, como adesivos, gomas ou medicamentos prescritos, podem aliviar os sintomas de abstinência. Monte uma rede de apoio: avise amigos e familiares sobre sua decisão ou procure grupos de apoio, presenciais ou online. Ter um estilo de vida sedentário Estudos mostram que a prática regular de exercícios reduz o risco de fragilidade na velhice. A falta de movimento compromete a capacidade do corpo de transportar nutrientes. Além disso, a função mitocondrial — responsável pela produção de energia nas células — começa a falhar, contribuindo para o envelhecimento. Como se movimentar: Não é necessário fazer exercícios intensos para ter benefícios. Pequenas mudanças já ajudam: Faça pausas ativas: programe um alarme a cada 45 minutos para se levantar, alongar e caminhar por alguns minutos; Associe hábitos: combine atividades físicas com tarefas do dia a dia, como caminhar enquanto ouve um podcast; Altere a rotina: sempre que possível, estacione mais longe ou escolha trajetos que incluam mais movimento. Ignorar o estresse crônico O estresse constante não afeta apenas o humor. Ele pode causar impactos duradouros no corpo, inclusive em nível celular e na saúde geral. Como relaxar: Respire profundamente e de forma controlada; Desconecte-se: afaste-se de notícias e redes sociais por algumas horas para dar um descanso à mente. Dormir pouco Dar prioridade ao sono é essencial para que o corpo consiga se recuperar diariamente. Como dormir melhor: Uma boa noite de sono começa antes de ir para a cama: Mantenha horários regulares: procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana; Cuide do ambiente: mantenha o quarto escuro, silencioso e em temperatura agradável; Evite telas: antes de dormir, prefira ler ou ouvir algo relaxante. Alimentação inadequada Uma dieta desequilibrada e o excesso de peso, especialmente com acúmulo de gordura visceral, podem aumentar a inflamação, a resistência à insulina e causar disfunções metabólicas. Como melhorar a alimentação para proteger o coração: Priorize proteínas e fibras: inclua feijão, lentilha, carnes magras, vegetais, grãos integrais e oleaginosas nas refeições; Pratique a alimentação consciente: coma devagar, prestando atenção aos alimentos, evitando o uso de celular ou televisão durante as refeições.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Quem era a guarda assassinada na zona sul de São Paulo.

Guarda civil foi encontrada morta com marcas de tiros na zona sul de São Paulo. Polícia investiga latrocínio, já que arma da vítima foi levada. Caso mobilizou autoridades e gerou comoção entre colegas de trabalho.

A guarda civil metropolitana Sara Andrade dos Reis, de 34 anos, foi encontrada morta na manhã deste domingo, 19, na região do Jabaquara, na zona sul de São Paulo. O corpo estava na Rodovia dos Imigrantes, na altura da alça de acesso ao Viaduto Matheus Torloni.Informações preliminares indicam que a agente foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), já que sua arma não foi encontrada no local. Sara nasceu em dezembro de 1991 e atuava na Guarda Civil Metropolitana desde fevereiro de 2023. Ela fazia parte da Inspetoria Regional Jabaquara (IR-JA) como guarda de 3ª classe. Em publicações nas redes sociais, colegas de trabalho a descreveram como uma pessoa “querida” e de “bom coração”, além de lamentarem o fato de ela deixar um filho pequeno. Em nota, a GCM manifestou “profundo pesar” pela morte da agente. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que a administração municipal terá “esforço e compromisso” para que o responsável “seja severamente punido”. Inicialmente, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de possível acidente de trânsito, após uma suposta queda de motocicleta. No entanto, ao chegar ao local, os policiais constataram que a vítima apresentava ferimentos provocados por disparos de arma de fogo na região da cabeça e dos ombros. “Segundo apurado, a vítima conduzia uma motocicleta quando foi abordada por criminosos, que subtraíram sua arma de fogo”, informou a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP). De acordo com a PM, o corpo foi encontrado apenas com o coldre, sem o armamento. Equipes de resgate e da Unidade de Suporte Avançado (USA) foram acionadas, mas apenas puderam confirmar a morte no local. O caso foi registrado no 26º Distrito Policial (Sacomã) e encaminhado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). “As investigações seguem em andamento para identificar e prender os responsáveis”, informou a SSP-SP.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Mulher perde duas casas e casamento após vício em apostas: "Perdi tudo"

Assíria Macêdo, de 29 anos, acumulou dívida de R$ 50 mil com plataformas como o “Jogo do Tigrinho”. Após repercussão nas redes, conseguiu apoio psicológico e tenta reconstruir a vida.

Uma extensionista de cílios de 29 anos usou as redes sociais para relatar como o vício em apostas online impactou sua vida. Moradora de Fortaleza, Assíria Macêdo afirma que perdeu duas casas e se separou do marido após acumular uma dívida de R$ 50 mil com plataformas como o “Jogo do Tigrinho”.Em um vídeo publicado no Instagram, ela contou que começou a apostar há cerca de quatro anos. “Como é que eu posso começar explicando essa situação?”, questionou no início do desabafo. “Há mais ou menos quatro anos eu me envolvi nos jogos online, no famoso ‘Jogo do Tigrinho’, que vem destruindo tantas vidas, inclusive destruiu a minha”, afirmou.O jogo citado por ela funciona como um cassino online, com promessas de ganhos rápidos e elevados, prática considerada irregular no país. Mesmo assim, Assíria acabou se envolvendo após ver relatos de pessoas que diziam estar lucrando. “Eu vi muita gente ganhando dinheiro, [e pensei] então se isso aqui está dando certo vai dar certo para mim também e deu”, contou. Nos primeiros meses, ela afirma que chegou a ganhar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, o que reforçou a confiança nas apostas. Com o tempo, no entanto, os ganhos deram lugar a perdas frequentes. Quando percebeu, já estava profundamente envolvida. “Se chegasse alguém para mim dizendo: ‘Ah isso é mentira’, eu brigava com a pessoa. Eu não tinha controle. Se eu tivesse cinco mil na minha conta, eu jogava cinco mil. Se eu trabalhasse, eu pegava o dinheiro e jogava. E isso me destruiu. Destruiu a minha vida, destruiu o meu casamento, destruiu os meus pais. Eu perdi tudo”, relatou. Segundo ela, o marido tentou ajudá-la diversas vezes, chegando a pagar parte das dívidas, mas acabou também sendo impactado financeiramente. O casal vendeu a casa onde morava para tentar quitar os débitos, mas a situação não se resolveu e terminou em separação. A família também foi afetada. Os pais de Assíria venderam o próprio imóvel para ajudá-la, mas o valor não foi suficiente. Ela afirma que passou a dever a agiotas e que, diante do atraso nos pagamentos, começou a sofrer cobranças diretas.“Uma das pessoas a quem eu devo foi lá em casa e levou a minha televisão. Já vendi tudo em casa, pouquíssimas coisas tenho em casa, já vendi praticamente tudo. Estou com inúmeras dívidas atrasadas, tem gente me ligando e não sei o que fazer”, disse. Hoje, ela afirma reconhecer o vício e pede ajuda. “Hoje eu reconheço que eu sou viciada e que eu preciso de ajuda. Eu só queria pagar as minhas dívidas e trabalhar. Não posso nem ter acesso ao meu celular, pois está me destruindo, está destruindo a minha mente”, declarou. Assíria conta que decidiu se afastar do celular por conta da pressão psicológica constante, já que recebe ligações diárias de cobradores. Sem recursos, diz que já vendeu tudo o que podia e que atualmente ela e os pais estão vivendo com ajuda de conhecidos. “Eu estou muito arrependida de todas as escolhas que eu fiz. O primeiro passo é o reconhecimento. Hoje eu reconheço que estou doente, mas antes eu não reconheci, nunca assumi, nunca aceitei ser viciada ou ser doente. […] Só eu sei o que eu faço para poder ficar bem e não consigo. Esse é meu último pedido de socorro e eu espero ser ajudada”, desabafou.No vídeo, ela pede ajuda financeira, mas também destaca a necessidade de apoio psicológico para recomeçar. Assíria trabalha com alongamento de cílios e afirma que deseja retomar a atividade. Após a repercussão do caso nas redes sociais, ela conseguiu iniciar acompanhamento psicológico gratuito.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Grávida é morta a facadas por ex-cunhado após discussão em SP.

Micaela Christina dos Santos Bento, de 26 anos, foi atacada no pescoço em Ibitinga. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu, e o bebê também morreu. Suspeito fugiu e é procurado pela polícia.

Uma mulher de 26 anos, grávida, foi morta a facadas na noite de sábado (18), em Ibitinga, no interior de São Paulo. A vítima foi identificada como Micaela Christina dos Santos Bento.De acordo com informações registradas pela polícia, o ataque aconteceu no bairro Jardim Maria Luiza, nas proximidades de uma adega. Testemunhas relataram que houve uma discussão antes do crime, quando o suspeito, ex-cunhado da vítima, a atacou com golpes de faca, atingindo principalmente a região do pescoço. Segundo a irmã de Micaela, que já teve um relacionamento com o agressor, o homem não aceitava o fim do vínculo entre eles, o que teria motivado a violência. Após o ataque, o suspeito fugiu do local. A própria mãe dele teria informado à polícia sobre a fuga. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região e também na residência do homem, mas ele ainda não havia sido localizado até a última atualização do caso. Micaela chegou a ser socorrida em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. O bebê que ela esperava também morreu. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Pedidos de pensão entre Brasil e Portugal crescem 420% em 4 anos.

Solicitações com base na Convenção de Haia disparam e já somam centenas de casos anuais. Maioria parte de mães em busca de pensão, e processos ficaram mais rápidos, com prazos que caíram de anos para poucas semanas.

Os pedidos de cooperação jurídica internacional entre Brasil e Portugal relacionados ao pagamento de pensão alimentícia vêm crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Dados do governo brasileiro mostram que, com base na Convenção de Haia sobre Alimentos, houve um aumento de cerca de 420% nas solicitações entre 2021 e 2025.O levantamento, feito a pedido da agência Lusa, indica que, apenas em 2025, o Brasil registrou 530 pedidos de cooperação no mundo. Desse total, 200 foram direcionados a Portugal, tornando o país europeu o principal destino das solicitações. Em comparação com 2024, quando foram registrados 114 pedidos entre Brasil e Portugal, o número de 2025 representa um crescimento de 75,4%. Nos anos anteriores, os volumes eram bem menores: 38 pedidos em 2021, 35 em 2022 e 71 em 2023. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram contabilizados 18 novos pedidos. Na prática, a Convenção de Haia sobre Alimentos funciona como um mecanismo de integração entre as autoridades dos países, permitindo que decisões judiciais sejam reconhecidas e executadas em ambos os territórios. Isso significa que uma sentença brasileira que determina o pagamento de pensão alimentícia deve ser cumprida em Portugal, caso o responsável resida lá, e o mesmo vale no sentido inverso. Os pedidos podem ser iniciados tanto por brasileiros quanto por portugueses, sempre por meio das autoridades centrais dos países onde vivem, sendo depois encaminhados pelos canais oficiais. Cerca de 65% das solicitações partem do Brasil em direção a Portugal, enquanto o restante segue o caminho inverso. “Desse montante, a maior parte dos pedidos são de mães que pleiteiam pensão alimentícia aos filhos, visto que, na maior parte dos casos, a guarda permanece com a genitora”, informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Além da cobrança de pensão, os principais temas tratados nesse tipo de cooperação incluem a localização do devedor, o reconhecimento e a execução de sentenças judiciais, além da obtenção de decisões em outro país. O acordo também se aplica a situações de revisão do valor da pensão ou de encerramento da obrigação, como nos casos em que o filho atinge a maioridade. Também abrange investigações de paternidade, frequentemente com a realização de exames genéticos.Para iniciar o processo, o interessado deve procurar a autoridade central do país onde reside. No Brasil, o órgão responsável é o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Portugal, a função é exercida pela Direção-Geral da Administração da Justiça. Coordenador-geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Cível no Brasil, Arnaldo Silveira destaca que o serviço é gratuito e inclui o acompanhamento completo do caso. “Temos essa preocupação de dizer que é um serviço prestado para a família. Não é um serviço prestado apenas para as mães, apenas para quem precisa dos alimentos, mas também para quem paga alimentos. Temos a preocupação de que a justiça seja feita naquele caso”, afirmou. Segundo ele, tanto mães quanto pais podem acionar o sistema, assim como defensores públicos, advogados ou até servidores do Judiciário que auxiliem a família. A Convenção de Haia também trouxe avanços importantes na agilidade dos processos. Entre eles, a tramitação eletrônica dos documentos entre os países e a eliminação da via diplomática tradicional.Com isso, o tempo de resposta diminuiu significativamente. Antes, um devedor poderia levar até dois anos para ser formalmente notificado sobre uma ação de pensão. Hoje, em casos entre Brasil e Portugal, esse prazo pode cair para cerca de 45 dias.“O que o interessado pode fazer? Pegar um avião, ir para Portugal, contratar um advogado e entrar na justiça em Portugal? Mas nem todo mundo pode fazer isso. Então, essa pessoa, que não tem condição de fazer isso, ela vai encaminhar um correio eletrónico aqui para o Ministério da Justiça, que iremos dar as orientações”, explicou. Silveira ressalta ainda que, na maioria dos casos, não é necessário contratar advogado em outro país para dar andamento ao processo. “O mais importante é que a pessoa não desanime da busca dos seus direitos apenas porque a outra parte está no exterior”, concluiu.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Motta e mais 6 deputados controlam R$ 1,5 bilhão em emendas antes secretas.

Grupo de sete deputados concentrou um quinto das emendas de comissão, enquanto maioria dos parlamentares ficou com valores bem menores. Distribuição desigual gera críticas e levanta questionamentos sobre influência política e transparência no uso dos recursos.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e mais seis deputados concentraram no ano passado a indicação de R$ 1,5 bilhão em emendas de comissão ao Orçamento, verba distribuída pelos colegiados temáticos do Congresso.Os R$ 6 bilhões restantes desse tipo de recurso foram partilhados por outros 423 deputados, enquanto 83 parlamentares não indicaram nenhum valor em 2025 de forma oficial -eles podem ter sido contemplados pelo envio de verbas em nome da liderança dos seus partidos.Essas verbas são sugeridas ao governo pelas comissões do Congresso, com a indicação de como e onde o dinheiro deve ser gasto. O Executivo tem o poder discricionário de não executar os recursos, mas não pode remanejá-los para outras áreas de seu interesse. Essas emendas eram secretas até 2024, sem que o nome do padrinho político responsável pela indicação da verba fosse divulgado. Isso mudou em 2025, após decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), o que permitiu verificar os valores encaminhados por cada parlamentar. O levantamento feito pela reportagem nas atas do Congresso mostra que esse pequeno grupo de sete políticos detém o controle de uma fatia desproporcional deste orçamento: um quinto do total de R$ 7,5 bilhões repassado pelas comissões da Câmara em 2025 para ações nas bases eleitorais. O deputado federal que, sozinho, mais indicou emendas de comissão em 2025 foi Julio Arcoverde (PP-PI), com R$ 244,3 milhões. Ele presidiu a CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso, responsável por votar os projetos de lei orçamentários. "Todas foram destinadas de forma legal e transparente ao estado do Piauí, com investimentos em infraestrutura, saúde e apoio aos municípios, gerando obras e benefícios diretos para a população, sem qualquer irregularidade. Assim, o deputado Julio Arcoverde cumpre a sua missão de viabilizar mais recursos para o desenvolvimento econômico e social do Piauí", afirmou ele em nota de sua assessoria.O segundo é Hugo Motta, com R$ 180,5 milhões. Quase metade deste valor foi repassado a cidades cujo prefeito declarou publicamente apoio à pré-candidatura ao Senado de Nabor Wanderley, pai do presidente da Câmara. Ao anunciar que renunciaria à Prefeitura de Patos (PB), Nabor disse à imprensa local que espera contar com o apoio de 150 dos 223 prefeitos da Paraíba para ser eleito. Motta afirmou que a indicação respeita rigorosamente um acordo entre os três Poderes. "No âmbito dos partidos, a divisão dos valores das emendas segue os critérios adotados pelas lideranças, seguindo o número de deputados, e a destinação dos recursos tem como prioridade áreas estratégicas e estruturantes para os municípios brasileiros, como saúde e infraestrutura", disse.Logo depois de Motta está o presidente de seu partido, Marcos Pereira (Republicanos-SP), com R$ 138,2 milhões. "Historicamente, presidentes de partidos e líderes acabam por ter um pouco mais de recursos para indicar. Não é uma particularidade minha", afirmou. Ele disse que sempre deu transparência às verbas em seu site. "Para mim, nunca foi um orçamento secreto, faço questão de divulgar." Os líderes de quatro partidos políticos (PP, União Brasil, Republicanos e PL) constam como responsáveis por indicar outros valores, que somam mais de R$ 930 milhões. Neste caso, o formato pode ser usado para ocultar o real padrinho da verba, uma vez que consta apenas o nome da liderança do partido na Câmara, o que contraria decisão do ministro Flávio Dino, do STF, para que fosse dada transparência sobre o real autor, como revelou a Folha de S. Paulo em Dezembro. Na média, os outros mais de 400 parlamentares puderam repassar R$ 14 milhões cada. A maioria dos integrantes da oposição não recebeu recursos, com exceção de parlamentares do PL em postos-chave, como a presidência da Comissão de Saúde ou a liderança da sigla. Essas verbas são indicadas pelo Congresso, mas a decisão de quitá-las é discricionária do governo federal. Parlamentares ouvidos sob condição de anonimato afirmam que houve acordo entre as lideranças partidárias para que cada deputado da base aliada ao governo pudesse indicar o destino de pouco mais de R$ 10 milhões das emendas das comissões. Eles admitem que era esperado que houvesse alguma diferença no valor, privilegiando nomes de protagonismo e peso político, como os presidentes dos colegiados ou líderes dos partidos, mas que essa diferença deveria estar na casa das dezenas de milhões. O que o levantamento revela, porém, é que apenas um pequeno grupo de sete deputados, entre eles o presidente da Câmara, teve direito de indicar mais de R$ 100 milhões. Nenhum dos outros mais de 400 repassou mais do que R$ 80 milhões. Deputados ouvidos pela reportagem reclamam que a disparidade na divisão das emendas é injusta, desrespeita o acordo feito na Casa e privilegia um grupo com uma quantidade de dinheiro que deve ser decisiva nas eleições de 2026. A diferença não foi percebida de pronto, afirmam, porque a votação das verbas ocorreu de forma fragmentada ao longo do ano, em diversas comissões. Além das emendas de comissão, há ainda emendas parlamentares individuais, com valor igual para todos os deputados, e de bancadas estaduais, para obras e projetos estruturantes. No final de 2024, Dino iniciou uma ofensiva contra a falta de transparência e desvios de recursos com as emendas parlamentares ao Orçamento. O modelo surgiu com a emenda de relator e foi replicado com a emenda de comissão após o STF declarar a primeira inconstitucional. Os três Poderes negociaram um acordo no qual as indicações feitas pelas comissões, que até então não precisavam revelar o deputado que era padrinho da emenda, deveriam passar a ser aprovadas em ata por todo o colegiado, deixando explícito quem era o autor da indicação e como a verba será usada. Como revelou a Folha de S. Paulo, porém, os parlamentares driblam essa determinação assinando a autoria em nome da própria liderança partidária, não de um deputado específico. Em 2025, por exemplo, R$ 1,1 bilhão foi indicado desta forma, de acordo com as atas das comissões. No grupo privilegiado com uma parcela desproporcionalmente maior dos recursos estão quatro lideranças de partidos: do PP, que distribuiu cerca de R$ 358 milhões desta forma; do União Brasil, com R$ 266 milhões; do Republicanos de Motta, com R$ 201 milhões; e do PL, com R$ 113 milhões (valor usado pelos deputados de oposição para esconder negociações com o governo).FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

Musk chama Sánchez de “traidor” e ataca política migratória da Espanha.

Bilionário criticou regularização de imigrantes defendida pelo premiê espanhol, que rebateu ao atacar “tecnoligarcas” e discursos de ódio. Troca de declarações intensifica tensão entre política e grandes nomes da tecnologia.

O empresário Elon Musk voltou a criticar duramente o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, desta vez por causa da nova política de regularização de imigrantes no país. Em uma publicação na rede social X, da qual é dono, o bilionário acusou o líder espanhol de “alta traição”.“O nojento Sánchez é culpado de alta traição”, escreveu Musk ao comentar uma postagem que criticava o plano do governo espanhol, que prevê a regularização de cerca de 500 mil migrantes e começa a ser implementado nesta segunda-feira (20). A declaração do empresário veio após um discurso de Sánchez durante um evento progressista realizado em Barcelona, no sábado (18). Na ocasião, o primeiro-ministro defendeu a medida e rebateu críticas de setores da direita e da extrema direita. “Quero dizer à direita e à extrema direita que se opõem que a Espanha é filha da migração e não será mãe da xenofobia”, afirmou o líder espanhol. Não é a primeira vez que Musk direciona ataques ao político. Em outras ocasiões, ele já havia feito críticas semelhantes. “É claro que o nojento Sánchez é um traidor da Espanha”, publicou em fevereiro, também no X. Em outro momento, afirmou que o premiê seria “um tirano e traidor do povo da Espanha”, ao comentar propostas relacionadas à regulação de redes sociais para menores de 16 anos e ao combate a conteúdos considerados ilegais. Neste domingo (19), Sánchez respondeu indiretamente às críticas ao atacar o que chamou de “tecnoligarcas”. Sem citar nomes, ele criticou empresários do setor de tecnologia por, segundo ele, explorarem a liberdade de expressão para obter lucro às custas da sociedade. “Sob esse pretexto de que é preciso proteger a liberdade de expressão, o que esses ‘tecnoligarcas’ fazem é encher os bolsos às custas da saúde mental dos nossos jovens. Não é liberdade de expressão manipular imagens de meninas e mulheres com aplicativos de inteligência artificial para mostrá-las nuas nas redes sociais. Isso não é liberdade de expressão, isso é violação dos direitos e das liberdades das pessoas”, declarou. O primeiro-ministro também criticou discursos que, segundo ele, incentivam preconceito contra imigrantes. Para Sánchez, “denegrir e estigmatizar” pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico não pode ser confundido com liberdade de expressão.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Endrick leva bronca de possível rival da Copa após 'provocar' torcida do PSG: 'Jogue futebol'

Comemoração de Endrick irrita Hakimi após derrota do PSG e reacende debate sobre danças no futebol. Atacante brasileiro vive disputa por vaga na Copa e tenta convencer Ancelotti com boas atuações na Europa.

Vini Jr. voltou a ser alvo de críticas na Espanha por suas comemorações com dança, e o estilo também gerou polêmica envolvendo Endrick neste domingo. O jovem atacante celebrou o primeiro gol do Lyon com uma dancinha diante da torcida do Paris Saint-Germain, o que irritou o lateral marroquino Achraf Hakimi, que o repreendeu em campo.Possível adversário na estreia das seleções na Copa do Mundo, caso Endrick seja convocado por Carlo Ancelotti, Hakimi não gostou da forma descontraída da comemoração. A atitude foi interpretada como provocação, e o jogador do PSG chegou a discutir com o brasileiro durante a partida. “O que eu disse ao Endrick? Essas coisas acontecem. Eu queria que meu time permanecesse focado e que ele parasse de fazer coisas contra nossos torcedores. Que jogue futebol, especialmente porque ele é um bom jogador”, afirmou o lateral. A irritação também foi influenciada pelo resultado. O PSG acabou derrotado por 2 a 1, no Parque dos Príncipes, com Endrick ainda participando diretamente do segundo gol do Lyon, ao dar uma assistência. “Quando ele faz coisas que não têm relação com o futebol, isso pode me irritar, especialmente porque estávamos perdendo”, completou Hakimi. Aos 19 anos, Endrick tenta garantir espaço na lista final para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, Estados Unidos e México. Para isso, precisa manter boas atuações, com gols e assistências. A transferência para o futebol europeu foi um passo importante nesse objetivo. O técnico Ancelotti ainda avalia opções para o setor ofensivo, que já conta com nomes como Vinícius Júnior, Raphinha, Estêvão, Matheus Cunha, Gabriel Martinelli e Luiz Henrique como presenças praticamente certas. Rodrygo também seria nome garantido, mas se recupera de uma lesão grave. A disputa por vagas segue aberta, com concorrentes como João Pedro, Igor Thiago, Rayan e Igor Jesus. Além disso, a possível convocação de meio-campistas como Lucas Paquetá e Neymar pode reduzir o número de vagas no ataque. A lista final para a Copa do Mundo será divulgada no dia 18 de Maio.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Cristiano Ronaldo se irrita com gritos por Messi e reação viraliza.

Craque do Al-Nassr marcou, provocou a torcida rival ao mostrar três dedos e pedir silêncio após ouvir cânticos com o nome de Messi durante vitória na Liga dos Campeões Asiática.

OAl-Nassr, comandado por Jorge Jesus, garantiu neste domingo a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões Asiática 2 ao vencer o Al Wasl, de Rui Vitória, por 4 a 0, no Zabeel Stadium, nos Emirados Árabes Unidos.Cristiano Ronaldo foi um dos destaques da partida. O atacante marcou logo aos 11 minutos, abrindo o placar e encaminhando a vitória da equipe saudita. Durante o jogo, também chamou atenção pela reação à torcida adversária: após ouvir gritos com o nome de Lionel Messi, respondeu exibindo três dedos, quando o placar já marcava 3 a 0, e pediu silêncio aos torcedores.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOOTICIAS.


Polícia confirma que autor de massacre era pai de 7 das crianças.

Suspeito matou oito crianças em ataque na Louisiana, incluindo sete dos próprios filhos, e deixou duas pessoas feridas. Caso é tratado como violência doméstica e terminou com o atirador morto após perseguição policial.

O porta-voz da polícia de Shreveport, Christopher Bordelon, confirmou que o homem responsável pelo ataque que matou oito crianças na Louisiana era pai de sete das vítimas. As crianças tinham entre 1 e 12 anos de idade.O suspeito foi identificado como Shamar Elkins. Segundo a polícia, ele também deixou duas pessoas feridas, entre elas a mãe das crianças. Ambas foram socorridas em estado crítico. Elkins morreu após uma perseguição policial, depois de fugir do local do crime. De acordo com Bordelon, ele já era conhecido das autoridades e havia sido preso em 2019 por porte ilegal de arma de fogo. Não havia registros anteriores de violência doméstica. O ataque ocorreu em duas residências diferentes de um bairro ao sul de Shreveport, tornando-se um dos tiroteios mais letais nos Estados Unidos nos últimos anos. A polícia trabalha com a hipótese de que o caso tenha sido um episódio de violência doméstica. Segundo as investigações, o suspeito iniciou os disparos ainda antes do amanhecer, quando atirou contra uma mulher em uma primeira casa. Em seguida, foi até uma segunda residência, onde ocorreu a maior parte das mortes. Sete crianças foram encontradas mortas dentro dessa segunda casa. Outra vítima foi localizada no telhado, aparentemente após tentar fugir. Autoridades ainda investigam o que pode ter motivado o crime. “Esta é uma cena grandiosa, diferente de tudo que a maioria de nós já viu”, afirmou Bordelon. A deputada estadual Tammy Phelps disse que algumas crianças tentaram escapar pela porta dos fundos. “Não consigo imaginar o que os policiais e os socorristas encontraram ao chegar aqui”, declarou.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Tigre invade plateia após queda de proteção em circo na Rússia; veja

Animal correu entre espectadores após falha na rede de segurança durante apresentação. Vídeo mostra momento de pânico, com gritos na plateia. Apesar do susto, tratadora afirmou que “ninguém ficou ferido”.

Durante um espetáculo de circo na Rússia, um tigre saltou em direção à plateia após a queda da rede de proteção que cercava a arena. De acordo com uma das tratadoras e representante da família proprietária do circo, ninguém ficou ferido. Veja o momento na galeria abaixo.O incidente aconteceu no fim de semana e foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que a rede de segurança cai repentinamente, justamente durante o auge da apresentação, provocando pânico entre os animais e o público. Segundo o canal russo Canal Cinco, três tigres estavam na arena no momento da falha. Com a queda da rede, dois deles saltaram dos bancos onde aguardavam instruções dos domadores. Um dos animais chegou a retornar, mas acabou pulando por cima da estrutura e correndo em direção à plateia. A rede foi erguida novamente logo em seguida, mas já tarde demais para impedir o avanço do tigre. No vídeo, é possível ouvir gritos de espectadores enquanto o animal circula entre as pessoas. Apesar do susto, não houve registro de feridos. “Ninguém ficou ferido, toda a gente está viva e de boa saúde. Ela [a tigre] ficou assustada. Nós conseguimos conduzir os outros na rede de contenção, mas ela saltou para fora”, afirmou a tratadora Victoria Dovgalyuk. Após o ocorrido, o público foi retirado do local por questões de segurança. Ainda não há informações sobre o destino do tigre envolvido no episódio.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

 


Miss morre aos 32 anos após sofrer infarto fulminante.

Modelo Maiara Cristina de Lima Fiel sofreu um mal súbito e não resistiu, mesmo após tentativas de reanimação. Ela se preparava para concurso de beleza e deixa marido e um filho pequeno.

A modelo Maiara Cristina de Lima Fiel, de 32 anos, eleita primeira princesa de Sarandi, no Paraná, morreu neste domingo (19) após sofrer um infarto fulminante. A morte causou grande comoção na cidade.Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar por mais de uma hora, mas ela não resistiu. Maiara deixa o marido e um filho pequeno. A notícia mobilizou moradores e pessoas próximas, que lamentaram a perda repentina. Segundo informações preliminares, o quadro foi provocado por um infarto. Nas redes sociais, amigos e familiares destacaram o comprometimento e a dedicação da modelo. Maiara se preparava para participar do concurso Miss Londrina, marcado para o próximo dia 29, e estava animada com o momento. “Ela vinha ensaiando, realizou sua entrevista, estava empolgada e cheia de planos. Ontem mesmo conversamos, e ela me mostrou os vestidos, tudo o que estava preparando com tanto carinho para viver esse momento”, escreveu o coordenador do Miss Paraná. “Entender talvez seja impossível, mas que o amor e a fé tragam conforto ao coração de todos”, acrescentou. O velório acontece na Capela Prever, em Sarandi. O sepultamento está marcado para as 10h desta segunda-feira (20), no Cemitério Municipal da cidade.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Brasileiro desaparecido na Argentina após encontro por app é achado morto.

Brasileiro de 35 anos foi encontrado morto após encontro marcado por aplicativo em Buenos Aires. Polícia aponta possível descompensação por uso de drogas, enquanto amigos levantam dúvidas sobre identidade do contato e cobram investigação mais aprofundada do caso.

O brasileiro Danilo Neves Pereira, de 35 anos, que desapareceu em Buenos Aires, na Argentina, após sair para um encontro marcado por aplicativo, foi encontrado morto.Danilo avisou que encontraria uma pessoa supostamente chamada Ulysses na madrugada da última terça-feira e compartilhou o endereço, avenida de Mayo, 748. A polícia cita descompensação psicotrópica devido ao uso de cocaína como causa da morte. Os agentes apontam que Danilo havia sido internado em um hospital de Buenos Aires na quarta-feira, um dia após o encontro. A localização enviada fica em uma área turística e central da capital argentina. O prédio está em frente à Embaixada de Israel e perto do tradicional Café Tortoni, em uma região monitorada por câmeras de segurança. Amigos desconfiam da identidade do homem com quem Danilo se encontrou. Eles acreditam que Ulysses pode ser um nome falso. Os cobraram que os investigadores rastreiem o celular do brasileiro e analisem as imagens das câmeras de segurança da rua. Procurado, o Itamaraty disse que Consulado do Brasil em Buenos Aires prestou a assistência devida. Quem é o brasileiro Danilo trabalhava como professor de língua inglesa há 17 anos. Ele ministrava aulas no Centro de Línguas da UFG (Universidade Federal de Goiás) por 12 anos e se mudou para a Argentina há seis meses. O brasileiro tinha um currículo extenso no meio acadêmico. Danilo era mestre pela UFG, aluno de doutorado da UFRJ e já ensinou português na universidade americana Emory, na UFC e em programas de intercâmbio como o Fulbright. Ele também atuava como artista e escritor. Danilo dava vida à drag queen "Zelda, The Queen" e lançou sua primeira coletânea de contos, "Dividir-me-ei em três e outros contos", em agosto de 2025.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que cria programa de distribuição de livros para crianças de até 6 anos.

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara...